Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
PRIMEIROS SOCORROS: UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIA PARA PREVENÇÃO DE ACIDENTES DOMÉSTICOS INFANTIS
Mateus Zanis Martins, Cleiry Moreira da Silva, Dufray Batista, Alessandro Pinto, Camilla Renata da Silva, Geórgia Bruna Lima, Andrea dos Santos Cardoso, Cleidson Junio Moreira da Silva

Última alteração: 2022-02-09

Resumo


Os acidentes domésticos são eventos evitáveis e não intencionais que se apresentam como problema de saúde pública global, principalmente em grupos mais vulneráveis, como as crianças. Os acidentes são responsáveis por milhares de mortes no mundo, o Brasil segue esta tendência, tendo dados elevados de mortalidade e hospitalização infantil. Os principais mecanismos de ação que desencadeiam os acidentes são: quedas, traumas, queimaduras, afogamentos e intoxicação. A educação em saúde surge como uma das principais ferramentas para tentar amenizar ou diminuir os acidentes domésticos na infância, cabe aos profissionais da saúde, e, principalmente, aos enfermeiros essa tarefa.

Objetivo: Realizar a construção de uma ferramenta tecnológica que possa contribuir de forma educativa sobre a prevenção de acidentes domésticos infantis.

Desenvolvimento: Trata-se de uma pesquisa de caráter exploratório, descritivo com abordagem qualitativa e apoiada no método cartográfico. A pesquisa foi realizada em três escolas municipais de ensino fundamental de Boa Vista, capital do estado de Roraima, escolhidas de maneira aleatória dentre as 106 escolas, contemplando a parte central, mediana e periférica do município. Os participantes da pesquisa foram crianças entre 7 e 9 anos de idade, totalizando 30 participantes. A tecnologia em saúde apresentada para as crianças foi um vídeo interativo, animado e lúdico, com protagonistas denominados de atores virtual infantis, que tinha como conteúdo a prevenção de dois dos acidentes domésticos mais prevalentes na infância: queimaduras e quedas.Ressaltamos que, o processo de construção do vídeo foi apoiado no arco de Maguerez se divide em cinco etapas, sendo elas: observação da realidade, identificação de pontos chaves, teorização, identificação de hipóteses de solução e aplicação à realidade.

 

 

Resultados: A própria pesquisa, assim como os pesquisadores no local, já intuiu a curiosidades nas crianças a respeito da ação que ia acontecer na escola. No primeiro momento foi feita uma interação inicial para apresentar o assunto de forma bem leve, fazendo perguntas sobre o tema, bem como as vivencia que os pequenos tinham sobre o assunto. Em seguida, foi apresentado o vídeo, e durante a exposição as crianças, ficaram atentas observando o conteúdo apresentado. Ao final da apresentação foram feitas algumas perguntas, e identificamos que as respostas foram satisfatórias, o qual atenderam bem as expectativas, onde as crianças conseguiram extrair grande parte do conteúdo apresentado sobre prevenção.

Considerações finais: As atividades educativas baseadas no uso de tecnologias em saúde são essenciais a respeito da conduta adequada frente aos acidentes domésticos infantis. A enfermagem tem um papel fundamental nesse processo, realizando ações pautadas na sua prática e favorecendo o processo de ensino- aprendizagem. Observamos que, as crianças assimilaram bem o conteúdo de prevenção e pequenas intervenções práticas acerca de queimaduras e quedas.