Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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Territorialização em tempos de pandemia: o uso de tecnologias como recurso educacional para reconhecimento de área de abrangência de uma Clínica da Família.
Margareth Cristina De Almeida Gomes, Carolina Rebellato, Clara Reinoso Araújo De Carvalho, Mylena Salvino Matos, Paula Delfino Firmino Henrique, Laura Castro Matos, Janaína Santos Nascimento, Carolina Becker Bueno Lopes

Última alteração: 2022-02-02

Resumo


Apresentação: A pandemia de Covid-19 impôs dinâmicas de isolamento social que reconfiguraram as interações humanas e o funcionamento das instituições. Diante da necessidade de adaptação das atividades educacionais para a modalidade remota, novas práticas emergiram no contexto do Ensino Superior. Este trabalho descreve a experiência de uso de tecnologia de mapeamento e georreferenciamento para atividade de territorialização em um projeto de extensão da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Desenvolvimento do trabalho: No âmbito de um projeto multiprofissional coordenado pelo Departamento de Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da UFRJ, foi proposta a atividade de territorialização para reconhecimento de área localizada na zona norte da cidade do Rio de Janeiro. A área escolhida foi uma pequena comunidade com, aproximadamente, 2.000 moradores, que foi criada no início da década de 1970, em um terreno da União, o que acarreta problemas administrativos e estruturais, como o recolhimento de lixo, segurança e abastecimento de água. A referida comunidade faz parte do território adscrito de uma Clínica da Família e é composto por uma população em vulnerabilidade social e essencialmente idosa. Para esta atividade, foi adotado o Google Maps como ferramenta tecnológica, sob a compreensão de que seria útil para realização deste reconhecimento, de modo a permitir as delimitações geográficas e características sociais da área.

Resultados e impactos: Por meio do mecanismo de pesquisa do Google Maps, com a informação inicial sobre a localização da área para identificação de seus limites geográficos, dos contornos urbanos e equipamentos sociais, foi possível observar diferentes elementos que compõem o território como a associação de moradores, praça pública, aparelhos de academia ao ar livre e igrejas, além de um campo de futebol e um porto de pequenas embarcações. A ferramenta permitiu a identificação de escassos estabelecimentos comerciais e de áreas de lazer, bem como a ausência de instituições de ensino e de assistência social, além de estimativa de tempo de percurso dos pontos de transporte coletivo até a Clínica da Família. Já por meio do recurso de captura de imagem, também foi possível observar aspectos relacionados à urbanização, como a precária pavimentação de ruas e vias de acesso ao transporte público que podem dificultar a locomoção na própria comunidade e o deslocamento diário para outros territórios ou mesmo em situações de emergência. E, por fim, pelo uso do street view do Google Maps, os acadêmicos observaram as condições de moradia e saneamento público, bem como a baixa acessibilidade que caracteriza aquela organização territorial.

Considerações finais: Diante do imperativo de ensino remoto durante o período de pandemia de Covid-19, lançar mão de ferramentas tecnológicas para atividades virtuais favoreceu os processos de ensino-aprendizagem de forma simples e criativa. No contexto de um projeto de extensão, a realização de territorialização por meio do uso de Google Maps viabilizou a produção de conhecimentos úteis ao planejamento das ações de integração Ensino-Serviço-Comunidade.