Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
Relato de experiência da implantação dos indicadores do Núcleo Interno de Regulação - NIR do Hospital Dório Silva
Poliana Kuhn Kuhn

Última alteração: 2022-02-01

Resumo


Apresentação: Relato de experiência de implantação de indicadores em um núcleo Interno de regulação no Espírito Santo. O núcleo interno de regulação - NIR é um dos setores com fundamental importância dentro dos estabelecimentos de saúde, no que tange a geração der dados para tomada de decisões estratégicas. No NIR é possível ter diversas informações, como o número de leitos vagos e ocupados, o número de pacientes internados, o número de altas hospitalares dentre muitos outros. A implantação dos indicadores vem para melhorar o serviço, a qualidade de informações fornecidas e principalmente para entender o que os números indicam e com eles traçar planos e metas para melhorar o desenvolvimento do setor/hospital. O NIR é composto por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e assistentes administrativos, funcionando 24h.

A implantação do Núcleo Interno de Regulação Hospitalar, no Hospital Estadual Dório Silva se constitui em um Projeto do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde. Esta implantação ocorreu em maio de 2020 até dezembro de 2021. A implantação ocorre a partir de 5 indicadores mensais: Taxa de ocupação, tempo médio de permanência, índice de renovação (giro de leitos) índice e intervalo de substituição e taxa de mortalidade.

Resultados e/ou impactos: Com os resultados, observamos mudanças satisfatórias e com um significado relevante para a instituição. Após a estruturação dos indicadores, percebe-se na analise critica uma drástica redução, principalmente no que se refere ao tempo médio de permanência (estava em 12,48 em maio/2020 e foi para 8,21 em dez/2021) e índice de intervalo de substituição (estava em 2,30 em maio/2020 e foi para 0,59 em dez/2021) proporcionando assim uma oportunidade de acesso para um maior numero de pacientes junto à rede de atenção a saúde – RAS.

Considerações finais: Os indicadores são ferramentas indispensáveis dentro de um serviço de NIR. Com os indicadores certos, análise eficaz, e principalmente o envolvimento e divulgação destes junto às lideranças dos setores assistenciais, faz com que as melhorias propostas sejam percebidas e o sucesso do trabalho em equipe seja alcançado.