Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida
v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Última alteração: 2022-02-01
Resumo
Máscaras de proteção individual são grandes aliadas na redução da transmissão do Sars-Cov-2 e tem sido preconizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como medida de proteção individual e coletiva. Em virtude de sua importância, torna-se essencial desenvolver ações educativas de prevenção de agravos e promoção da saúde, visando orientar os indivíduos sobre este assunto. O presente estudo trata-se de um relato de experiência de natureza descritiva, que discorre sobre a produção de um videoclipe educativo tendo como temática o uso correto da utilização de máscaras, elaborado pelos participantes do projeto de ensino-pesquisa-extensão “Teatro em Saúde”. Objetivou: descrever as experiências do projeto, referentes à produção de um videoclipe sobre o uso correto de máscaras para o público juvenil. O público-alvo deste vídeo foram adolescentes (de 13 a 18 anos) e jovens (de 19 a 25 anos). Para a elaboração do videoclipe, utilizou-se elementos do teatro, da música e da dança para abordar o tema proposto de maneira pedagógica e criativa, visando compartilhar informações sobre educação em saúde para adolescentes. É importante destacar o uso de uma linguagem acessível, coerente e dinâmica, que seja adaptada a faixa etária. Para isto, utilizou-se como estratégia a abordagem criativa dos “challenges/desafios” da plataforma TikTok®. O videoclipe contém os integrantes do projeto demonstrando a colocação e retirada da máscara de maneira correta e também a higienização das mãos. Após sua produção o vídeo foi compartilhado nas redes sociais do projeto, sendo elas TikTok® (@teatroemsaude), Youtube® (Teatro em Saúde), Instagram® (@teatroemsaude) e Facebook® (Teatro em Saúde). A paródia foi inspirada na música da cantora Luísa Sonza, intitulada “Toma”, escolhida por fazer parte do universo juvenil, o que facilita a identificação com a temática e a produção de significado para o público-alvo. Com isto, a equipe do projeto conseguiu captar a atenção dos espectadores de forma efetiva. Este objetivo foi alcançado, pois o teatro demonstra ser uma importante ferramenta facilitadora de comunicação, que permite compartilhar conhecimento e aprendizagem em saúde de forma lúdica e estimulante. Isto leva o público a reflexão, ajudando a potencializar a educação popular, contribuindo também para a prevenção de agravos e promoção da saúde. Possibilita assim, uma ruptura do modelo pedagógico tradicional. Constata-se, a partir dos resultados obtidos, que a utilização das redes sociais possibilitou o compartilhamento dos conhecimentos de saúde, não somente para o público alvo, como também ampliou o acesso ao conteúdo. Observou-se também que utilizar as ferramentas virtuais como um recurso facilitador permitiu que o projeto desse continuidade em suas ações de ensino, pesquisa e extensão, mantendo a responsabilidade social da troca de saberes em saúde de forma horizontal, eficaz e humanizada, servindo de estímulo para que as pessoas tenham a autonomia do cuidado.