Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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MÁSCARA DO NARIZ AO QUEIXO: RELATO DE EXPERIÊNCIA DA ELABORAÇÃO DE VIDEOCLIPE JUVENIL NA MODALIDADE VIRTUAL
Amanda dos Santos Cabral, Eduardo Alexander Júlio César Fonseca Lucas, Lucas Lima de Carvalho, Lucas Rodrigues Claro, Pamela Lins, Bruna Liane Passos Lucas, Fernanda Fonseca Lucas Evaristo, Antonio Eduardo Vieira dos Santos

Última alteração: 2022-02-01

Resumo


Máscaras de proteção individual são grandes aliadas na redução da transmissão do Sars-Cov-2 e tem sido preconizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como medida de proteção individual e coletiva. Em virtude de sua importância, torna-se essencial desenvolver ações educativas de prevenção de agravos e promoção da saúde, visando orientar os indivíduos sobre este assunto. O presente estudo trata-se de um relato de experiência de natureza descritiva, que discorre sobre a produção de um videoclipe educativo tendo como temática o uso correto da utilização de máscaras, elaborado pelos participantes do projeto de ensino-pesquisa-extensão “Teatro em Saúde”. Objetivou: descrever as experiências do projeto, referentes à produção de um videoclipe sobre o uso correto de máscaras para o público juvenil. O público-alvo deste vídeo foram adolescentes (de 13 a 18 anos) e jovens (de 19 a 25 anos). Para a elaboração do videoclipe, utilizou-se elementos do teatro, da música e da dança para abordar o tema proposto de maneira pedagógica e criativa, visando compartilhar informações sobre educação em saúde para adolescentes. É importante destacar o uso de uma linguagem acessível, coerente e dinâmica, que seja adaptada a faixa etária. Para isto, utilizou-se como estratégia a abordagem criativa dos “challenges/desafios” da plataforma TikTok®. O videoclipe contém os integrantes do projeto demonstrando a colocação e retirada da máscara de maneira correta e também a higienização das mãos. Após sua produção o vídeo foi compartilhado nas redes sociais do projeto, sendo elas TikTok® (@teatroemsaude), Youtube® (Teatro em Saúde), Instagram® (@teatroemsaude) e Facebook® (Teatro em Saúde). A paródia foi inspirada na música da cantora Luísa Sonza, intitulada “Toma”, escolhida por fazer parte do universo juvenil, o que facilita a identificação com a temática e a produção de significado para o público-alvo. Com isto, a equipe do projeto conseguiu captar a atenção dos espectadores de forma efetiva. Este objetivo foi alcançado, pois o teatro demonstra ser uma importante ferramenta facilitadora de comunicação, que permite compartilhar conhecimento e aprendizagem em saúde de forma lúdica e estimulante. Isto leva o público a reflexão, ajudando a potencializar a educação popular, contribuindo também para a prevenção de agravos e promoção da saúde. Possibilita assim, uma ruptura do modelo pedagógico tradicional. Constata-se, a partir dos resultados obtidos, que a utilização das redes sociais possibilitou o compartilhamento dos conhecimentos de saúde, não somente para o público alvo, como também ampliou o acesso ao conteúdo. Observou-se também que utilizar as ferramentas virtuais como um recurso facilitador permitiu que o projeto desse continuidade em suas ações de ensino, pesquisa e extensão, mantendo a responsabilidade social da troca de saberes em saúde de forma horizontal, eficaz e humanizada, servindo de estímulo para que as pessoas tenham a autonomia do cuidado.