Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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CONTRIBUIÇÕES DO DIAGNÓSTICO SITUACIONAL NA FORMAÇÃO MÉDICA
Cibelly Castro Alves Ribeiro, Àlvaro Rafael Carneiro Riker, Aldine Cecília Lima Coelho, Tayane Moura Martins

Última alteração: 2022-02-02

Resumo


 

[1]Cibelly Castro Alvez Ribeiro

[2]Álvaro Rafael Carneiro Riker

[3]Aldine Cecília Lima Coelho

[4]Tayane Moura Martins

 

Apresentação: O Diagnóstico Situacional analisa e investiga as necessidades e demandas da população com o intuito de implementar estratégias e planos de intervenção na atenção primária em saúde. Utilizado também como ferramenta de pesquisa e avaliação dos resultados realizados nos serviços de saúde, o Diagnóstico Situacional possibilita a aproximação entre a população e a unidade de saúde, contribuindo para o vínculo e para a identificação dos principais fatores de risco que afetam a saúde da população.  Objetivo: Descrever a experiência vivida de discentes de medicina acerca da utilização do Diagnóstico Situacional na Atenção Básica. Desenvolvimento do trabalho: Trata-se de um relato de experiência desenvolvido por discentes do curso de medicina da Universidade Federal do Pará, campus Altamira, realizado entre os meses de novembro e dezembro de 2021, na área de abrangência da Estratégia de Saúde da Família (ESF) Santa Ana e Liberdade, localizado no município de Altamira, estado do Pará. Para coleta de dados, utilizou-se variáveis sociodemográficas, clínicas e de produção da equipe de saúde extraídas do sistema e-SUS dos anos de 2020 e 2021. Resultados: Por meio dos resultados obtidos no Diagnóstico Situacional, foi possível identificar as condições de saúde e vida presentes na vida da população de abrangência da ESF. Somado a isso, durante a realização dessa atividade pode-se perceber também que a origem de algumas doenças não está estritamente relacionada à escassez de acesso a serviços básicos como saneamento, mas também à desinformação. Além disso, foi possível compreender que o Diagnóstico Situacional  em conjunto com o processo de territorialização contribuem significativamente para consolidar um atendimento digno e compatível com o princípio do Sistema Único de Saúde que versa sobre a integralidade na atenção básica, a qual consiste na garantia da assistência às demandas específicas de determinado grupo social e respeito ao grau de complexidade de cada caso, com a promoção do cuidado contínuo e de serviços de cura, prevenção e instrução. Portanto, depreende-se que o Diagnóstico Situacional amplia a percepção das necessidades de saúde de uma população, e colabora para que possam ser planejadas práticas ajustadas às particularidades presentes no território. Considerações finais: A importância do diagnóstico em saúde para formação médica permite compreender a saúde pública no Brasil, sobretudo a atenção básica. Ademais, possibilita identificar os determinantes sociais da saúde visando formular planos de cuidados aos agravos mais recorrentes do território. Sendo assim, a relevância do ensinamento do diagnóstico situacional na formação médica é imprescindível para ofertar atendimento de qualidade à população de abrangência da Estratégia de saúde da Família.


[1] Discente do 2º semestre do curso de medicina (UFPA). E-mail: cibelly.ribeiro@altamira.ufpa.br

[2] Discente do 2º semestre do curso de medicina (UFPA). E-mail: alvaro.riker@altamira.ufpa.br

[3] Enfermeira (UEPA), docente do curso de medicina (UFPA), mestre em Sociedade, Ambiente e Qualidade de vida (UFOPA). E-mail: aldinelima@ufpa.br

[4] Enfermeira (FIT), docente do curso de medicina (UFPA), mestre em Promoção da Saúde, Desenvolvimento Humano e Sociedade (ULBRA). E-mail: tayanemartins@ufpa.br