Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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UTILIZAÇÃO DAS REDES SOCIAIS PARA EDUCAÇÃO EM SAÚDE EM TEMPOS DE PANDEMIA
Julia Alessandra Kurtz Reis, Julia Martins Darós, Morgana Amanda Vequi, Amanda Steffen Roncada

Última alteração: 2022-02-01

Resumo


APRESENTAÇÃO: Educação em saúde é compreendida como um processo educativo cuja essência é a construção de autonomia da comunidade e futuras transformações e mudança de hábitos de vida. Este ocorre por meio de um pensar crítico reflexivo, levando a qualidade de vida. Em virtude da pandemia da Covid-19 instalada mundialmente, houve a necessidade de readaptação, inovação e criação de meios de atenção à população no enfrentamento da pandemia, sendo necessário a criação de diferentes estratégias. Neste sentido, os docentes juntamente aos acadêmicos do estágio em Saúde na Comunidade, do curso de Fisioterapia, elaboraram materiais informativos e postaram em uma rede social criada exclusivamente para propagação de informações relacionadas a saúde. DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO: As postagens ocorreram duas vezes na semana, no período de julho a dezembro de 2021, e abordaram temas relacionados a Covid-19, vacinação, entre outras temáticas do Ministério da Saúde, tais como: Sistema Único de Saúde (SUS), saúde do trabalhador, Outubro Rosa, Novembro Azul, prevenção de quedas, cuidados com as medicações e saúde da pessoa idosa. Os posts eram realizados através de imagens com descrições, vídeos curtos e vídeos utilizando o TikTok, como forma interativa. RESULTADOS: Foi observado um envolvimento efetivo dos acadêmicos durante o semestre, pesquisando e contribuindo com assuntos de interesse da comunidade. Além disso, obtivemos expressiva interação com a população através das postagens. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Com isso, verifica-se que o uso das mídias digitais, para a construção do conhecimento deve ser mais utilizada, visto que por meio desta, as informações e orientações podem ser divulgadas de maneira mais rápida e eficiente para a população. Através desta inovação na área acadêmica, foi possível envolver os acadêmicos e aproximá-los das necessidades da comunidade, fortalecendo a educação em saúde, favorecendo novas formas de pensar e atuar em prol a saúde.