Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
Relato de Experiência: RAUAD Um Programa de Extensão sobre Drogas
Gabriel Reron Gonzaga Mendes

Última alteração: 2022-02-03

Resumo


Apresentação. O presente relato discorre sobre o primeiro ano de implantação do Programa Rede de Atenção ao Uso e Abuso de Álcool e Outras Drogas (RAUAD), desenvolvido por acadêmicos de Medicina, Psicologia e Enfermagem na Universidade Federal de Uberlândia (UFU) na modalidade on-line. O relato tem como objetivo demonstrar necessidades, dificuldades e avanços na implantação de um programa de extensão que aborde a temática de substâncias psicoativas.

Desenvolvimento. O Programa RAUAD surgiu da necessidade inicial de se criar espaços para falar sobre substâncias de psicoativas sob uma ótica de alteridade, transversalidade, de redução de danos, de humanização, de antiproibicionismo e de uma perspectiva ampliada de saúde, se contrapondo a perspectivas hierarquizadas, puramente abstencionistas e proibicionistas. As ações decorrentes dessa necessidade foram a criação de um ciclo de debates para a construção de conhecimentos em conjunto com aqueles que participavam do encontro, tendo como facilitador um profissional da área temática proposta; a criação de um perfil no Instagram® para a divulgação de ações do Programa, ampliação das discussões inicialmente propostas e interação com públicos diversos; e a criação de um grupo de pesquisa em álcool e outras drogas no intuito de formalizar e fomentar conhecimentos, além identificação de demandas e da proposição de novas ações. Dentre as dificuldades identificadas na implantação das ações, é possível destacar a modalidade on-line, que produz distanciamentos e pode ser exaustiva, o que, por sua vez, limita a exposição oral dos participantes e a construção de conhecimento em conjunto; o caráter da extensão, que conta com relativa rotatividade; a carência de profissionais fora da área da saúde e que trabalhem com a temática de substâncias psicoativas; a esparsidade de profissionais dispostos a trabalhar com a temática dentro da Universidade e na cidade, lentificando a formação de redes de atenção e apoio; e a carência de literatura formal, fato que demanda a utilização de literatura cinzenta.

Impactos. Os impactos das ações do RAUAD incluem a desmistificação sobre uso, dependência e tratamento de dependência de substâncias, que são curiosidades do público geral e, a partir desse contato inicial, há fomento de discussões e ampliação do conhecimento sobre a temática de substâncias psicoativas. As discussões geradas foram capazes humanizar o olhar sobre a temática, bem como de identificar novas necessidades, quais sejam, perguntas de pesquisa, ações de prevenções em escolas a luz das evidências cientificas, ações em conjunto com as instituições da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), etc. O movimento gerado pelo programa também estabeleceu e fortaleceu vínculos entre profissionais que trabalham com a temática.

Considerações Finais. No processo contínuo de implantação de ações de extensão, o RAUAD tem identificado limitações a serem superadas e potencialidades a serem exploradas, em termos de recursos e temáticas. Nesse sentido, como a utilização de substâncias psicoativas é presente em toda a história humana, espera-se que as ações atinjam um público cada vez maior, adaptando e refinando sua abordagem a vários públicos e contextos, e explore cenários cada vez mais diversos.