Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida
v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Última alteração: 2022-02-05
Resumo
A Organização Mundial da Saúde relaciona à Segurança do Paciente com medidas tomadas para reduzir o risco de danos desnecessários ao paciente a um mínimo aceitável associados ao cuidado de saúde. A educação em saúde é uma estratégia capaz de promover a conscientização do indivíduo da sua condição de saúde, tendo nas tecnologias educativas ferramentas uteis para educação em saúde. Objetivo: Levantar e mapear na literatura científica as tecnologias educacionais em saúde sobre segurança do paciente, aplicadas aos pacientes. Método: Trata-se de uma revisão de scopo, baseada nas recomendações do Instituto Joanna Briggs. Estabeleceu-se a pergunta norteadora: “Quais e como estão sendo aplicadas as tecnologias educacionais em saúde ao paciente utilizadas no contexto da segurança do paciente?”. Foram realizadas buscas em sete bases de dados nacionais e internacionais, sobre trabalhos publicados entre 2010 a 2020. Foram elegíveis 6 artigos nesta revisão. Resultado: a maioria é de origem internacional, apenas um nacional. O maior quantitativo de publicação foi no ano de 2018. Todos os estudos foram de abordagem qualitativa, com aplicação de diferentes tecnologias educativas, desde quadro branco a utilização de vídeos e sites interativos. Conclusão: os resultados mostraram escassez de estudos nacionais e internacionais a respeito das tecnologias educacionais em saúde sobre segurança do paciente, aplicadas aos pacientes, com vista no envolvimento do paciente como partícipe do seu cuidado. As tecnologias educativas utilizadas para envolver o paciente no cuidado seguro podem se apresentar de formas mais simples e tradicionais, até as digitais e com maiores recursos tecnológicos. Foram identificados nesta revisão o uso de cartazes, cartilhas, quadros, adesivos, vídeos e sites educativos como meio de abordar o cuidado seguro para o paciente e seus familiares. Dois estudos utilizaram estratégias de disseminação de conhecimento de forma remota, eficientes no contexto da pandemia do novo Coronavírus. Considerações Finais: a escolha da tecnologia educativa utilizada deve ser norteada por uma estratégia inteligente e metodológica, que possibilite uma leitura das necessidades e produção de material eficaz e direcionado para o contexto da comunidade em que será aplicada. Somente assim as ações educativas apresentam resultados reais e favoráveis, seja qual for o recurso didático escolhido.