Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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Among Covid: relato de experiência da elaboração de musical juvenil na modalidade virtual
Amanda dos Santos Cabral, Eduardo Alexander Júlio César Fonseca Lucas, Lucas Lima de Carvalho, Lucas Rodrigues Claro, Pamela Lins, Bruna Liane Passos Lucas, Ravini Dos Santos Fernandes Vieira Dos Santos, Antonio Eduardo Vieira dos Santos

Última alteração: 2022-02-07

Resumo


Relato de experiência sobre material audiovisual intitulado “Among Covid” produzido pelo projeto de ensino-pesquisa-extensão: “Teatro em Saúde” para o público juvenil. No contexto da pandemia de COVID-19 adaptou-se o protocolo executado, adotando ferramentas virtuais para a realização das ações educativas respeitando as normas de isolamento social propostas pela Organização Mundial de Saúde para redução da transmissibilidade do novo coronavírus. Objetivo: descrever as experiências do projeto, referentes às estratégias adotadas para o desenvolvimento do material audiovisual sobre a importância do uso da máscara para o combate à pandemia de Covid-19. A luz dos princípios da educação popular em saúde segundo Paulo Freire e dos atributos derivativos da APS, a saber: a abordagem familiar e competência cultural, foi possível aproximar o conteúdo do vídeo educativo aos componentes do cotidiano juvenil. Desta forma, utilizou-se “challenges” do TikTok e o roteiro foi estruturado a partir do ambiente do jogo eletrônico “Among US”, inserindo elementos gráficos e sua jogabilidade (características do game e modos de jogar). Além disso, foi elaborada uma paródia com coreografia da música “Toma” da cantora Luisa Sonza, facilitando o compartilhamento dos saberes em saúde com o público-alvo. Foram utilizadas as redes sociais do projeto, Instagram®, Facebook®, Youtube®, para compartilhamento do vídeo produzido. O público-alvo deste material educativo compreendeu adolescentes (de 13 a 18 anos) e jovens (de 19 a 25 anos). A temática principal foi o uso correto de máscaras como estratégia de enfrentamento à Covid-19. Para o levantamento do conteúdo do vídeo educativo, foi realizada a busca pelo material bibliográfico, o qual norteou a elaboração de uma enquete com a finalidade de rastrear as informações indispensáveis para a abordagem do tema junto ao público-alvo. Esta enquete passou primeiramente pela aprovação de membros assessores do projeto que atuaram como juízes e posteriormente foi publicada nas redes sociais. Os resultados obtidos nortearam a elaboração do roteiro do vídeo educativo. Foram abordados temas como lavagem das mãos e isolamento social para prevenção e controle das infecções pelo SARS-CoV-2. Ressaltamos a importância da interação do público com o material educativo, uma vez que, esta ocorre por meio dos compartilhamentos, curtidas e comentários elogiosos em nossas redes sociais. Esta comunicação dialógica estabelecida na produção do material educativo favoreceu a compressão das expectativas, percepções, dificuldades dos jovens e suas famílias em relação às medidas de combate da Covid-19. Tendo em vista a importância do protagonismo juvenil, os principais desafios têm sido a exclusão digital de parcela considerável da população, sobretudo a mais vulnerável, e a necessidade de adequação da linguagem aos contextos de vida dos seguidores das mídias sociais do projeto.