Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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PROTAGONISMO DE DISCENTES DA ÁREA DA SAÚDE EM AÇÕES DE ENFRENTAMENTO A PANDEMIA DE COVID-19 EM UM MUNICÍPIO NO INTERIOR DO ESTADO DO PARÁ
Maria Clara Dos Santos Salgado, Fabiane Corrêa do Nascimento, Matheus Sallys Oliveira Silva, Renê Silva Pimentel, Yuri Julian Sousa da Silva, Maria Eduarda Da Silva Souza, Gabrielly Bezerra Diniz, Ana Carolina Cantuária de Assunção

Última alteração: 2022-02-03

Resumo


Apresentação: Diante do impacto da pandemia de COVID-19 no mundo, ações e campanhas de prevenção como combate a proliferação do vírus foram pensadas e executadas. Entretanto, ações deste tipo demandam um alto quantitativo de pessoas envolvidas, devido a escassa mão de obra de profissionais atuantes na área, o treinamento de discentes ainda na graduação para auxiliarem em ações como estas, são fundamentais. Visto que os tornam como protagonistas de um momento histórico ímpar, contribuindo para a construção de um futuro profissional capaz de atuar nas demais adversidades. Desse modo, este estudo tem por objetivo relatar a experiência de discentes atuando em campanhas de testagem contra a COVID-19 em Santarém, Município do interior do Estado do Pará. Desenvolvimento: Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem qualitativa, do tipo relato de experiência, que se deu a partir da vivência de acadêmicos da área da saúde e Enfermeiros nas campanhas de testagem contra a COVID-19 em Santarém/PA. Durante as campanhas, as ações de testagem em massa foram planejadas por docentes e acadêmicos da universidade do Estado do Pará em parceria com o Governo Estadual, por meio da Secretaria de Saúde. No qual os discentes do Campus XII/Santarém dos cursos de Enfermagem e Fisioterapia voluntariavam-se para a ação. Durante a campanha os profissionais e voluntários foram divididos em três grupos: acolhimento, testagem e resultado. O primeiro realizava a triagem e a coleta de dados da população, o segundo desempenhava a coleta da secreção pelo swab nasofaríngeo e aguardava o diagnóstico do exame e o terceiro grupo informava o resultado, notificando os casos positivados, com informações a respeito do isolamento e orientações dos cuidados necessários para o tratamento. Além de enfatizar as medidas de prevenção para os casos negativos. Impactos: Por meio das campanhas os estudantes e docentes alcançaram oportunidades para o desenvolvimento de competências e técnicas, além de contribuir com o crescimento de habilidades de liderança, trabalho em equipe, empatia e capacidade de resolução de problemas, especialmente pela atuação na organização e no planejamento dos plantões e no acolhimento dos pacientes. Já em relação a população assistida, observou-se uma evolução na busca pelo teste rápido do COVID-19, possibilitando pela ação dos estudantes a disseminação das informações e o acolhimento necessários em saúde frente ao diagnóstico. Assim, a campanha permitiu a possibilidade de interação entre a comunidade mediante a educação em saúde proporcionada pelos alunos e professores. Considerações finais: Através desta experiência, evidencia-se a importância da testagem no enfrentamento da infecção por COVID-19, assim como a atuação de docentes e discentes da área da saúde nas campanhas, visto que adquirem habilidades e conhecimentos necessários à profissão, pois há diversas atividades que esses profissionais desempenham no processo de promoção e prevenção de saúde.