Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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RELATO DOS DICURSOS PRODUZIDOS PELOS ESTUDANTES NA ATIVIDADE “ESPELHO ESPELHO MEU”.
Ana Paula Marques Caldeira Nilo, Michelaine Isabel da Silva, Kamila Zamprogno Rodrigues, Carolina Maia Martins Sales, Roseane Vargas Rohr

Última alteração: 2022-02-13

Resumo


Apresentação: Dentre as atribuições estabelecidas pela Política Nacional de Atenção Básica está o cuidado o cuidado integral, longitudinal e intersetorial da população adscrita. O Programa Saúde na Escola (PSE) foi instituído pelo Decreto Presidencial nº 6286 de 2007 e possui como um de seus objetivos a prevenção e o enfrentamento das vulnerabilidades de saúde que podem afetar no desenvolvimento escolar. Algumas dessas vulnerabilidades são as intensas mudanças físicas, psíquicas e de papéis sociais enfrentadas pelos pré-adolescentes e adolescentes. Essas fases são permeadas por sentimentos de baixa autoestima e inutilidade, bem como isolamento social. Sendo assim, o desenvolvimento de ações de promoção à saúde deve ocorrer a partir da comunicação dos profissionais da UBS com a escola, possibilitando o planejamento a partir das demandas identificadas, sendo essas ações planejadas e adequadas de acordo com o público alvo desejado. Desenvolvimento do trabalho: Trata-se de relato de experiência implementado por discentes da graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Espírito Santo. A ação foi desenvolvida em Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) localizada no território de saúde de São Cristóvão. O público-alvo foi estudantes do 6º ano ao 9º ano, faixa etária de 11 a 15 anos. As demandas de saúde apresentadas pelos estudantes eram relacionadas ao campo da saúde mental, como baixa autoestima e sentimento de exclusão social. Foram coletados dados subjetivos com caixas distribuídas pelas turmas, estampando uma questão norteadora, a partir da qual os estudantes descreviam seus sentimentos quanto a própria imagem e personalidade. Foi realizada uma dinâmica denominada “Elogie seu colega” com objetivo de fomentar o diálogo sobre as qualidades observadas entre os mesmos. Resultados e/ou impactos: Participaram da ação 244 estudantes, distribuídos em 22 turmas, segundo revezamento adotado pela escola, devido as medidas de restrição decorrentes da COVID-19. Os dados foram analisados utilizando a técnica de análise de conteúdo temática, classificados em: aspectos relacionados a imagem de si, a forma como o outro vê o adolescente interfere na sua auto imagem e talentos e habilidades referidas pelo estudante. Á partir da análise dos discursos das caixas com questão norteadora, observou-se que comentários da família e dos colegas de classe impactam diretamente na autoestima dos estudantes. A maioria dos comentários relatados pelos estudantes era de cunho pejorativo. Fez-se evidente que os alunos viam a escola como um ponto de apoio para compartilhar e discutir as violências sofridas. Considerações finais: Fez-se evidente que os objetivos de troca, desconstrução e reconstrução da auto imagem dos adolescentes foram atingidos. A utilização de metodologias ativas possibilitou a participação dos estudantes como agentes do próprio cuidado e a criação de vínculo com os proponentes da ação. Além disso, os estudantes aprendem seu papel na promoção da saúde dos colegas de turma. Assim, conclui-se que a ação foi de grande importância para as acadêmicas, servindo de experiência e grande valia na aquisição de novos conhecimentos e metodologias, para utilização ao longo da carreira profissional.