Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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Integração Ensino e Serviço: Uma experiência no enfrentamento da sífilis congênita no SUS/Betim MG
Vanessa de Melo Coelho Azevedo Santos, Elizangela Gonçalves de Souza, Fabrícia Soares Freire Pugêdo, Elis Regina Silva Pinheiro, Yara Alvarenga Drumond, Gilberto Antônio Reis, Jacqueline do Carmo Reis, Berenice de Freitas Diniz

Última alteração: 2022-02-07

Resumo


Apresentação

O Sistema Único de Saúde (SUS) é um importante cenário de práticas de vivências e aprendizados, dessa forma, a inserção de acadêmicos é fundamental para proporcionar diversidade de atuação, desenvolvimento crítico e de colaboração na proposição de ações ou medidas para  o cuidado em saúde, devendo estar em conformidade com o objetivo de seguir os princípios do SUS  a fim de melhorar a saúde das pessoas, o ambiente  e o conhecimento dos trabalhadores e dos estudantes.

O município de Betim configura-se como um cenário de práticas, envolvendo diversos cursos da área de saúde, desde cursos técnicos, de graduação e de pós graduação.

A experiência aqui relatada refere-se a integração ensino e serviço referente ao componente curricular do Internato de Saúde Coletiva (ISC) do curso de medicina da Pontifícia Universidade Católica - Unidade Betim (PUC-BETIM) e grupo de profissionais do SUS Betim  - técnicos que coordenam as ações de enfrentamento da sífilis da Secretaria Municipal de Saúde de Betim (SMS/Betim-MG).

Trabalhadores da SMS/Betim-MG, em 2017, criaram um grupo técnico de enfrentamento à sífilis, composto por profissionais de categorias diversas, tais como médicos, farmacêuticos, bioquímicos, enfermeiros da assistência e referências técnicas da saúde da mulher, da criança, do programa de Infecções sexualmente transmissíveis/AIDS, da vigilância epidemiológica da sífilis que atuam na coordenação nas referidas políticas, infectologista, médicos das maternidades, de unidades de saúde. Portanto, configurando em um trabalho em rede e interdisciplinar para enfrentamento da sífilis.

Desde então, houveram fóruns de discussão para ações que pudessem contribuir para o  enfrentamento ao alarmante aumento de casos da doença no município,  cujo cenário não era diferente do cenário nacional com muitos desafios e adversidades impostos. Desde o desabastecimento de penicilina no país, o medo dos profissionais em relação aos eventos adversos da sua administração e do tratamento na atenção primária à saúde até a implantação e ampliação da testagem rápida. Essa  incorporação de novas tecnologias para diagnóstico rápido da sífilis revelou a necessidade mudanças de processos de trabalho que visassem o diagnóstico e tratamento imediato, processos de educação permanente e continuada dos profissionais e incorporação de novas práticas clínicas  para o monitoramento de cura.

O cenário epidemiológico nacional da doença, aponta para um aumento catastrófico e em Betim nos últimos 10 anos, os casos de sífilis adquirida aumentou 40 vezes. A taxa de incidência nas gestantes de 1,7 gestantes a cada 1000 nascidos vivos passou para 26,5 em 2020. A taxa de sífilis congênita de 1,7 casos por 1000 nascidos vivos passou  para 7,9, estando aquém da meta a ser alcançada que é de 0,5/1000 nascidos vivos.

O tratamento inadequado ou não realizado da sífilis adquirida alimenta a cadeia de transmissão e quando a gestante não é tratada ou tratada inadequadamente, aumenta o risco para a sífilis congênita entre os expostos. Há que se dizer também que além da morbidade, a sífilis na gestante também incide sobre a mortalidade infantil e fetal, na saúde da mulher, e da família.

Em 2021, alunos do ISC da PUC Betim junto aos preceptores e técnicos da SMS, escolheram o tema da sífilis para atuação. Para isso, potencializando o trabalho do grupo técnico, foram realizadas ações para enfrentamento da questão, numa perspectiva de experiência de integração ensino e serviço.

