Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
AÇÕES DE COMUNICAÇÃO E SAÚDE NA ESCOLA DE GOVERNO EM SAÚDE PÚBLICA DE PERNAMBUCO
Adnan Gomes de Morais, Arnaldo César Alencar da Boaviagem, Célia Maria Borges da Silva Santana, Dara Andrade Felipe, Emmanuelly Correia de lemos, Luciana Camêlo de Albuquerque

Última alteração: 2022-02-06

Resumo


APRESENTAÇÃO:

Trata-se de um resumo que tem como objetivo relatar as ações de comunicação e saúde desenvolvidas na Escola de Governo em Saúde Pública de Pernambuco (ESPPE) como estratégia de Educação Permanente em Saúde (EPS). A comunicação diz respeito aos processos de produção, circulação e recepção de sentidos, quanto aos fenômenos e discursos sobre a sociedade e o mundo de forma permanente. A ESPPE tem como responsabilidade desenvolver processos educativos para os trabalhadores de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) de Pernambuco, a partir do referencial da EPS. As ações de comunicação e saúde desenvolvidas visam a produção de materiais para fortalecer a interação entre a instituição e os trabalhadores de saúde, bem como promover qualificação dos mesmos. Assim, visa-se a produção de sentidos sobre o fortalecimento do SUS e as práticas de saúde nele produzidas.



DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO:

Duas são as estratégias de comunicação e saúde desenvolvidas na ESPPE. A primeira está voltada para a divulgação e compartilhamento dos processos educativos desenvolvidos pela instituição. Assim, são produzidos e compartilhados registros realizados durante a formação profissional, por exemplo: ações de saúde desenvolvidas pelos programas de residência da ESPPE, apresentações de Trabalhos de Conclusão de Curso de especialização e residência, estratégias pedagógicas vivenciadas nas formações, entre outras. Tais estratégias têm como objetivo visibilizar a relevância da ESPPE no SUS de Pernambuco, como também de compartilhar possibilidades e inspirações para a produção de outras ações semelhantes nos diversos cenários de prática da saúde. Para tal, são produzidos fotos, vídeos, podcast, entre outros.

O segundo grupo de estratégias de comunicação e saúde diz respeito à produção de conteúdos informativos/educativos desenvolvidos prioritariamente para trabalhadores de saúde, mas que podem ser acessados pela população em geral. Nesses casos, a produção dos materiais é realizada pela área de comunicação da ESPPE em articulação com as equipes pedagógicas da instituição. A partir da identificação de temas relevantes ou formações que estão sendo desenvolvidas, é realizada a pesquisa de referências para subsidiar a confecção dos materiais de comunicação, são produzidas sínteses que são validadas junto às equipes pedagógicas e, posteriormente, é realizada uma proposição gráfica. São produzidos, folhetos, cadernos, vídeos, debates virtuais, etc.

Ambas as estratégias de comunicação utilizam como Tecnologias de Comunicação e Informação, o Instagram, o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)  e o Canal no Youtube, ambos da ESPPE. No Instagram é divulgado todo conteúdo produzido através de cards informativos, vídeos, lives e registros fotográficos. O Instagram (esppe_ses_pe) se mostra um canal direto junto aos trabalhadores de saúde, mas também a outras instituições da área da saúde e da Secretaria Estadual de Saúde (SES/PE), se configurando como espaço de interação da rede. O AVA (https://ead.saude.pe.gov.br) é um espaço virtual onde estão  disponíveis informações sobre a ESPPE, os cursos ofertados e as notícias referentes às demais ações. Durante a pandemia de COVID-19, o AVA da ESPPE firmou-se como um espaço de consolidação e registro de informações sobre o novo coronavírus, os materiais nele disponível contemplam informações referentes à posicionamentos oficiais dos órgãos de saúde, medidas de prevenção e controle, protocolos e orientações de manejo, rede de atendimento, informes epidemiológicos estaduais, cursos, outras estratégias educativas, etc. Com a atual epidemia de Influenza A (H3N2) foi criado no AVA um espaço semelhante ao da COVID-19. No canal do YouTube (https://youtube.com/esppe) está disponível uma apresentação institucional da escola e é utilizado para a realização de ESSPE Aulas Virtuais e Debates Virtuais, estratégia educativa que, a partir de debates realizados com referências técnicas promove reflexão e trocas de vivências entre trabalhadores, gestores, estudantes e usuários do SUS quanto a temáticas relevantes na saúde pública.


RESULTADOS E/OU IMPACTOS:

A partir das estratégias de comunicação e saúde da ESPPE percebeu-se um maior engajamento e interação nas plataformas virtuais da instituição. Atualmente o Instagram da ESPPE conta com mais de 8 mil seguidores, servindo de espaço de diálogo com os trabalhadores e população em geral. É frequente o recebimento de mensagens com dúvidas e feedback sobre as ações da ESPPE.  No canal do YouTube são mais de 4 mil inscritos, com mais de 330 vídeos educativos produzidos e disponibilizados nas diferentes áreas da saúde e afins, que totalizam mais de 65 mil visualizações. No AVA da ESPPE são mais de 46 mil inscritos que acessam e participam de pelo menos uma das ações educacionais da instituição.

Identifica-se também um maior reconhecimento das ações de comunicação e saúde da ESPPE pelas Gerências Regionais de Saúde, pela SES/PE por meio das equipes que compõem as áreas técnicas e de outras instituições de ensino de maneira mais ampla. As produções da instituição passaram a ser divulgadas também nas plataformas da SES/PE e, quando cabe, também pelas plataformas virtuais do Governo do Estado de Pernambuco.


CONSIDERAÇÕES FINAIS

É possível observar, a partir das ações de comunicação e saúde, a ampliação do alcance e reconhecimento da ESPPE pelos trabalhadores da Rede de Atenção à Saúde e demais órgãos da Secretaria Estadual de Saúde. Há também um aprendizado institucional no que se refere à capacidade de produção de materiais de comunicação, compreendendo diversas linguagens e recursos de Tecnologia de Comunicação e Informação. Como também, articular as produções de comunicação e saúde aos princípios e diretrizes da educação permanente em saúde, do SUS e a proposta pedagógica da escola.

Contudo, permanece como desafio uma maior estruturação da área de comunicação da instituição com disponibilização de equipamentos fotográficos e com acesso institucional a programas computacionais que contribuam para uma maior qualidade nas produções. Compreende-se ser necessário seguir avançando no planejamento da comunicação e saúde enquanto área dentro da ESPPE de forma ainda mais intrasetorial prioritariamente, sem perder de vista o trabalho integrado de forma intersetorial. Por fim, que a área na escola tenha maior autonomia na produção de materiais de comunicação e que sejam cada vez mais ativadas novas estratégias.