Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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Projeto - Iranduba Voltando a Sorrir – Carreta Odontológica
Duanne Moraes Pimentel, Ricardo Bezerra de Freitas

Última alteração: 2022-02-06

Resumo


Através da contratação de uma Carreta com estrutura e equipamentos odontológicos, a Secretaria de Saúde proporcionou acesso ao atendimento especializado a população por meio do Projeto Iranduba Voltando a Sorrir. Foram oferecidos procedimentos preventivos e curativos, em nível de baixa e média complexidade, em todas as comunidades do Município de Iranduba. O objetivo era atender a demanda reprimida dos pacientes frente a pandemia de Covid-19 dos últimos dois anos, e justamente em virtude dos protocolos de segurança no atendimento houve uma limitação dos procedimentos que geravam produção de aerossóis, por apresentar riscos de contaminação profissional/paciente, limitando a quantidade de atendimentos, e dos procedimentos realizados.

Foi usado como parâmetro para identificação do público alvo, o levantamento epidemiológico dos problemas bucais mais diagnosticados nos 22 dias de atendimento durante o período de 01 de dezembro de 2021 a 08 de janeiro de 2022.

Para a realização do Projeto foi utilizada uma Carreta equipada com 08 cadeiras Odontológicas, sala para realização de radiografia periapical e escovódromo. Organizado o material necessário como equipamentos de proteção individual e de consumo que suprisse toda a demanda. Foram envolvidos mais de 80 profissionais de Odontologia do Município de Iranduba, organizados em escala com 08 odontólogos, 08 auxiliares e técnicos de saúde bucal, com atendimentos simultâneos onde a meta foi levar atendimento a 1.600 pessoas em 20 dias. Para a definição deste cronograma foi levando em consideração a distância das comunidades por conta da logística, já que possuímos área urbana, rural e ribeirinha, com intervalo de pelo menos  01 dia para deslocamento da carreta, quanto a comunidades mais distantes, onde a carreta não conseguiu chegar, ou por amplitude da extensão onde as equipes atingiam foram disponibilizados transporte como uso de lanchas para trazer os pacientes pelo Rio, uma demanda um pouco menor, mas que conseguiu dar acesso aos pacientes distantes.

Foram disponibilizados 80 atendimentos diários, realizando o tratamento dos pacientes conforme sua necessidade prioritária, sendo possível até mesmo concluir tratamentos pendentes. Depois de diagnosticado o problema bucal estabelecido, a meta era 02 procedimentos por paciente, no mínimo. Toda estratégia esteve envolvida nesse processo, pois as pessoas foram organizadas pelas equipes e comunicados através dos agentes comunitários de saúde, sendo parte da demanda de forma agendada e outra espontânea, além da ampla divulgação pelas mídias sociais pela SEMSA/Prefeitura de Iranduba, sendo triados e organizados conforme a questão de prioridades e urgências. Como público foram atendidas: crianças, jovens, adultos, idosos, portadores de doenças crônicas, gestantes, pacientes com necessidades especiais. Além desses, a ação incluiu crianças e adolescentes que vivem no abrigo Coração do Pai e pessoas que estão tratando e se recuperando do uso de álcool e drogas como o Projeto Missão Vida.

Como prevenção foram desenvolvidos trabalhos através de orientação de higiene bucal e palestras educativas sobre escovação e uso de fio dental, e realizado escovação supervisionada. Quanto aos procedimentos curativos foram disponibilizados restaurações, capeamento pulpar, aplicação de selante, profilaxia, raspagem, aplicação tópica de flúor, acesso a polpa dentária, selamentos provisório de cavidade dentária e exodontias a nível de atenção primária, além de frenectomia, atendimento de pacientes especiais, exodontias múltiplas e de terceiros molares,  com atendimento das especialidades de Odontopediatria, Bucomaxilofacial, Periodontia e Odontopediatria em média complexidade, evitando que os pacientes precisassem se deslocar para a sede do município onde está localizado o Centro de Especialidades Odontológicas – CEO, onde os pacientes são referenciados para este tipo de tratamento.

O desenvolver do trabalho foi muito positivo, mesmo com todas as intercorrências, por conta de logística e até mesmo climáticas, pois conseguimos aumentar os dias de atendimento de 20 para 22, ultrapassamos a meta estabelecida de 1.600 pessoas, conseguindo o resultado de 1.827 pessoas atendidas, com um total de 6.901 procedimentos realizados, com média de 3,7 por paciente.

De dezembro de 2021 ao início de janeiro de 2022, os procedimentos realizados conseguiram tirar pacientes em estado de dor dentária, trazendo resolução de casos dos pacientes que apresentaram queixas durante o processo de limitações do atendimento pela parte odontológica durante a pandemia, permitindo reorganizar toda a estratégia de atendimento saúde bucal de forma programada, estabelecendo os procedimentos mais diagnosticados e procurados durante todo o processo deste trabalho. Por exemplo em comunidades onde teve alto índice de exodontias podemos investir em prevenção e promoção de saúde bucal, distribuição de escova, fio e creme dental, em palestras educativas, verificar quanto ao acesso desse paciente a Unidade Básica de Saúde, fazendo um levantamento da necessidade de reabilitar esse paciente com uso de prótese, visto que  já foi solicitado pelo nosso Município o Recadastramento do laboratório de Prótese Dentária, em contrapartida nos locais onde os procedimentos eram mais restauração e profilaxia a ideia é intensificar a parte preventiva e educativa e acompanhamento dos pacientes, para diminuição dos procedimentos curativos.

Foi uma iniciativa da Semsa Iranduba, de grande alcance populacional, visto que trabalho na Saúde Bucal deste município desde 2013, pude acompanhar apenas pequenas ações de empresas parceiras, com seus profissionais próprios, mas que não levava acesso a todas as comunidades. A experiência me permitiu conhecer a realidade de cada localidade visitada, além de acompanhar a satisfação do paciente por conseguir realizar um procedimento que o mesmo desejava a muito tempo, superando o desafio de organizar os mais de 80 profissionais de Odontologia que integram a Estratégia de Saúde Bucal – ESB e Centro de Especialidades Odontológicas – CEO, além deles a união dos profissionais SEMSA envolvidos: coordenadores dos DISAS ribeirinho, rural e urbano, a responsável pelo Centro de Abastecimento Farmacêutico – CAF,  além de setores de transporte, almoxarifado, e gestores das unidades Básicas de Saúde e Estratégia da Saúde da Família – ESF, em conjunto para o resultado satisfatório.

O Secretário de Saúde apresentou a ideia e foi abraçada pela Coordenação de Saúde Bucal e realizada de forma efetiva, servindo de referência para outros projetos na área de Odontologia. O impacto positivo, motivou outros municípios quanto ao interesse de levar a carreta para atendimento odontológico, em virtude do impacto das metas alcançadas.

Os resultados do Projeto Iranduba Voltando a Sorrir foram temas de divulgação através das mídias sociais dentro do município de Iranduba, e via rádio matéria do Jornal da Manhã de grande repercussão para todo Estado do Amazonas.