Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
A Unidade Educacional de Investigação em Saúde nos Programas de Residência Médica e Multiprofissional como estímulo à leitura crítica dos campos de prática dos residentes do ICEPi/SESA-ES.
Ariane Ribeiro Pinheiro, Marcello Dala Bernardina Dalla, Manoela Cassa Libardi, Juliana da Silva Mariano

Última alteração: 2022-02-02

Resumo


O Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi) é uma unidade administrativa integrante da estrutura da Secretaria de Estado da Saúde – SESA/ES, sendo caracterizado como instituição Científica, Tecnológica e de Inovação, criado pela Lei Complementar nº 909/2019.

Em 2019, o ICEPi torna pública a Portaria que institui o Programa Estadual de Qualificação da Atenção Primária à Saúde. Entre seus objetivos estão o estímulo à formação de especialistas, com alto padrão de qualificação técnica, científica, tecnológica e acadêmica, orientados pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, a partir de uma reflexão crítica como premissa para modificar a realidade de acordo com as necessidades sociais; o fortalecimento de uma política de educação permanente com a integração ensino-serviço; o aperfeiçoamento de profissionais de saúde para atuação nas políticas públicas de saúde do Estado e na organização e no funcionamento do SUS e o estímulo à realização de pesquisas aplicadas ao SUS.

A Unidade de Investigação em Saúde (UEIS) das Residências do ICEPi-SESA foi uma investida pedagógica alicerçada sobre os objetivos da criação do ICEPi, que se materializa através do perfil de competências esperadas para o profissional egresso.

As ações esperadas pelos residentes ao longo da UEIS incluem o conhecimento dos fundamentos da metodologia científica, a identificação dos problemas de pesquisa, a revisão da literatura e escolha das melhores evidências científicas. Para a realização do projeto de TCR, o residente delimita o objeto, a justificativa, os objetivos, realiza a fundamentação teórica, além da coleta e análise dos dados e, por fim, publiciza o Trabalho de Conclusão de Residência (TCR).

As atividades da UEIS foram organizadas de forma que houvesse um tutor direcionado exclusivamente para essa unidade. O tutor que orienta os projetos é o mesmo que introduz os preceitos da metodologia científica, simultaneamente à confecção do projeto e execução do TCR.

Os grupos de tutoria são formados por até 15 residentes, sendo que os projetos são realizados preferencialmente em duplas, agrupados por programas específicos ou “interprogramas”, como Medicina de Família e Comunidade (MFC) e Multiprofissional em Saúde da Família. Os temas são escolhidos pelos residentes e construídos junto com os tutores a partir das indagações surgidas dentro dos cenários de prática dos residentes.

Ao final do período da Residência da turma de 2020 estão previstas apresentações de 49 Trabalhos de Conclusão de Residência a partir do escopo principal de cada Residência Multiprofissional e Médica.

A coordenação pedagógica da UEIS compreende que, para além da confecção de um TCR, seria fundamental que o residente conseguisse fazer uma leitura investigativa do campo de prática no qual está inserido a partir de suas vivências clínicas, sociais e culturais, bem como identificasse suas lacunas de conhecimento. Acreditamos que esse objetivo foi cumprido, uma vez que o corpo discente dos Programas de Residência do ICEPi-SESA conseguiu produzir conhecimento científico de grande relevância para as instituições que fazem parte dos programas e, principalmente, para a população, que se beneficia se uma prestação de serviços em saúde mais alinhada com suas necessidades.