Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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Vacinação contra COVID-19: um olhar para publicações no Instagram®
Juliana Barbosa Cardoso, Audrey Vidal Pereira, Ana Gabriela Valente, Bianca Dargam Gomes Vieira, Diego Pereira Rodrigues, Dolores Lima da Costa Vidal, Luiz Henrique dos Santos Ribeiro, Valdecyr Herdy Alves

Última alteração: 2022-02-17

Resumo


Apresentação: Nesse momento de distanciamento social as pessoas procuraram se manter conectadas e se utilizaram das buscas online para obter orientações sobre a vacinação contra a COVID-19. Assim, as redes sociais têm se tornado importante ferramentas no combate da desinformação e Fake News, ao mesmo tempo que servem como canal de busca de conhecimento. Objetivo: Refletir sobre publicações no Instagram® relacionadas com o tema vacinação contra a COVID-19. Desenvolvimento: O método de busca foi desenvolvido inicialmente por meio de um levantamento online de publicações na rede social do Instagram® em Janeiro de 2022, utilizando a lupa de pesquisa com a palavra-chave: “vacinação COVID-19”. Porém, mediante o uso desse termo, automaticamente a ferramenta apresenta como resultado a página do Ministério da Saúde, orientando a ir para o site coronavírus.saude,gov.br e direcionando  para o acesso da Central de informações para a COVID-19. Nesse sentido, optou-se pelo uso da hashtag (palavras chaves, associados a uma informação que se deseja ser indexada) como instrumento para esta pesquisa, no caso: #vacinacãocovid. Resultados: Foram identificadas 348 mil publicações, que são apresentadas ao público em 2 grandes grupos denominados como: mais relevantes (tendo como parâmetro o número de visualizações, com marcações vinculadas às páginas de outros usuários, curtidas e compartilhamentos) e mais recentes (pelo tempo/data em que a postagem foi feita). Dentre estas postagens, estão grupos de interesse público, personalidades, organizações e até mesmo instituições de ensino. No entanto, ainda não existe um recurso inserido nessa própria rede que dê a possibilidade de se organizar às postagens por categorias, filtrando com maior critério de busca, o que resultaria em uma análise mais apurada. Considerações Finais: As redes sociais vem sendo uma relevante ferramenta de comunicação, por possuir um vasto alcance de pessoas. Pode ser empregada no combate a desinformação, propiciando espaços de reflexão. Além de contribuírem com a produção do conhecimento, tornam o tema específico acessível à população podendo ser uma potente ferramenta de Educação Popular em Saúde. Enfim, no intuito de aprofundar as discussões, se faz necessário que estes sites estejam atentos ao combate de Fake News e se preocupem com a amostragem das pesquisas relacionadas com publicações/postagens e/ou até mesmo pelas listas de interesses e buscas feitas pelo público (população) mantendo fidedignidade das informações.