Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NO CURSO DE FONOAUDIOLOGIA: UMA ANÁLISE DOCUMENTAL
Marcos Henrique Oliveira Sousa, Felipe José da Silva Brito, Marina Maria Albuquerque dos Santos, Gabriela Ellen de Figueiredo Falcão Moura Nunes, Flavia Karina Wanderley dos Reis

Última alteração: 2022-02-06

Resumo


Apresentação: A qualificação da gestão do trabalho no campo da saúde é uma temática estratégica para garantir a operacionalização do Sistema Único de Saúde (SUS). Para tanto, diversos esforços por parte dos ministérios da educação e saúde vêm sendo organizados na tentativa de romper com uma formação hegemônica, pautada no modelo biomédico e hospitalocêntrico. Dentre os cursos da saúde, a fonoaudiologia passa por recentes reorganizações curriculares na graduação a fim de atender ao sistema de saúde vigente no país, com um novo perfil de egresso/profissional, sobretudo com uma formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, tendo a saúde coletiva como campo prioritário. Assim, o trabalho objetiva analisar o perfil curricular e plano pedagógico da área de saúde coletiva do curso de fonoaudiologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Desenvolvimento do trabalho: Trata-se de um estudo qualitativo a partir da técnica de análise documental para construção da narrativa. Verificou-se os documentos públicos, tais como: caracterização do curso, perfil curricular e ementas das disciplinas do curso de fonoaudiologia da UFPE, disponíveis no site da instituição. A averiguação dos dados corresponde ao período de dezembro de 2021. Resultados: O curso de fonoaudiologia da UFPE foi implantado no ano de 1999, tornando-se um dos principais cursos desta ciência no Nordeste. Com duração mínima de 10 semestres e carga horária de 4.000h, ele oferece aos estudantes da graduação três disciplinas teóricas de saúde coletiva, sendo estas: saúde coletiva I, II e III, no quarto, quinto e sexto período, respectivamente; contando ainda com dois estágios optativos nesta área, o primeiro, no sétimo período e o segundo, no oitavo. Além destas disciplinas diretas, a graduação possui as matérias de fundamentos de fonoaudiologia, ética, epidemiologia e ética profissional ofertadas na área da saúde coletiva. Referente às ementas, os estudantes vivenciam nos componentes curriculares teóricos toda organização do processo saúde-doença, saúde e sociedade, sistemas de saúde, além dos programas e políticas estratégicas, dentre outros. Já nos campos de estágios, estes visam possibilitar vivências nas dependências dos serviços de saúde do SUS, inicialmente na esfera assistencial, realizados nos segmentos da Atenção Primária à Saúde, junto às equipes da Estratégia de Saúde da Família e Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica, seguido das práticas gerenciais, realizadas nos campos das gestão das políticas, programas e vigilâncias em saúde. Considerações finais: É possível verificar que o campo da saúde coletiva está presente em metade dos semestres do curso analisado, uma presença bastante significativa quando comparada com a disposição desta mesma área em outros cursos e/ou universidades apresentadas na literatura. Este dado aponta para as recentes alterações curriculares, promovidas a fim de garantir uma formação em saúde pautada no e para o SUS. Acredita-se que tais alterações estejam estreitamente relacionadas aos novos perfis formativos propostos nas reformas das Diretrizes Curriculares Nacionais. Por fim, reitera-se que a reorientação curricular do ensino e práticas em saúde com vista à saúde coletiva durante a graduação de fonoaudiologia é um primeiro passo, mas não o único, na trajetória da qualificação formativa.