Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
Atenção Domiciliar SAD – Programa Melhor Em Casa
joana Oliveira gomes

Última alteração: 2022-02-03

Resumo


Joana Gomes De Oliveira

O Melhor em Casa é um programa criado pelo Governo Federal e tem como objetivo ampliar o atendimento domiciliar do Sistema Único de Saúde (SUS). Com o slogan “A segurança do hospital no conforto do seu lar”, o programa Melhor em Casa tem como proposta formar equipes multiprofissionais de atenção domiciliar “EMAD”, constituídas por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e fisioterapeutas. Outros profissionais poderão ser agregados às equipes multiprofissionais de apoio“EMAP”, a saber:(assistente social, fonoaudióloga, nutricionista, odontólogo, psicólogo, farmacêutico e terapeuta ocupacional).

O objetivo é levar o atendimento médico às casas de pessoas com necessidade de reabilitação motora, idosos, pacientes crônicos sem agravamento ou em situação pós-cirúrgica.

O Melhor em Casa é um serviço indicado para pessoas que apresentam dificuldades temporárias ou definitivas de sair do espaço da casa para chegar até uma unidade de saúde, ou ainda para pessoas que estejam em situações nas quais a atenção domiciliar é a mais indicada para o seu tratamento. A atenção domiciliar visa a proporcionar ao paciente quando atendidos em casa apresentam redução dos riscos de contaminação e infecção; Melhor em Casa representa um avanço para a gestão de todo o sistema público de saúde, pois ajuda a desocupar os leitos hospitalares, proporcionando um melhor atendimento e regulação dos serviços de urgência dos hospitais. Paciente tem   um cuidado mais próximo da rotina da família, evitando hospitalizações desnecessárias e diminuindo o risco de infecções, além de estar no aconchego do lar, ampliando assim a assistência no SUS a pacientes com agravos de saúde, que possam receber atendimento humanizado, em casa, e perto da família.

O programa apresenta avanços para a gestão de todo o sistema público de saúde, já que ajuda a reduzir as filas nos hospitais de emergência proporcionando um melhor atendimento e regulação dos serviços de urgência dos hospitais. No decorrer desses tempos tem sido uma experiência, extraordinária poder fazer parte de um programa que realiza um trabalho maravilhoso, que tem surgido efeitos positivos na vida de tanta pessoas que necessitam, poder receber elogios de gratidão, o reconhecimento dos pacientes, reabilitar pessoas, poder levar atendimento no conforto do seu lar é sem dúvida gratificante.

Concluímos assim que o programa melhor em casa vem fazendo a diferença, pois é visível que a demanda do hospital tem diminuído, a permanência de internações, as pessoas que possuem dificuldades para ir até a uma unidade básica de saúde ou hospital estão sendo atendidas pelo programa, garantindo saúde a todas que delas necessitam,  é capaz de proporcionar ao paciente um cuidado mais humano em ambiente familiar, além de poupar o paciente de hospitalizações desnecessárias, diminuindo o risco de infecções. O Programa Melhor em Casa, sem sombra de dúvida, representa um grande avanço no fortalecimento da atenção domiciliar no âmbito do SUS. Humanização da atenção, menor exposição à infecção hospitalar; maior conforto para o usuário e sua família; maior autonomia do cuidador e do paciente, diminuindo a necessidade e frequência de internações hospitalares; mais disponibilização de leitos.