Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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Educação Permanente em Saúde para o cuidado integral às pessoas com Transtorno do Espectro Autista
Márcia Camila Figueiredo Carneiro

Última alteração: 2022-02-02

Resumo


RESUMO

Apresentação: Trata-se de um Projeto Aplicativo que visa desenvolver capacidades de intervir e transformar a realidade por meio da produção de inovações nas práticas de saúde direcionadas ao Autismo que se caracteriza por déficits no comportamento (interesse restrito ou hiperfoco e movimentos repetitivos) e na comunicação social (socialização e comunicação verbal e não verbal). Tem por objetivo contribuir para a implantação de ações de Educação Permanente em Saúde (EPS) do setor do Autismo da Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência (FUNAD) do Município de João Pessoa, Paraíba.

A FUNAD é um órgão estadual de referência no serviço de habilitação e reabilitação nas quatro áreas da deficiência (física, intelectual, visual e auditiva) com equipes multidisciplinares que vêm implementando políticas, programas e serviços nas áreas de saúde, inclusão social e educação, voltados para as pessoas com deficiência, promovendo uma melhor qualidade de vida, bem-estar social e cidadania. Um dos principais setores deste serviço é o de atendimento ao Transtorno do Espectro Autista (TEA), e é sobre ele que este trabalho versa.

O TEA é um Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD), marcado por alterações no desenvolvimento neurológico, na comunicação verbal e de socialização. As características do TEA podem ser apresentadas já em seus primeiros anos de vida, sendo menos comum em meninas e mais comum em meninos. O comprometimento pode ter classificação leve, moderada ou severa, constituindo essencialmente o diagnóstico clínico a partir de observações e relatos dos pais ao médico.

A integralidade do cuidado deve permear as práticas de saúde e não pode se restringir às competências e tarefas técnicas, pois inclui o acolhimento, os vínculos de intersubjetividade e a escuta dos sujeitos. Alguns desafios são vivenciados pelas equipes e profissionais da saúde que trabalham no cuidado às pessoas com TEA, pois requer o processo de trabalho pautado nas especificidades encontradas. Nesse contexto, a Educação Permanente em Saúde se caracteriza como uma estratégia de fortalecimento das mudanças no cotidiano de trabalho ao privilegiar os âmbitos coletivos e individuais em busca da otimização de recursos necessários para intervir nos múltiplos problemas de saúde e se apresenta como uma importante estratégia para um processo dinâmico da aprendizagem com o desígnio de beneficiar as capacidades de grupos e pessoas frente às necessidades sociais, tecnológicas e da ressignificação do cotidiano de trabalho.

Desenvolvimento do Trabalho: O Serviço de Reabilitação Intelectual passou a compor a Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência, conforme Portaria GM-MS nº 793 de 24 de abril de 2012, em que preconiza uma equipe multiprofissional devidamente capacitada e instalações físicas adequadas para prestar auxílio especializados. Os serviços de habilitação/reabilitação para pessoas com TEA, delineiam linhas de cuidado em saúde e articulações voltadas para as habilidades de cognição, linguagem e sociabilidade.

A proposta desta intervenção foi provocar discussões e capacitações sobre EPS para a equipe da coordenadoria do Autismo da FUNAD. Foi discutido em reunião remota as sugestões para o Plano Aplicativo a partir de um Nó crítico identificado pela coordenação do setor que participou anteriormente de oficinas sobre EPS, sendo esse: Pouco conhecimento da equipe sobre EPS. Com isso, foi construído o Plano de Ação com a ferramenta 5W3H, pois é de fácil utilização, permite organização de forma clara e define possibilidades. A sigla 5W3H é representada pelas iniciais em inglês das palavras WHAT: o que será feito? WHY: por que deve ser feito? WHEN: quando será feito (tempo)? WHO: quem irá realizar as tarefas? WHERE: onde será realizada a execução das ações planejadas? HOW: como será realizado? HOW MUCH: quanto custa cada etapa? HOW MEASURE: como avaliar? A construção da planilha se deu por: Implantar ações de EPS no setor TEA voltadas para o cuidado integral; qualificar o cuidado ofertado; realizar oficinas mensais conduzidas por um membro da equipe e divididas em dois momentos por meio de pesquisas, leituras e discussões de artigos, resoluções e políticas com temas como conceitos, princípios e aplicabilidade da EPS; cuidado integral à pessoa com TEA e rede de atenção à saúde etc., e problematização do processo de trabalho. As oficinas foram agendadas para uma vez por mês, na FUNAD, correspondendo a 12 oficinas/ ano como indicador. O custeio se deu por materiais de papelaria como: cartolina para tarjetas, cartazes, canetas e fita adesiva, além de computador, internet e Datashow.

O monitoramento e avaliação ocorreu através das reuniões semanais da equipe do Autismo/FUNAD de modo a acompanhar a realização das oficinas afim de alcançar a equipe por meio da implantação da EPS no processo de trabalho, refletir sobre os resultados e alcances dos encontros.

Resultados e/ou Impactos: Contribuir com a organização dos processos de trabalho diário da aquipe e nos amparos dos usuários, promovendo impactos positivos para a população com Autismo e seus familiares perante a complexidade na identificação e tratamento, pois requer um trabalho em equipe pautado na reflexão sobre os papéis profissionais complementares; resolução de problemas em equipe e negociação nos processos decisórios de forma dialógica e com respeito às diferenças dos diversos núcleos de saberes e práticas da equipe de saúde.

Espera-se ainda a consolidação das ações de EPS pelo setor de Autismo da FUNAD, afim de fortalecer a equipe, aumentar a resolutividade frente aos desafios e demandas, melhorar a comunicação entre os profissionais, assistência às famílias, apropriação e conhecimento sobre a rede de atenção à saúde.

Acreditando, inicialmente, em melhorias que acarretarão em respostas mais satisfatórias diante dos problemas de trabalho, seja através de mudanças nas atividades para honrar os compromissos com as metas estabelecidas pelo SUS ou respostas mais eficazes frente aos indicadores de saúde estabelecidos pela gestão da FUNAD.

A adoção de práticas em EPS darão maior credibilidade ao trabalho, o que proporcionará melhor imagem diante da sociedade, dos gestores, da coordenação e dos profissionais da equipe, pois apresenta um processo dinâmico da aprendizagem e ensino, contínuos e ativos com o desígnio de beneficiar as capacidades de grupos e pessoas frente às necessidades sociais, à evolução tecnológica e aos objetivos e metas institucionais, auto implicação dos atores envolvidos nas Redes de Atenção à Saúde que incorpora a organização do cotidiano de trabalho e capacitação dos trabalhadores da saúde a partir dos problemas.

Considerações Finais: Fazer desse projeto aplicativo uma forma de incentivo para os gestores e profissionais da saúde que lidam diariamente com pessoas com TEA para buscar estudos sobre a caracterização desse público, sobre os determinantes sociais que impedem a evolução dos tratamentos e para o conhecimento mais aprofundado das ofertas de saúde do Estado.