Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA SOBRE PRÁTICAS DE SAÚDE E GESTÃO DO CUIDADO - EXPERIÊNCIA VIVENCIADA NUM MESTRADO PROFISSIONAL
ALOIDE LADEIA GUIMARÃES, ADRIANA BARBIERI FELICIANO, FLÁVIA FERNANDA CATUSSI MARCONDES, LUANA FILGUEIRAS RABELO, MARCELO CALAZANS DUARTE DE MENEZES, MARINA BATISTA SANTOS, TAISMANE CLARICE COIMBRA RICCI VIEIRA SCHIAVO

Última alteração: 2022-02-05

Resumo


Apresentação: O Programa de Pós-graduação em Gestão da Clínica (PPGGC) é um programa stricto sensu, na modalidade mestrado profissional, oferecido pelo Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da Universidade Federal de São Carlos. É voltado para profissionais que atuam na área da saúde ou afins, especialmente no contexto do Sistema Único de Saúde. O currículo do programa está organizado com articulação entre teoria e prática e se orienta pela abordagem construtivista da educação de adultos que estimula a capacidade de aprender a aprender, trabalho em equipe e prática colaborativa, bem como compromisso com as necessidades da sociedade. Uma das atividades curriculares (AC) obrigatórias é AC Práticas de Saúde e Gestão do Cuidado (PSGC), que tem como objetivo ofertar aos mestrandos as bases teórico-metodológicas sobre Gestão da Clínica no contexto do SUS, abordando as dimensões do Cuidado, da Educação e do Trabalho que compõem as práticas em saúde, por meio de reflexões sobre temas como Necessidade de Saúde, Linhas de Cuidado, Redes de Atenção, Regulação, Cogestão e Gestão da Clínica.

Desenvolvimento do trabalho: A AC PSGC é desenvolvida durante seis meses, com aproximadamente 24 encontros. As atividades acontecem em pequenos grupos com oito participantes em média e uma docente facilitadora. Os encontros são organizados sob a abordagem socioconstrutivista e aprendizagem significativa, e busca utilizar a estratégia da espiral construtivista de aprendizagem. As atividades disparadoras podem ser situação problema simulada, vídeos e narrativas reflexivas. Estes disparadores propiciam aos mestrandos a reflexão sobre problemas existentes, formulação de hipóteses explicativas e elaboração de questões de aprendizagem. Entre um encontro e outro, cabe aos mestrandos a busca de novas informações e/ou respostas às questões e no encontro subsequente, ocorre o processo de compartilhamento e elaboração de novas sínteses e significados ao tema em processo de aprendizagem. Na experiência em desenvolvimento, tem sido possível uma reflexão bastante potente sobre o contexto de trabalho onde os mestrandos atuam. No final do semestre, os mestrandos elaboraram um seminário, utilizando como estratégia o mapa conceitual, que possibilitou sistematizar os conteúdos, conceitos relevantes e principais autores estudados, sendo  compartilhado com os demais alunos do PPGGC.

Resultados: A sistematização por meio da elaboração do mapa conceitual, contribuiu para explicitar a relevância do processo de aprendizagem para os mestrandos, bem como propiciou elaboração de novos significados para os conceitos, além de sua aplicação no trabalho em saúde. O mapa conceitual escolhido para a sistematização foi um aplicativo online, que possibilitou representação dos conhecimentos construídos através do mapeamento de conceitos, explicitação de sua fundamentação teórica e identificação das possíveis conexões entre eles.

Considerações: A experiência vivenciada na AC e no seminário demonstra a importância da abordagem socioconstrutivista e aprendizagem significativa no processo formativo de adultos participantes de um programa de pós-graduação, uma vez que estimula o aprender a aprender e a capacidade investigativa, que é uma competência esperada, além de estabelecer correlação com a prática profissional, ressignificando-a e apontando caminhos para a transformação da mesma.