Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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MOSTRA DE TALENTOS COMO ESTRATÉGIA DE CUIDADO AO ADOLESCENTE ESCOLAR EM CONTEXTO DE PANDEMIA COVID-19
Ana Paula Marques Caldeira Nilo, Michelaine Isabel da Silva, Kamila Zamprogno Rodrigues, Carolina Maia Martins Sales, Roseane Vargas Rohr

Última alteração: 2022-02-13

Resumo


Apresentação:As unidades básicas de saúde da família (UBSF) realizam o cuidado integral, longitudinal e intersetorial da população adscrita, em diferentes espaços existentes no território, sendo a escola um ambiente propício ao desenvolvimento de atividades de promoção da saúde e prevenção de doenças e agravos. O Programa de Saúde na Escola (PSE), instituído em dezembro de 2007 por decreto presidencial, tem como um dos seus objetivos, o enfrentamento de vulnerabilidades de saúde em estudantes, que incluem alterações corporais, psíquicas e de papéis sociais, vivenciados na adolescência, permeadas por sentimentos de baixa autoestima, inutilidade, inferioridade, e que desencadeiam isolamento social por se sentirem excluídos, ridicularizados em função de sua aparência, sendo frequentemente vítimas de bullyng. O contexto da pandemia covid-19, em função do distanciamento sanitário necessário para conter a propagação do vírus, provocou a interrupção das atividades escolares presenciais, isolando os estudantes no domicílio, agravando os conflitos intrafamiliares e comprometendo ainda mais a autoimagem dos adolescentes. Com o retorno das atividades presenciais, com estratégias de distanciamento e alternância de grupos por dia frequentado, novos desafios foram sendo identificados pela comunidade escolar e que possibilitaram o desenvolvimento de intervenções educativas no ambiente escolar. Objetivo: Descrever resultados de implementação de projeto de intervenção realizado em ambiente escolar para promover melhora da auto-estima e auto-imagem de adolescentes – mostra de talentos. Desenvolvimento do trabalho: Trata-se de relato de experiência implementado por discentes da  graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Espírito Santo em Vitória, Espírito Santo. A ação foi desenvolvida em Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) localizada no território de saúde de São Cristóvão. O público-alvo foi estudantes do 6º ano ao 9º ano, faixa etária de 11 a 15 anos. A expressão artística promove a melhoria do desempenho escolar, das relações sociais, maior autopercepção e autoestima. Nesta ação buscou-se identificar a percepção de estudantes sobre a imagem de si mesmo e implementar uma Mostra de Talentos para promover o fortalecimento da autoimagem dos estudantes. Resultados e/ou impactos: Participaram da ação 244 estudantes, distribuídos em 22 turmas, segundo revezamento adotado pela escola, devido as medidas de restrição decorrentes da COVID-19. Professores e o estagiário da escola também se engajaram na ação. Á partir da análise dos discursos das caixas com questão norteadora, foi possível perceber a influência do universo cultural em que os estudantes estão inseridos, a preocupação com o aumento do peso corporal e a insatisfação com o cabelo cacheado. Os estudantes participaram ativamente do diálogo associado ao varal de imagens, que impulsionou organicamente aprendizado acerca de bullying e homofobia. Os estudantes motivaram uns aos outros a participarem da mostra, tornando a sala de aula em ambiente acolhedor. Considerações finais: Se faz evidente a importância do PSE e do trabalho em conjunto da equipe da UBS com as escolas. A utilização de metodologias ativas possibilita maior participação dos estudantes. É necessário que sejam intensificadas ações no âmbito da saúde mental. A intersetorialidade e maior envolvimento dos acadêmicos também influenciam no êxito das ações.