Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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SAÚDE PARA CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIAS NA RME DE BENEVIDES: GT PSIOSSOCIOPEDAGOGICO EM AÇÃO
Kelly Lene Lopes Calderaro, Rosiléia Cristina Aragão da Silva, Luciele Gomes Soares, Kesia Karen Nobrega, FRANCILENE SODRE DA SILVA

Última alteração: 2022-02-01

Resumo


Apresentação: Na arte do saber, vale a pena todos os desafios que são enfrentados para se ter um aprendizado de excelência. Historicamente, o homem tem se mostrado mais frágil frente à racionalidade tecnológica e administrativa do que há alguns anos atrás perante as instituições tradicionais. Os instrumentos têm importância fundamental na atividade humana, pois pelo trabalho que a ação transformadora do homem sobre a natureza, cria a cultura e a história humana. Teoricamente, a escola tem o papel de formar indivíduos para serem seres humanos autônomos, críticos e capazes de atuar na sociedade para torná-la melhor, para, desta maneira, também melhorar sua qualidade de vida. A ludicidade é elemento fundante na constituição do Eu, e a experimentação lúdica, inclusiva, quando direciona a determinados objetivos, se constitui em um dos aspectos mais importantes, não só no desenvolvimento da criança como também no progresso da ciência. A partir dessa premissa é fundamental evidenciar o ensino as crianças com deficiência que estão neste processo de aprendizagem. Objetivo: demonstrar a atuação do Grupo Técnico de Trabalho que é fazer com que de fato a inclusão aconteça, mesmo diante do cenário de pandemia do Coronavírus, de acordo com necessidades específicas, suas histórias, seus familiares, professores e estabelecer a conexão entre os atores envolvidos no processo. Desenvolvimento do trabalho: O Grupo Técnico Psicossocial Inclusivo está estabelecido na Secretaria Municipal de Educação (SEMED), sendo integrante do Núcleo Político Pedagógico (NUPP), é composto por por uma Psicóloga, uma Assistente Social, e uma Neuropsicopedagogia. Atuando diretamente no levantamento de dados estatísticos das escolas que possuem alunos com algum tipo de deficiência e/ou demanda psicossocial, a fim de mapear as necessidades da Rede Municipal de Educação. Possibilitando a formulação de estratégias, subsidiando-as para acolhimento, melhor convivência e desenvolvimento do trabalho pedagógico.  As atividades do GT Psicossociopedagógico foram desenvolvidas no ano de 2021, na cidade de Benevides, especificamente, com professores, alunos e familiares da Rede Municipal de Educação de Benevides, Pará.  Resultados: Diante do tema proposto, acreditamos que a promoção da saúde do aluno, aluno Portador de Deficiência, professor necessita acontecer, também, na própria escola, entre seus pares, e passa necessariamente por novos modelos de organização e novas iniciativas. É uma questão que não pode ser analisada apenas no nível da individualidade (a qual, não exime a responsabilidade das políticas públicas em viabilizar tal atividade). Trata-se de um estado de conhecimento sabendo que autoconhecimento, na realidade que se me conhecer melhor, me cuidarei melhor e me permitirei. Se me permitir, cuidarei melhor não somente de mim, mas do outro. Temos histórias distintas, mas igualmente importantes, por isso é essencial respeitarmos e aceitarmos as nossas diferenças. Considerações finais: Um novo dia é sempre uma página em branco, oportunidade que a vida nos dá para escrevermos nossa história com o enredo que escolhermos. Focar em ações individuais positivas possibilita a transformação coletiva. Fazer educação com competência, alegria e sucesso exige formação, cuidados e valorização dos profissionais que prestam um serviço da maior relevância para a sociedade.