Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida
v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
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PROTAGONISMO DE DISCENTES DA ÁREA DA SAÚDE EM AÇÕES DE ENFRENTAMENTO A PANDEMIA DE COVID-19 EM UM MUNICÍPIO NO INTERIOR DO ESTADO DO PARÁ
Última alteração: 2022-02-03
Resumo
Apresentação: Diante do impacto da pandemia de COVID-19 no mundo, ações e campanhas de prevenção como combate a proliferação do vírus foram pensadas e executadas. Entretanto, ações deste tipo demandam um alto quantitativo de pessoas envolvidas, devido a escassa mão de obra de profissionais atuantes na área, o treinamento de discentes ainda na graduação para auxiliarem em ações como estas, são fundamentais. Visto que os tornam como protagonistas de um momento histórico ímpar, contribuindo para a construção de um futuro profissional capaz de atuar nas demais adversidades. Desse modo, este estudo tem por objetivo relatar a experiência de discentes atuando em campanhas de testagem contra a COVID-19 em Santarém, Município do interior do Estado do Pará. Desenvolvimento: Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem qualitativa, do tipo relato de experiência, que se deu a partir da vivência de acadêmicos da área da saúde e Enfermeiros nas campanhas de testagem contra a COVID-19 em Santarém/PA. Durante as campanhas, as ações de testagem em massa foram planejadas por docentes e acadêmicos da universidade do Estado do Pará em parceria com o Governo Estadual, por meio da Secretaria de Saúde. No qual os discentes do Campus XII/Santarém dos cursos de Enfermagem e Fisioterapia voluntariavam-se para a ação. Durante a campanha os profissionais e voluntários foram divididos em três grupos: acolhimento, testagem e resultado. O primeiro realizava a triagem e a coleta de dados da população, o segundo desempenhava a coleta da secreção pelo swab nasofaríngeo e aguardava o diagnóstico do exame e o terceiro grupo informava o resultado, notificando os casos positivados, com informações a respeito do isolamento e orientações dos cuidados necessários para o tratamento. Além de enfatizar as medidas de prevenção para os casos negativos. Impactos: Por meio das campanhas os estudantes e docentes alcançaram oportunidades para o desenvolvimento de competências e técnicas, além de contribuir com o crescimento de habilidades de liderança, trabalho em equipe, empatia e capacidade de resolução de problemas, especialmente pela atuação na organização e no planejamento dos plantões e no acolhimento dos pacientes. Já em relação a população assistida, observou-se uma evolução na busca pelo teste rápido do COVID-19, possibilitando pela ação dos estudantes a disseminação das informações e o acolhimento necessários em saúde frente ao diagnóstico. Assim, a campanha permitiu a possibilidade de interação entre a comunidade mediante a educação em saúde proporcionada pelos alunos e professores. Considerações finais: Através desta experiência, evidencia-se a importância da testagem no enfrentamento da infecção por COVID-19, assim como a atuação de docentes e discentes da área da saúde nas campanhas, visto que adquirem habilidades e conhecimentos necessários à profissão, pois há diversas atividades que esses profissionais desempenham no processo de promoção e prevenção de saúde.