Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
Integração Ensino e Serviço: produção de conhecimento no cotidiano do SUS
Silvana Ines Badalotti, Lisandra Andréa Balvedi Stumm, Eliana Sandri Lira

Última alteração: 2022-02-08

Resumo


Trata-se de um relato da experiência de aproximação entre ensino e serviço vivenciada por trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS), que atuam na "Regulação, controle e avaliação" (RCA) em um Serviço Regional de Saúde que abrange 33 municípios, Região de Saúde 16, Alto Uruguai Gaúcho, Rio Grande do Sul (RS), Brasil. O setor RCA atua assessorando os municípios em CNES (Cadastro Nacional de Estabelecimentos e Profissionais da Saúde), CNS (Cartão Nacional de Saúde), contratos, faturamento, autorização de procedimentos ambulatoriais e internados. O objetivo deste trabalho é relatar a experiência que se constituiu a partir da recepção e acompanhamento de estudantes durante o estágio supervisionado IIB do curso de graduação em enfermagem da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) Erechim/RS, no período de 17 de agosto de 2021 a 12 de novembro de 2021. Participaram desta experiência 15 acadêmicos acompanhados por seu professor supervisor e os profissionais do serviço que, ao longo do itinerário de estágio, resgataram a importância e a necessidade de reinventar as formas de trabalhar no cotidiano do SUS.

O trabalho desenvolveu-se por meio de seis encontros na modalidade rodas de conversa em que foi possível compartilhar experiências e apresentar o movimento realizado no setor RCA especificando como trabalhamos e possibilitando aos estudantes a compreensão de sistemas, atividades, conteúdos, conceitos e soluções a problemas enfrentados no dia a dia do setor. Elaboramos sistematizações e dinâmicas para a participação dos estudantes além de buscar outros conteúdos e construir novas propostas em relação ao próprio trabalho a partir dos questionamentos dos acadêmicos.

Os profissionais do setor RCA colaboraram com seus diferentes conhecimentos e experiências e se sentiram realizados em poder mostrar aos acadêmicos o que executam, bem como responder aos questionamentos e proporcionar a compreensão da importância do funcionamento desse serviço aos usuários do SUS.

É importante ressaltar que esse setor nem sempre é lembrado e conhecido por usuários, estudantes, professores, trabalhadores ou requisitado para participar de momentos de aprendizado e debate. Durante o estágio foi possível resgatar a importância do trabalho desenvolvido, trazendo aos profissionais do serviço um sentimento de pertencimento ao SUS e  colaboração com a formação dos futuros profissionais de saúde. Aos estudantes possibilitou conhecimento de conteúdos pertinentes a sua  formação podendo vivenciar em loco a aplicação destes a partir do acompanhamento da atuação dos profissionais no serviço.

A integração entre acadêmicos e profissionais do serviço provocou motivação, entusiasmo na troca de experiências e na realização do trabalho. Os acadêmicos foram muito                participativos demonstrando muito interesse em saber como funciona toda a rede do SUS. Dessa forma produzimos conhecimentos interessados e ressinificamos nossa atuação enquanto trabalhadores, o que nos fez perceber a rede é viva, complexa e nos movimenta a construir novas possibilidades todos os dias.