Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida
v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Última alteração: 2022-02-05
Resumo
Apresentação: O Programa de Pós-graduação em Gestão da Clínica (PPGGC) é um programa stricto sensu, na modalidade mestrado profissional, oferecido pelo Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da Universidade Federal de São Carlos. É voltado para profissionais que atuam na área da saúde ou afins, especialmente no contexto do Sistema Único de Saúde. O currículo do programa está organizado com articulação entre teoria e prática e se orienta pela abordagem construtivista da educação de adultos que estimula a capacidade de aprender a aprender, trabalho em equipe e prática colaborativa, bem como compromisso com as necessidades da sociedade. Uma das atividades curriculares (AC) obrigatórias é AC Práticas de Saúde e Gestão do Cuidado (PSGC), que tem como objetivo ofertar aos mestrandos as bases teórico-metodológicas sobre Gestão da Clínica no contexto do SUS, abordando as dimensões do Cuidado, da Educação e do Trabalho que compõem as práticas em saúde, por meio de reflexões sobre temas como Necessidade de Saúde, Linhas de Cuidado, Redes de Atenção, Regulação, Cogestão e Gestão da Clínica.
Desenvolvimento do trabalho: A AC PSGC é desenvolvida durante seis meses, com aproximadamente 24 encontros. As atividades acontecem em pequenos grupos com oito participantes em média e uma docente facilitadora. Os encontros são organizados sob a abordagem socioconstrutivista e aprendizagem significativa, e busca utilizar a estratégia da espiral construtivista de aprendizagem. As atividades disparadoras podem ser situação problema simulada, vídeos e narrativas reflexivas. Estes disparadores propiciam aos mestrandos a reflexão sobre problemas existentes, formulação de hipóteses explicativas e elaboração de questões de aprendizagem. Entre um encontro e outro, cabe aos mestrandos a busca de novas informações e/ou respostas às questões e no encontro subsequente, ocorre o processo de compartilhamento e elaboração de novas sínteses e significados ao tema em processo de aprendizagem. Na experiência em desenvolvimento, tem sido possível uma reflexão bastante potente sobre o contexto de trabalho onde os mestrandos atuam. No final do semestre, os mestrandos elaboraram um seminário, utilizando como estratégia o mapa conceitual, que possibilitou sistematizar os conteúdos, conceitos relevantes e principais autores estudados, sendo compartilhado com os demais alunos do PPGGC.
Resultados: A sistematização por meio da elaboração do mapa conceitual, contribuiu para explicitar a relevância do processo de aprendizagem para os mestrandos, bem como propiciou elaboração de novos significados para os conceitos, além de sua aplicação no trabalho em saúde. O mapa conceitual escolhido para a sistematização foi um aplicativo online, que possibilitou representação dos conhecimentos construídos através do mapeamento de conceitos, explicitação de sua fundamentação teórica e identificação das possíveis conexões entre eles.
Considerações: A experiência vivenciada na AC e no seminário demonstra a importância da abordagem socioconstrutivista e aprendizagem significativa no processo formativo de adultos participantes de um programa de pós-graduação, uma vez que estimula o aprender a aprender e a capacidade investigativa, que é uma competência esperada, além de estabelecer correlação com a prática profissional, ressignificando-a e apontando caminhos para a transformação da mesma.