Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
A importância da educação permanente em saúde do programa Qualifica- APS na mudança de paradigma assistencial de um médico no sul do Espírito Santo
Renata Carla Schiavo Zanini, Herivelto Leal Faria

Última alteração: 2022-02-03

Resumo


Apresentação: O Programa Estadual de Qualificação da Atenção Primária à Saúde (Qualifica-APS) do Estado do Espírito Santo possui como objetivos, fortalecer a política de educação permanente em saúde e aprimorar a formação de profissionais de saúde. Este trabalho tem como objetivo relatar a experiência profissional de um médico formado há 43 anos e que está vivenciando uma mudança de paradigma na prática assistencial após ingressar no programa.

Desenvolvimento do trabalho: venho relatar minha experiência realizada a partir da vivência no Programa Qualifica-APS na Unidade Básica de Saúde (UBS) da Família de Santa Rosa mista no município de Irupi, sul do Espírito Santo. Em março de 2021 ingressei no programa Qualifica-APS onde através das atividades de educação permanente percebi a necessidade de mudanças na minha prática médica. Antes do programa eu fazia atendimentos aos usuários que buscavam a UBS em demanda livre de forma fragmentada e individualizada sem compartilhamento das decisões com os usuários e equipe de trabalho. A participação no programa foi o que eu precisava para uma mudança de atendimento a partir de um olhar crítico para a comunidade e para o trabalho que eu estava desempenhando. Através do diagnóstico situacional do território compreendi as reais necessidades da área e fortaleci as relações com a comunidade aprendendo a respeitar a cultura e costumes ; além disso, percebi que tenho uma população sob meus cuidados e portanto,  passei a discutir com a equipe e agentes comunitários de saúde os problemas , agravos e possíveis soluções das condições através de reuniões de equipe com treinamento e compartilhamento de aprendizados motivando a equipe a fazer busca ativa de usuários portadores de condições que necessitam de acompanhamento e que não frequentam a UBS e  ainda intensifiquei as visitas domiciliares que antes eram pouco realizadas. O uso da autorregulação formativa territorial, novo modelo de referenciamento no estado, me fez aprimorar os encaminhamentos e solicitações de exames e o apoio técnico dos especialistas através das opiniões formativas me trazem aprendizado constante. Considero que foi desafiador aprender a utilizar as ferramentas tecnólogicas ( google meeting, zoom, jamboard, plataforma virtual de estudos) para participar das capacitações no início do programa, mas o auxílio da facilitadora do programa e a vontade de adquirir mais esse conhecimento foram essenciais para que o desempenho fosse satisfatório no desenvolvimento profissional e pessoal.

Resultados e/ou impactos: Como já descrito anteriormente é notória a melhoria na qualidade dos atendimentos aos usuários da UBS referida e das relações entre os integrantes da equipe de saúde da família, resultados provenientes da mudança de atitude do médico da equipe.

Considerações finais: Pode-se afirmar que é possível transformar e desenvolver o cotidiano de trabalho na Atenção PS a partir de uma contínua postura de aprendizagem, sendo a educação permanente uma eficiente ferramenta para provocar as mudanças nos processos de trabalho e principalmente nas pessoas envolvidas.