Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida
v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
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ComPensar: Desenvolvendo competências do enfermeiro frente às desigualdades sociais
Última alteração: 2022-02-05
Resumo
Apresentação: O enfrentamento das desigualdades sociais constitui uma ação da enfermagem. Contudo, esse papel é subutilizado na prática do enfermeiro, sendo necessário avançar em iniciativas educativas e processos formativos que preparem estes profissionais para a análise e defesa de ações de redução das desigualdades. Assim, o Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Ensino e Práticas de Enfermagem da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais propõe o curso intitulado: “ComPensar: Competências do Enfermeiro para atuar sobre as Desigualdades Sociais: Aprendizagem Experiencial e diferentes Estratégias de Ensino”. Objetivo: Descrever a proposta do Curso ComPensar. Desenvolvimento: O curso pretende desenvolver competências nos graduandos de enfermagem para o enfrentamento das Desigualdades Sociais. Adota como estratégia metodológica o referencial da Aprendizagem Experiencial proposta por David Kolb. A Teoria da Aprendizagem Experiencial versa sobre o aprender como um processo, no qual o conhecimento é produzido a partir da experiência. Caracteriza-se por um ciclo de aprendizagem composto por quatro estágios: experiência concreta; observação reflexiva; conceitualização abstrata e experimentação ativa. Resultados: O plano de ensino do curso está estruturado em dois encontros síncronos e momentos assíncronos, por meio do Google Scholar. Considerando o ciclo de Kolb, na fase de experiência concreta, que compreende a proposta de alcançar a dimensão de aprendizagem da apreensão, será disponibilizado para os alunos, de forma assíncrona, um documentário e um mural sobre a pobreza, a fim de viabilizar o contato dos estudantes com situações reais de pobreza desigualdade. No segundo encontro, modo assíncrono, baseado na fase da observação reflexiva, o aprendiz deverá identificar e interpretar situações de desigualdades sociais. Nesse momento, espera-se alcançar a dimensão de aprendizagem da intenção. As atividades e técnicas propostas serão discussões sobre situações de desigualdades sociais e busca na mídia de notícias sobre pobreza. O terceiro encontro acontecerá de forma síncrona e assíncrona e abordará a conceitualização abstrata da aprendizagem experiencial. O objetivo será alcançar a dimensão de aprendizagem da compreensão e para isso, serão realizadas aulas expositivas dialogadas sobre temas relacionados às desigualdades, promovendo o compartilhamento de ideias. Ademais, serão propostas leituras orientadas de textos indicados, podcasts e reflexão de um estudo de caso. O quarto encontro, modo síncrono, refere-se a fase de experimentação ativa, visando a extensão da aprendizagem experiencial. Almeja-se que o aluno utilize conceitos e teorias aprendidos para conduzir uma tomada de decisão. As atividades e técnicas a serem ofertadas neste momento serão a tutoria para construção de uma intervenção para enfrentamento de uma situação de desigualdade e a execução da proposta de ação. Atualmente, o curso de extensão está na primeira fase de organização com início das atividades previsto para março de 2022. Considerações Finais: Espera-se que a oferta desse curso, contribua para a formação em enfermagem, por meio dos elementos da aprendizagem experiencial baseada no ciclo de Kolb, adotado como possibilidade para o ensino da enfermagem para desenvolver competências e habilidades para o enfrentamento das desigualdades sociais.