Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
Avaliação da resolutividade no serviço de saúde indígena em Manaus, Amazonas
Danielle Fernanda da Silva, Geisy de Andrade Lima, João Victor Oliveira de Melo, Bahiyyeh Ahmadpour

Última alteração: 2022-02-01

Resumo


Apresentação

O estudo objetiva-se em apresentar o processo de trabalho dos profissionais de saúde indígena da Casa de Saúde Indígena (CASAI) de Manaus no alcance da resolutividade no período de 2018 a 2021. O percurso delineado  pelo usuário indígena no  Sistema Único de Saúde (SUS) na busca da resolutividade de saúde nas aldeias, contempla uma atenção diferenciada em que coexistem a  medicina tradicional dos povos, aliada a atenção à saúde das equipes multiprofissionais da Atenção Básica a essas populações . Caso o problema não seja resolvido neste nível de atenção, o usuário é encaminhado para os níveis de atendimento de maior complexidade -  secundários e terciários, contando com o apoio das CASAIs para a articulação da resolução dos problemas de saúde dos indígenas na Rede de Atenção à Saúde (RAS).

Desenvolvimento

Nesse contexto, o presente trabalho trata-se de um estudo descritivo do tipo transversal de caráter qualitativo, que se estrutura através das entrevistas com os profissionais de saúde, com intuito de coletar dados sobre a percepção da resolutividade no serviço de saúde através do processo de trabalho na CASAI Manaus.  Portanto, os  participantes da pesquisa foram profissionais e gestores de nível superior e técnico, indígenas e não-indígenas, que estavam ativos na CASAI no período da coleta.

Resultados

As informações foram organizadas em quatro principais temas, os quais trazem pontos sensíveis em relação a resolutividade, sendo esses: "Pandemia da COVID-19", “Itinerário Terapêutico", “Recursos Materiais e Humanos” e “Cuidado Cultural”. Estes temas, possuem subtemas, que contém as principais barreiras e facilidades dentro do processo de trabalho na  CASAI-Manaus. Em relação à COVID-19, a partir dos relatos obtidos através das entrevistas realizadas com profissionais no local, verificou-se a existência de quatro subtemas: alterações no itinerário dos usuários, adequação da infraestrutura do local; a sobrecarga na jornada de trabalho dos profissionais e a realização de capacitação dos profissionais sobre a COVID-19. Quanto ao tema “Itinerário Terapêutico” foi abordado: o deslocamento do pólo base à CASAI Manaus; Acolhimento do usuário; Tempo de permanência; e  Referência e Contra-referência do usuário. No eixo “Recursos Materiais” são listados os principais materiais e insumos faltantes para o funcionamento adequado dos processos de trabalho na CASAI, dentre esses encontram-se itens de higiene, insumos hospitalares, medicamentos e materiais de escritório. No eixo “Cuidado Cultural” abordou-se: competência intercultural, medicina tradicional, espaço para a realização da medicina tradicional e hábitos alimentares.

Considerações Finais

A assistência à saúde indígena possui aspectos peculiares e uma dinâmica que difere da população em geral. O presente trabalho propôs analisar a resolutividade do usuário indígena na CASAI-Manaus, e se percebe que essa unidade de saúde, além de um alojamento,  também oferece ações e serviços de saúde e auxílio para o usuário indígena que se encontra longe da sua comunidade. Entretanto, existem pontos relevantes nesse processo que carecem de um olhar sensível na assistência à saúde desses povos e que devem ser registrados e reconhecidos pela sociedade com intuito de otimizar os processos resolutivos.