Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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ComPensar: Desenvolvendo competências do enfermeiro frente às desigualdades sociais
ELEN CRISTIANE GANDRA, Rafaela Siqueira Costa Schreck, Larissa Lucas Rocha, Ana Carolina de Oliveira Paiva, Izabela Thaís de Magalhães Neto, Ingrid Yamila Julian, Fernando Ferreira Dias, Kênia Lara Silva

Última alteração: 2022-02-05

Resumo


Apresentação: O enfrentamento das desigualdades sociais constitui uma ação da enfermagem. Contudo, esse papel é subutilizado na prática do enfermeiro, sendo necessário avançar em iniciativas educativas e processos formativos que preparem estes profissionais para a análise e defesa de ações de redução das desigualdades. Assim, o Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Ensino e Práticas de Enfermagem da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais propõe o curso intitulado: “ComPensar: Competências do Enfermeiro para atuar sobre as Desigualdades Sociais: Aprendizagem Experiencial e diferentes Estratégias de Ensino”. Objetivo: Descrever a proposta do Curso ComPensar. Desenvolvimento: O curso pretende desenvolver competências nos graduandos de enfermagem para o enfrentamento das Desigualdades Sociais. Adota como estratégia metodológica o referencial da Aprendizagem Experiencial proposta por David Kolb. A Teoria da Aprendizagem Experiencial versa sobre o aprender como um processo, no qual o conhecimento é produzido a partir da experiência. Caracteriza-se por um ciclo de aprendizagem composto por quatro estágios: experiência concreta; observação reflexiva; conceitualização abstrata e experimentação ativa. Resultados: O plano de ensino do curso está estruturado em dois encontros síncronos e momentos assíncronos, por meio do Google Scholar. Considerando o ciclo de Kolb, na fase de experiência concreta, que compreende a proposta de alcançar a dimensão de aprendizagem da apreensão, será disponibilizado para os alunos, de forma assíncrona, um documentário e um mural sobre a pobreza, a fim de viabilizar o contato dos estudantes com situações reais de pobreza desigualdade. No segundo encontro, modo assíncrono, baseado na fase da observação reflexiva, o aprendiz deverá identificar e interpretar situações de desigualdades sociais. Nesse momento, espera-se alcançar a dimensão de aprendizagem da intenção. As atividades e técnicas propostas serão discussões sobre situações de desigualdades sociais e busca na mídia de notícias sobre pobreza. O terceiro encontro acontecerá de forma síncrona e assíncrona e abordará a conceitualização abstrata da aprendizagem experiencial. O objetivo será alcançar a dimensão de aprendizagem da compreensão e para isso, serão realizadas aulas expositivas dialogadas sobre temas relacionados às desigualdades, promovendo o compartilhamento de ideias. Ademais, serão propostas leituras orientadas de textos indicados, podcasts e reflexão de um estudo de caso. O quarto encontro, modo síncrono, refere-se a fase de experimentação ativa, visando a extensão da aprendizagem experiencial. Almeja-se que o aluno utilize conceitos e teorias aprendidos para conduzir uma tomada de decisão. As atividades e técnicas a serem ofertadas neste momento serão a tutoria para construção de uma intervenção para enfrentamento de uma situação de desigualdade e a execução da proposta de ação. Atualmente, o curso de extensão está na primeira fase de organização com início das atividades previsto para março de 2022. Considerações Finais: Espera-se que a oferta desse curso, contribua para a formação em enfermagem, por meio dos elementos da aprendizagem experiencial baseada no ciclo de Kolb, adotado como possibilidade para o ensino da enfermagem para desenvolver competências e habilidades para o enfrentamento das desigualdades sociais.