Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
: Teleconsulta no acompanhamento dos pacientes com infecção pela Covid-19: relato de experiência em Venda Nova do Imigrante- ES
Renata Carla Schiavo Zanini, Míria Fim

Última alteração: 2022-02-03

Resumo


Apresentação: Um dos desafios do cuidado na pandemia foi a necessidade de incorporação tecnológica para acompanhamento dos usuários com Covid-19, assim como, o afastamento para trabalho remoto de profissionais do grupo de risco incluindo gestantes. O objetivo é relatar a experiência de teleconsulta para monitoramento de usuários com Covid-19, no município de Venda Nova do Imigrante-ES, por profissional gestante em trabalho remoto no período entre junho e dezembro de 2020.

Desenvolvimento: Desde o início da pandemia de Covid-19, a Secretaria Municipal de Saúde de Venda Nova do Imigrante- ES criou um núcleo de trabalho remoto, onde os profissionais do grupo de risco realizavam teleconsulta para atendimento dos munícipes com suspeita e/ou diagnóstico confirmado de Covid-19. Durante as teleconsultas, os profissionais de saúde realizavam as ligações telefônicas diariamente para os usuários, garantindo o monitoramento clínico dos mesmos, orientavam acerca da busca pelos serviços de saúde presencialmente, além de fornecerem informações sobre a evolução clínica dos pacientes. Além disso, o resultado e agendamento de testes para os usuários, familiares e contatos eram realizados por teleconsulta.

Resultados: O uso da teleconsulta no acompanhamento dos pacientes com Covid-19 teve impacto muito satisfatório porque o fato de ter um profissional de saúde em contato diariamente com o usuário o deixava mais tranquilo pois as dúvidas eram esclarecidas e orientações eram realizadas. Assim, evitou-se que muitos pacientes saíssem do isolamento domiciliar à procura de atendimento presencial para obter informações e por outro lado, muitos foram encaminhados ao serviço hospitalar por descreverem sinais e sintomas de agravamento.  

Considerações finais: A teleconsulta foi uma forma de trabalho remoto para os profissionais do grupo de risco em meio a pandemia e além disso se mostrou como estratégia importante para proporcionar o acompanhamento dos pacientes suspeitos e confirmados de Covid-19.