Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida
v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Última alteração: 2022-02-07
Resumo
Relato de experiência sobre material audiovisual intitulado “Among Covid” produzido pelo projeto de ensino-pesquisa-extensão: “Teatro em Saúde” para o público juvenil. No contexto da pandemia de COVID-19 adaptou-se o protocolo executado, adotando ferramentas virtuais para a realização das ações educativas respeitando as normas de isolamento social propostas pela Organização Mundial de Saúde para redução da transmissibilidade do novo coronavírus. Objetivo: descrever as experiências do projeto, referentes às estratégias adotadas para o desenvolvimento do material audiovisual sobre a importância do uso da máscara para o combate à pandemia de Covid-19. A luz dos princípios da educação popular em saúde segundo Paulo Freire e dos atributos derivativos da APS, a saber: a abordagem familiar e competência cultural, foi possível aproximar o conteúdo do vídeo educativo aos componentes do cotidiano juvenil. Desta forma, utilizou-se “challenges” do TikTok e o roteiro foi estruturado a partir do ambiente do jogo eletrônico “Among US”, inserindo elementos gráficos e sua jogabilidade (características do game e modos de jogar). Além disso, foi elaborada uma paródia com coreografia da música “Toma” da cantora Luisa Sonza, facilitando o compartilhamento dos saberes em saúde com o público-alvo. Foram utilizadas as redes sociais do projeto, Instagram®, Facebook®, Youtube®, para compartilhamento do vídeo produzido. O público-alvo deste material educativo compreendeu adolescentes (de 13 a 18 anos) e jovens (de 19 a 25 anos). A temática principal foi o uso correto de máscaras como estratégia de enfrentamento à Covid-19. Para o levantamento do conteúdo do vídeo educativo, foi realizada a busca pelo material bibliográfico, o qual norteou a elaboração de uma enquete com a finalidade de rastrear as informações indispensáveis para a abordagem do tema junto ao público-alvo. Esta enquete passou primeiramente pela aprovação de membros assessores do projeto que atuaram como juízes e posteriormente foi publicada nas redes sociais. Os resultados obtidos nortearam a elaboração do roteiro do vídeo educativo. Foram abordados temas como lavagem das mãos e isolamento social para prevenção e controle das infecções pelo SARS-CoV-2. Ressaltamos a importância da interação do público com o material educativo, uma vez que, esta ocorre por meio dos compartilhamentos, curtidas e comentários elogiosos em nossas redes sociais. Esta comunicação dialógica estabelecida na produção do material educativo favoreceu a compressão das expectativas, percepções, dificuldades dos jovens e suas famílias em relação às medidas de combate da Covid-19. Tendo em vista a importância do protagonismo juvenil, os principais desafios têm sido a exclusão digital de parcela considerável da população, sobretudo a mais vulnerável, e a necessidade de adequação da linguagem aos contextos de vida dos seguidores das mídias sociais do projeto.