Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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Cursos de qualificação voltados para o enfrentamento do câncer e da obesidade infantojuvenis na Atenção Primária à Saúde: a experiência do Projeto de Ensino à Distância do Instituto Desiderata.
Isis Zeferino Botelho, Camila da Cunha Souza Nóbrega, Raphael Barreto da Conceição Barbosa, Carolina Steinhauser Motta

Última alteração: 2022-02-11

Resumo


Este trabalho apresenta as ações realizadas no Projeto de Ensino à Distância (EAD) do Instituto Desiderata, uma  Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) que atua no Rio de Janeiro há dezoito anos e tem como foco a melhoria da saúde de crianças e adolescentes. Sua atuação compreende a construção, a implementação e o monitoramento de políticas e ações voltadas para o enfrentamento das doenças crônicas não transmissíveis, como o câncer, e fatores de risco, como a obesidade.

O câncer infantojuvenil é a principal causa de morte por doença de 1 a 19 anos em nosso país. No entanto, com a combinação do diagnóstico precoce e o acesso rápido ao tratamento de qualidade, suas chances de cura podem chegar até 80% . A obesidade em crianças e adolescentes, por sua vez, vem aumentando nos últimos 40 anos e se tornou um problema de saúde pública que acomete, no mundo, cerca de 40 milhões de crianças com menos de 5 anos e 340 milhões de crianças e adolescentes de 5 a 19 anos, segundo dados publicados, em 2020, pela Organização Mundial da Saúde. No Brasil, os índices de sobrepeso e obesidade refletem os padrões mundiais, onde uma em cada três crianças estão com excesso de peso (sobrepeso ou obesidade).

Apesar desses índices, o que observamos é que o tema “oncologia pediátrica” raramente é abordado como disciplina nos cursos de graduação e residências de medicina ou enfermagem e, em geral, não é considerado na educação permanente dos serviços de saúde. No caso da obesidade infantojuvenil, essa condição é ainda pouco conhecida como um problema de saúde pública, e os poucos espaços de formação existentes são para ampliar o conhecimento sobre a obesidade em geral, não abordando as especificidades do cuidado da saúde de crianças e adolescentes.

Considerando esse contexto, torna-se fundamental aprimorar as ações de qualificação na Atenção Primária à Saúde, para ampliar o conhecimento dos profissionais sobre o câncer e obesidade infantojuvenis, destacando a relevância epidemiológica dessas condições e as especificidades que envolvem seu manejo e cuidado.

Nesse sentido, o Instituto Desiderata tem, como um dos eixos de atuação, a formação de profissionais da saúde, com a oferta de cursos de qualificação. Desde 2007, formou mais de 4000 profissionais de saúde para o diagnóstico precoce do câncer no formato presencial. A partir de 2020, com os avanços da tecnologia e como forma de viabilizar a continuidade das ações de formação no contexto de pandemia e expandir as possibilidades de alcance dos cursos de qualificação para os diversos municípios do estado do Rio de Janeiro e do Brasil, foi elaborado o Projeto de Ensino à Distância. O curso de diagnóstico precoce foi adaptado ao formato EAD e um curso sobre obesidade foi criado. Os dois cursos, nesta modalidade, tiveram início no segundo semestre do ano de 2021.

O projeto de Ensino à Distância, hoje, configura-se como uma das principais estratégias de fortalecimento das ações de enfrentamento do câncer e da obesidade infantojuvenil. Os dois cursos são voltados para os profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS): um com o objetivo de fomentar o diagnóstico precoce do câncer e aumentar as chances de cura das crianças e adolescentes, e outro com o objetivo de sensibilizar os profissionais sobre cuidados relacionados à obesidade infantojuvenil. Os cursos possuem cargas horárias de 15 e 10 horas, respectivamente, e os profissionais têm 30 dias para concluírem cada um deles.

Na elaboração das ementas, o curso sobre os Cuidados relacionados à Obesidade em Crianças e Adolescentes teve o apoio técnico do Ministério da Saúde (MS), da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ), da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS-RJ), da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), e o curso do Diagnóstico Precoce do Câncer Infantojuvenil teve como parceiros técnicos profissionais do Instituto Nacional do Câncer (INCA), da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), da SES-RJ e SMS-RJ.

Para viabilizar a oferta dos cursos, foi desenvolvida uma plataforma de ensino à distância, customizada e apropriada para os profissionais de saúde. Os cursos foram elaborados  com recursos didáticos diversos, como videoaulas, estudos de casos com “árvores de condutas”, mapas mentais (ilustrações e diagramas que convergem para a consolidação de ideias, recurso didático importante para a fixação do conteúdo abordado), infográficos (conteúdo explicativo que une informações visuais, transmitindo dados e conceitos de forma mais assimilável e didática), questões objetivas comentadas, evidências científicas mais recentes, e-books e atividades complementares, que podem ser de reflexão ou de dispersão (atividades que têm como objetivo levar o aluno a buscar respostas no seu cotidiano de trabalho, junto às suas equipes e/ou  sistemas de informação oficiais da atenção primária à saúde).

Ambos os cursos foram pactuados nas instâncias deliberativas do SUS, a saber: Comissão Integração Ensino e Serviço da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, Assembleia dos Secretários Municipais de Saúde e Comissão Intergestores Bipartite – CIB/RJ. Essa pactuação permitiu a abertura de vagas para os cursos de qualificação para todas as Secretarias Municipais de Saúde dos 92 municípios do estado do Rio de Janeiro.  As turmas foram compostas por meio de inscrições livres no site do Instituto Desiderata ou a partir de articulações com a gestão estadual, principalmente gestão da Atenção Primária à Saúde e Educação Permanente e com as gestões municipais do estado do Rio de Janeiro.

Para garantir um melhor desempenho na adesão dos profissionais e no acompanhamento das turmas, contratamos a tutoria de profissionais de saúde com experiência nas temáticas abordadas. A tutoria possui o objetivo principal de facilitar o processo de aprendizagem, possibilitando trocas de experiência e dialogando com a integração ensino-serviço. Os tutores possuem as atribuições de engajar o aluno no desenvolvimento dos cursos, tirar dúvidas, propor discussões previstas na ementa dos cursos e adequá-las às singularidade dos territórios de atuação dos alunos/profissionais de saúde.

No processo de trabalho dos tutores, estão contempladas as seguintes atividades:  o contato individual com cada aluno; a criação de grupos de Whatsapp para cada turma, para contato contínuo durante o curso; encontros virtuais semanais dos tutores com suas turmas via plataforma Zoom. Tais encontros virtuais são fundamentais para discussões com foco na rede assistencial de cada município, nas turmas formadas através da articulação com as gestões municipais, além de possibilitar a troca de experiencias de diferentes realidades, nas turmas mistas formadas por mais de um município e por livre inscrição.

De agosto a dezembro de 2021, foram abertas 24 turmas, formadas gradativamente, totalizando 1638 inscritos, com a participação de profissionais das nove regiões de saúde do estado do Rio de Janeiro, resultando em um total de 515 concluintes. Esses resultados mostram que o Projeto de Ensino à Distância tem se constituído uma estratégia potente para a melhoria da Atenção Primária à Saúde, visto que, por meio dessa iniciativa, amplia-se o escopo de ofertas de qualificação profissional para a temática do Câncer e da Obesidade Infantojuvenis, além de permitir a ampliação do acesso aos cursos  para os profissionais  de saúde de todo o estado.