Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
Redes Sociais como Ferramenta de Educação Popular em Saúde
Amanda dos Santos Cabral, Eduardo Alexander Júlio César Fonseca Lucas, Lucas Lima de Carvalho, Lucas Rodrigues Claro, Pamela Dias Lins Lins, Bruna Liane Passos Lucas, Simone Fonseca Lucas, Antonio Eduardo Vieira dos Santos

Última alteração: 2022-02-02

Resumo


Este é um relato de experiência de natureza descritiva e abordagem qualitativa sobre as atividades desenvolvidas pelo projeto de ensino-pesquisa-extensão “Teatro em Saúde” no cenário da pandemia Covid-19. O projeto anteriormente desenvolvia ações educativas na modalidade lúdico-teatral com temáticas em saúde em escolas públicas localizadas no Município do Rio de Janeiro, vinculadas às clínicas de família da rede municipal de atenção à saúde. O público-alvo era a comunidade escolar. Adaptou-se o protocolo anteriormente executado adotando as ferramentas virtuais como estratégia para possibilitar a realização das ações educativas em saúde voltadas às necessidades do público-alvo para a prevenção e controle das infecções pelo SARS-CoV-2. As redes sociais do projeto foram utilizadas como ferramenta para dar prosseguimento às atividades de educação em saúde respeitando as normas de isolamento social propostas pela Organização Mundial da Saúde. O objetivo deste relato é descrever as experiências da equipe executora do projeto, referentes às estratégias adotadas para dar continuidade ao desenvolvimento das atividades extensionistas no contexto da pandemia. Foram utilizadas as redes sociais do projeto, Instagram®️ (@teatroemsaude), Facebook®️ (Teatro em Saúde), Youtube®️ (Teatro em Saúde) e o TikTok®️ (@teatroemsaude), para produção e compartilhamento de vídeos educativos produzidos pela equipe. A produção emergente dessa iniciativa compreendeu 13 vídeos, a saber: isolamento social com o personagem Finn do desenho animado “Hora de Aventura”; videoclipe sobre a temática “Saúde Bucal”; vídeos educativos e videoclipes sobre o uso de máscaras como estratégia de combate à pandemia; e série de vídeos intitulada “Narrativas e Experiências” com os seguintes temas: alimentação saudável, meio ambiente/sustentabilidade, arboviroses, Bullying e violência, entre outros. Ademais, foi realizada uma enquete para rastrear os conhecimentos prévios dos seguidores acerca do uso correto da máscara. Observou-se com a divulgação dos vídeos produzidos o aumento gradual de interesse dos seguidores nas redes sociais do projeto e a ampliação do alcance do público-alvo. Os principais desafios para esta modalidade de ação em saúde: 1) exclusão digital de parcela considerável da população brasileira, sobretudo as mais vulneráveis; e 2) necessidade de adequação da linguagem aos diferentes contextos de vida e faixa etária dos seguidores das mídias sociais do projeto.