Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida
v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Última alteração: 2022-02-06
Resumo
APRESENTAÇÃO:
Trata-se de um resumo que tem como objetivo relatar as ações de comunicação e saúde desenvolvidas na Escola de Governo em Saúde Pública de Pernambuco (ESPPE) como estratégia de Educação Permanente em Saúde (EPS). A comunicação diz respeito aos processos de produção, circulação e recepção de sentidos, quanto aos fenômenos e discursos sobre a sociedade e o mundo de forma permanente. A ESPPE tem como responsabilidade desenvolver processos educativos para os trabalhadores de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) de Pernambuco, a partir do referencial da EPS. As ações de comunicação e saúde desenvolvidas visam a produção de materiais para fortalecer a interação entre a instituição e os trabalhadores de saúde, bem como promover qualificação dos mesmos. Assim, visa-se a produção de sentidos sobre o fortalecimento do SUS e as práticas de saúde nele produzidas.
DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO:
Duas são as estratégias de comunicação e saúde desenvolvidas na ESPPE. A primeira está voltada para a divulgação e compartilhamento dos processos educativos desenvolvidos pela instituição. Assim, são produzidos e compartilhados registros realizados durante a formação profissional, por exemplo: ações de saúde desenvolvidas pelos programas de residência da ESPPE, apresentações de Trabalhos de Conclusão de Curso de especialização e residência, estratégias pedagógicas vivenciadas nas formações, entre outras. Tais estratégias têm como objetivo visibilizar a relevância da ESPPE no SUS de Pernambuco, como também de compartilhar possibilidades e inspirações para a produção de outras ações semelhantes nos diversos cenários de prática da saúde. Para tal, são produzidos fotos, vídeos, podcast, entre outros.
O segundo grupo de estratégias de comunicação e saúde diz respeito à produção de conteúdos informativos/educativos desenvolvidos prioritariamente para trabalhadores de saúde, mas que podem ser acessados pela população em geral. Nesses casos, a produção dos materiais é realizada pela área de comunicação da ESPPE em articulação com as equipes pedagógicas da instituição. A partir da identificação de temas relevantes ou formações que estão sendo desenvolvidas, é realizada a pesquisa de referências para subsidiar a confecção dos materiais de comunicação, são produzidas sínteses que são validadas junto às equipes pedagógicas e, posteriormente, é realizada uma proposição gráfica. São produzidos, folhetos, cadernos, vídeos, debates virtuais, etc.
Ambas as estratégias de comunicação utilizam como Tecnologias de Comunicação e Informação, o Instagram, o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e o Canal no Youtube, ambos da ESPPE. No Instagram é divulgado todo conteúdo produzido através de cards informativos, vídeos, lives e registros fotográficos. O Instagram (esppe_ses_pe) se mostra um canal direto junto aos trabalhadores de saúde, mas também a outras instituições da área da saúde e da Secretaria Estadual de Saúde (SES/PE), se configurando como espaço de interação da rede. O AVA (https://ead.saude.pe.gov.br) é um espaço virtual onde estão disponíveis informações sobre a ESPPE, os cursos ofertados e as notícias referentes às demais ações. Durante a pandemia de COVID-19, o AVA da ESPPE firmou-se como um espaço de consolidação e registro de informações sobre o novo coronavírus, os materiais nele disponível contemplam informações referentes à posicionamentos oficiais dos órgãos de saúde, medidas de prevenção e controle, protocolos e orientações de manejo, rede de atendimento, informes epidemiológicos estaduais, cursos, outras estratégias educativas, etc. Com a atual epidemia de Influenza A (H3N2) foi criado no AVA um espaço semelhante ao da COVID-19. No canal do YouTube (https://youtube.com/esppe) está disponível uma apresentação institucional da escola e é utilizado para a realização de ESSPE Aulas Virtuais e Debates Virtuais, estratégia educativa que, a partir de debates realizados com referências técnicas promove reflexão e trocas de vivências entre trabalhadores, gestores, estudantes e usuários do SUS quanto a temáticas relevantes na saúde pública.
RESULTADOS E/OU IMPACTOS:
A partir das estratégias de comunicação e saúde da ESPPE percebeu-se um maior engajamento e interação nas plataformas virtuais da instituição. Atualmente o Instagram da ESPPE conta com mais de 8 mil seguidores, servindo de espaço de diálogo com os trabalhadores e população em geral. É frequente o recebimento de mensagens com dúvidas e feedback sobre as ações da ESPPE. No canal do YouTube são mais de 4 mil inscritos, com mais de 330 vídeos educativos produzidos e disponibilizados nas diferentes áreas da saúde e afins, que totalizam mais de 65 mil visualizações. No AVA da ESPPE são mais de 46 mil inscritos que acessam e participam de pelo menos uma das ações educacionais da instituição.
Identifica-se também um maior reconhecimento das ações de comunicação e saúde da ESPPE pelas Gerências Regionais de Saúde, pela SES/PE por meio das equipes que compõem as áreas técnicas e de outras instituições de ensino de maneira mais ampla. As produções da instituição passaram a ser divulgadas também nas plataformas da SES/PE e, quando cabe, também pelas plataformas virtuais do Governo do Estado de Pernambuco.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
É possível observar, a partir das ações de comunicação e saúde, a ampliação do alcance e reconhecimento da ESPPE pelos trabalhadores da Rede de Atenção à Saúde e demais órgãos da Secretaria Estadual de Saúde. Há também um aprendizado institucional no que se refere à capacidade de produção de materiais de comunicação, compreendendo diversas linguagens e recursos de Tecnologia de Comunicação e Informação. Como também, articular as produções de comunicação e saúde aos princípios e diretrizes da educação permanente em saúde, do SUS e a proposta pedagógica da escola.
Contudo, permanece como desafio uma maior estruturação da área de comunicação da instituição com disponibilização de equipamentos fotográficos e com acesso institucional a programas computacionais que contribuam para uma maior qualidade nas produções. Compreende-se ser necessário seguir avançando no planejamento da comunicação e saúde enquanto área dentro da ESPPE de forma ainda mais intrasetorial prioritariamente, sem perder de vista o trabalho integrado de forma intersetorial. Por fim, que a área na escola tenha maior autonomia na produção de materiais de comunicação e que sejam cada vez mais ativadas novas estratégias.