Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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Utilização de aplicativo como ferramenta de ensino-aprendizagem: um relato de experiência.
Francisco José Leal de Vasconcelos, Edyzângela Aliça de Moura, Luiz José Lima Neto

Última alteração: 2022-02-03

Resumo


Apresentação: O Módulo de Ações Integrais em Saúde-AIS-II, ofertado para os discentes do 2º semestre do Curso de Medicina do Centro Universitário INTA, tem como enfoque o estudo da organização do Sistema Único de Saúde-SUS e dos conceitos e peculiaridades da Atenção Primária à Saúde-APS e da Promoção à Saúde. Nesse sentido, é importante o aprofundamento desses conteúdos na grade curricular da graduação em Medicina, sobretudo para que os futuros médicos e médicas possam conhecer, em profundidade, os referenciais teóricos, as regras e os conceitos do SUS e da APS e, consequentemente, experienciar a estrutura inter setorial e as relações interprofissionais estabelecidas no âmbito da APS. Isto posto, a proposta da monitoria do Módulo de Ações Integrais em Saúde, quanto a utilização de ferramentas tecnológicas e de plataformas digitais, aliada às metodologias ativas de ensino-aprendizagem, representa importante método de apreensão dos conteúdos e pode influenciar no desenvolvimento de habilidades dos discentes. É notório que alguns aplicativos vêm se destacando no campo do ensino como ferramentas eficientes e potentes, assim como vem permitindo um trabalho conjunto entre discentes, monitores e docentes em direção à formação crítico-reflexiva. Diante desse cenário, alguns aplicativos utilizados pela monitoria se destacaram enquanto estratégias dinâmicas e inovadoras de auxílio aos discentes, principalmente no quesito preparação para as avaliações do Módulo. O presente trabalho tem como objetivo reconhecer o uso de aplicativos no trabalho da monitoria como estratégia de consolidação do conhecimento em saúde abordado no Módulo de AIS-II. Desenvolvimento do trabalho: No dia 07/09/2021 foi disponibilizada uma atividade educativa através do aplicativo de gerenciamento de pesquisas Google Forms, a qual ofereceu questões para exercitar os conteúdos debatidos em sala de aula. Foi disponibilizado o link com questões através do aplicativo de mensagens instantâneas WhatsApp para as três turmas da disciplina de AIS-II. Desta forma, os discentes tiveram a oportunidade de acessar, a partir de qualquer aparelho eletrônico disponível (computadores, smartphones e tablets), inúmeras questões referentes à Política Nacional de Atenção Básica-PNAB. Após a finalização do questionário, a monitoria disponibilizou os arquivos eletrônicos com a correção das questões e ainda com revisões de pontos importantes que foram abordados em aula. Posteriormente, foi disponibilizado um novo questionário através do aplicativo de pesquisa com o intuito de avaliar os métodos de ensino utilizado. Resultados e/ impactos: Os aplicativos utilizados pela monitoria do Módulo de AIS-II representam estratégias importantes de engajamento do discente no ambiente educacional – sobretudo no período pandêmico. Nesse contexto, a oferta de metodologias ativas, dinâmicas e de fácil acesso estimula os discentes a desenvolverem um comportamento protagonista, no que concerne a gestão do tempo e priorização de atividades modulares, assim como tem potencial para despertar um senso de responsabilidade no público estudantil. Aliado a isso, os graduandos tiveram a oportunidade de avaliar o recurso, o que resultou nos seguintes dados: 100% dos estudantes responderam que o questionário ajudou na construção dos seus conhecimentos e que permitiram maior disponibilidade de informação e recursos para o processo de ensino-aprendizagem. Portanto, é possível inferir grande relevância quanto a utilização de ferramentas tecnológicas e dos aplicativos no contexto acadêmico. Tais estratégias correspondem a novas possibilidades de ampliação da informação e do conhecimento, o que permite a migração do modelo convencional de ensino-aprendizagem para uma ambiência que desperta o interesse e o engajamento dos discentes nas atividades da monitoria. Considerações finais: Conclui-se que o uso do aplicativo de gerenciamento Google Forms, com suporte do aplicativo de WhatsApp, enquanto estratégia de revisão e fixação dos assuntos discutidos em sala, demonstrou ser bastante eficiente e significativo entre os discentes. Em adição, a estratégia provou ser dinâmica e inovadora tendo em vista que possibilitou o envolvimento e a dinamização dos assuntos para os discentes, rompendo o modelo tradicional educacional que se mostra, por vezes, arcaico e dogmatizado. Por fim, infere-se que o uso dos aplicativos no contexto educacional aumentando, consideravelmente, a participação e o interesse da turma pelos conteúdos do Módulo.