Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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AS CONTRIBUIÇÕES DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE ACADÊMICAS DA ÁREA DA SAÚDE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Vânia Celina Dezoti Micheletti, Jéssica Rosiane de Brito, Maria Eduarda Moutinho Bonin, Bruna Micaele Barcelos, Eduarda Pacheco dos Reis, Scheila Mai, Thiago Dipper

Última alteração: 2022-02-04

Resumo


Apresentação: A iniciação científica (IC) possibilita ao graduando sua inserção no mundo da pesquisa científica, incentivando talentos em potencial e moldando o espírito ético e profissional de cada um. Ao ingressar na IC, o aluno recebe orientações de professores e pesquisadores que o guiarão na produção de pesquisa, com o objetivo de qualificar, buscar evidências científicas  e fazer  divulgação por meio de publicações,  beneficiando  a comunidade acadêmica  e a sociedade. Além disso, mostra-se como a forma mais eficaz de inserção e envolvimento de acadêmicos no âmbito de pesquisas e produções científicas.

Objetivo: Relatar a experiência de bolsistas de IC participantes de pesquisa aprovado pelo CNPq intitulado “Estratégias de intervenção intersetoriais na prevenção e controle de Diabetes Mellitus, Hipertensão Arterial Sistêmica e Obesidade na Atenção Primária à Saúde(APS), em um município do Rio Grande do Sul”, bem como os benefícios obtidos através desta participação.

Desenvolvimento: Trata-se de um relato de experiências de quatro  bolsistas de IC, três do curso de enfermagem e uma de fisioterapia que foram selecionadas para desenvolver algumas etapas de uma  pesquisa, como  coletar  dados nos sistemas de informação na APS.  Receber a oportunidade de um professor pesquisador para integrar uma pesquisa, é algo honroso e marca um momento importante na vida do estudante, evidenciando o reconhecimento de todo o seu esforço durante a trajetória acadêmica. Apesar da incerteza e insegurança em ingressar em um universo antes desconhecido, é uma oportunidade irrecusável e única, e deve ser aproveitada com sabedoria. A IC oportuniza ao bolsista o desenvolvimento de uma relação mais próxima com o conhecimento científico, pois exige do aluno a independência e o protagonismo necessários para a produção das tarefas referentes a cada tipo de projeto. Incentiva a proatividade,  oportuniza experiências reais, sejam elas positivas ou negativas e possibilitam ao aluno aprender sobre o andamento das pesquisas e a capacidade de reorganizar-se diante das adversidades.

Resultados e/ou impactos: Acredita-se que a inserção de alunos da graduação na IC, proporciona uma visibilidade na comunidade acadêmica, aprimoramento de sua escrita acadêmica, bem como o incentivo a autonomia, organização e experiências do estudante. Outro ponto relevante é o contato e familiarização do aluno com o ambiente de pesquisa científica, pois com essa oportunidade, o acadêmico adquire experiências e competências que são essenciais para o universo científico e que, posteriormente, poderão ser utilizadas e aperfeiçoadas em outras etapas da sua vida profissional e como propulsora na ciência.  Com incentivo dos professores há a produção de trabalhos científicos com apresentações em eventos,  publicações em meios científicos, oportunizando o aperfeiçoamento do currículo do aluno.

Considerações finais: A participação de acadêmicos em pesquisa de IC necessita ser amplamente incentivada desde o início de sua formação, pois  após a inserção do bolsista neste meio, possibilita ao participante vislumbrar novos horizontes para sua carreira. Através desta participação muitas possibilidades passam a ser plausíveis ao acadêmico, com a inclusão desta experiência no currículo acaba por ser um grande diferencial na sua futura atuação profissional. Salienta-se a necessidade de fomento para a pesquisa  para formar novos pesquisadores.