 

Resultados

 

O perfil epidemiológico da sífilis no município foi apresentado aos internos com objetivo de despertar o olhar para o seu enfrentamento por todos. Objetivou também estimular o interesse dos alunos em atuar em conjunto com os profissionais para melhoria da assistência prestada aos usuários(as), desenvolvendo ações de vigilância nos casos de sífilis, proporcionando inclusive ações de reflexões e discussões como prática de educação permanente nos serviços.

O percurso inicial foi de realização de reuniões, entre todos envolvidos. Foram realizados 5 encontros, on line, entre os acadêmicos e as referências técnicas. O objetivo foi de revisar e validar os conteúdos apresentados nos instrumentos elaborados pelos acadêmicos junto aos preceptores. Optou-se por essa modalidade de reunião devido ao cenário de pandemia da Covid 19.

Atendendo à necessidade implantar estratégias de  consulta rápida de fácil divulgação e acesso pelos profissionais das unidades de saúde, foram elaborados vídeos, fluxograma e informe.

O material de consulta rápida foi composto de 1 fluxograma e 1 informe, voltado para profissionais que estavam atendendo o pré natal, além disso, 1 vídeo educativo dirigido aos profissionais das UBS e 1 vídeo educativo para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS).

Um informe de assistência ao pré natal foi elaborado abordando o diagnóstico, a classificação clínica, o tratamento e o seguimento para o controle de cura.

O fluxo construído contém metodologicamente o passo a passo das ações a serem seguidas no pré-natal abordando o diagnóstico, classificação clínica, tratamento e seguimento para o controle de cura.

Após a sua revisão, o fluxograma e o informe  foram apresentados para os profissionais médicos e enfermeiros das respectivas UBS de atuação dos acadêmicos,  para avaliação do material do ponto de vista teórico para sua adequação e verificação da aplicabilidade dos instrumentos nas suas práticas de cuidado em saúde e, dessa forma, além de avalição dos instrumentos, foi possível promover a reflexão acerca do agravo bem como colher como contribuição da equipe da assistência.

Para que todos tivessem acesso mais rápido, os vídeos foram disponibilizados no canal da saúde da mulher no you tube. Também foram inseridos documentos produzidos em um acervo eletrônico (nuvem) cujo link de acesso é amplamente divulgado a todos profissionais.

A construção coletiva desses instrumentos, proporcionou trocas de saberes e práticas de todos envolvidos, valorizando o período do acadêmico nos serviços de saúde, fomentando nos trabalhadores possibilidades de agregar novas metodologias para que potencializaram as ações de educação permanente, continuada e o cuidado em saúde. Também trouxe aspectos fundamentais da realização do trabalho em rede para o diagnóstico da situação e a proposição o de ações de forma coletiva.

 

Considerações

 

Muito trabalho há de se fazer a fim de atingir os patamares de controle da doença, garantir o cuidado integral em saúde e alcançar as metas pactuadas. Sob a luz da assistência é muito importante que os profissionais que atuam diretamente no cuidado em saúde estejam atualizados quanto aos protocolos e fluxos, por meio de revisões e ações de educação.

Esse trabalho representou a oportunidade de discussão técnica entre os acadêmicos, preceptores e a equipe do grupo técnico e evidenciou os nós críticos de educação permanente e continuada e a necessidade de divulgação dos protocolos do Ministério da Saúde.

A proposta das ações de integração de ensino e serviço voltadas para as ações de enfrentamento da sífilis no município vai ao encontro de ações que agreguem continuamente todos os aspectos da doença. Nesse primeiro momento foi priorizado o trabalho para redução da sífilis congênita, o próximo será a criação de instrumentos  e processos que auxiliem no cuidado da sífilis adquirida numa perspectiva do cuidado integral de toda a população.

Acreditamos que essa experiência proporcionou um encontro entre a educação e  o trabalho no SUS/Betim, levando em consideração a interdisplinaridade, as discussões para a construção do conhecimento coletivo a partir da realidade vivenciada,  permitindo assim a ações  fundamentais para proporcionar a integração ensino e serviço para reflexão, transformações e aprimoramento das práticas de cuidado em saúde.