Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida
v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Última alteração: 2022-08-08
Resumo
Apresentação: O Fazer-SUS na formação em saúde pode ser apresentado desde diversas arestas, como os estágios, diálogos em aula, ou com os diversos congressos que tecem redes e fazem florescer o desejo por conhecer o cenário de prática e/ou aproximar estudantes ainda em suas formações a um dos campos de atuação que lhes é possível, e o que mais emprega muitas/os recém-formados em áreas da saúde, o trabalho no SUS. No entanto, uma dessas arestas, e uma potência gigante ao transformar a trajetória de diversos profissionais em saúde, é o Projeto de Vivências e Estágios na Realidade do SUS (VER-SUS). Portanto, neste trabalho o que se pretende é apresentar o Fazer-SUS pelos registros etnográficos de uma profissional de saúde que em sua caminhada esteve nos lugares de vivente, facilitadora e comissão organizadora de VER-SUS.
Desenvolvimento: Este relato se insere nos estudos qualitativos de orientação pós-humanista, considerando uma autoetnografia afetiva na formação em saúde para o trabalho no SUS. Considerar a trajetória formativa como possibilidade para registros autoetnograficos torna possível conhecer estratégias que têm ressoado nas/os futuros profissionais, bem como o modo como ressoam e, debruçar-se no conteúdo dessas afetações para elaborar ou reelaborar planos de ensino, matriz curricular e promover a discussão da formação dos cursos superiores no Brasil. Apesar do diálogo com a formação, a experiência em questão dá conta do âmbito prático do trabalho, abrindo portas para que estudantes das mais diversas áreas conheçam o cotidiano de serviços de saúde, das redes de atenção à saúde, muitas vezes desde antes da inserção própria em estágios. De tal modo, a realização de projetos VER-SUS ao longo do Brasil foi e é potência para uma geração de estudantes e profissionais, tanto pela formação, como no diálogo com os serviços, e nas próprias vivências que vão-se estabelecendo.
Resultados e/ou impactos: No seu propósito de conquistar corações e mentes, o VER-SUS tornou concretas muitas histórias de estudantes que logo do término da graduação ingressaram aos mestrados profissionais e/ou residências multiprofissionais em saúde, alçando os seus voos na luta e defesa do SUS no cotidiano dos serviços. A partir da autoetnografia se tratará de apresentar afetos, sensações, emoções, trajetórias e experiências que ressoavam/ressoam da participação no projeto VER-SUS, destacando a trajetória profissional guiada por estágios específicos em Atenção Primária à Saúde e formação em Residência multiprofissional em Estratégia de Saúde da Família, bem como a formação acadêmica. De tal modo, dialogar sobre as marcas deixadas pelo VER-SUS na trajetória e cenário de prática de trabalhadoras/es.
Considerações finais: O VER-SUS enquanto estratégia para qualificar a formação de profissionais em saúde deixou/a marcas que, todavia, ressoam no cotidiano do trabalho de trabalhadoras/es. Sua existência potencia o trabalho vivo em saúde, o trabalho afetivo e a reflexão sobre as práticas em saúde desde os passos iniciais da formação, destacando seu caráter organizativo de estudantes para estudantes. Assim sendo, se relevam aquelas estratégias que acercam graduandas/os ao cotidiano do trabalho no SUS, produzindo afecções.