Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida
v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Última alteração: 2022-02-02
Resumo
Apresentação: A pandemia de Covid-19 impôs dinâmicas de isolamento social que reconfiguraram as interações humanas e o funcionamento das instituições. Diante da necessidade de adaptação das atividades educacionais para a modalidade remota, novas práticas emergiram no contexto do Ensino Superior. Este trabalho descreve a experiência de uso de tecnologia de mapeamento e georreferenciamento para atividade de territorialização em um projeto de extensão da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Desenvolvimento do trabalho: No âmbito de um projeto multiprofissional coordenado pelo Departamento de Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da UFRJ, foi proposta a atividade de territorialização para reconhecimento de área localizada na zona norte da cidade do Rio de Janeiro. A área escolhida foi uma pequena comunidade com, aproximadamente, 2.000 moradores, que foi criada no início da década de 1970, em um terreno da União, o que acarreta problemas administrativos e estruturais, como o recolhimento de lixo, segurança e abastecimento de água. A referida comunidade faz parte do território adscrito de uma Clínica da Família e é composto por uma população em vulnerabilidade social e essencialmente idosa. Para esta atividade, foi adotado o Google Maps como ferramenta tecnológica, sob a compreensão de que seria útil para realização deste reconhecimento, de modo a permitir as delimitações geográficas e características sociais da área.
Resultados e impactos: Por meio do mecanismo de pesquisa do Google Maps, com a informação inicial sobre a localização da área para identificação de seus limites geográficos, dos contornos urbanos e equipamentos sociais, foi possível observar diferentes elementos que compõem o território como a associação de moradores, praça pública, aparelhos de academia ao ar livre e igrejas, além de um campo de futebol e um porto de pequenas embarcações. A ferramenta permitiu a identificação de escassos estabelecimentos comerciais e de áreas de lazer, bem como a ausência de instituições de ensino e de assistência social, além de estimativa de tempo de percurso dos pontos de transporte coletivo até a Clínica da Família. Já por meio do recurso de captura de imagem, também foi possível observar aspectos relacionados à urbanização, como a precária pavimentação de ruas e vias de acesso ao transporte público que podem dificultar a locomoção na própria comunidade e o deslocamento diário para outros territórios ou mesmo em situações de emergência. E, por fim, pelo uso do street view do Google Maps, os acadêmicos observaram as condições de moradia e saneamento público, bem como a baixa acessibilidade que caracteriza aquela organização territorial.
Considerações finais: Diante do imperativo de ensino remoto durante o período de pandemia de Covid-19, lançar mão de ferramentas tecnológicas para atividades virtuais favoreceu os processos de ensino-aprendizagem de forma simples e criativa. No contexto de um projeto de extensão, a realização de territorialização por meio do uso de Google Maps viabilizou a produção de conhecimentos úteis ao planejamento das ações de integração Ensino-Serviço-Comunidade.