Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
REORGANIZAÇÃO DAS PRÁTICAS DE CUIDADO NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA DE SOBRAL-CE NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19
Marcos Aguiar Ribeiro, Isabel Cristina Kowal Olm Cunha, Amanda Maria Braga Vasconcelos, Izabelle Mont'Alverne Napoleão Albuquerque

Última alteração: 2022-02-06

Resumo


Apresentação:

Apesar de, predominantemente, o foco de políticas estaduais e nacionais de enfrentamento da pandemia da COVID-19 estarem relacionadas a ampliação de leitos hospitalares, principalmente no que diz respeito as Unidades de Terapia Intensiva, considerando que as infecções pela COVID-19 podem evoluir para quadros mais graves como a Síndrome Respiratória Aguda Grave, a Atenção Primária à Saúde exerce papel importante no enfrentamento da COVID-19, uma vez que está ancorada na promoção da saúde, prevenção e controle de doenças, sendo capaz para atuar estrategicamente com a redução do risco de  transmissão a partir do diagnóstico precoce, acompanhamento e monitoramento individual e familiar.

Neste sentido, têm-se como objetivo descrever as estratégias de reorganização das práticas de cuidado na Estratégia Saúde da Família de Sobral – CE, no contexto da pandemia da COVID-19.

 

Delineamento do Percurso Metodológico

Estudo exploratório descritivo, sob abordagem qualitativa realizado por meio da cartografia. Buscou descrever as estratégias de reorganização das práticas de cuidado na Estratégia Saúde da Família de Sobral – CE, no contexto da pandemia da COVID-19, a partir da experiência dos pesquisadores em contato com o campo, nesse caso, como enfermeira e gestor (integrante do escritório de crise da COVID-19), em seu período de atuação.

O estudo compreende ao período da primeira onda da pandemia da COVID-19, mais especificamente entre maio e novembro de 2020.

As “territorializações” e “desterritorializações” foram realizadas por meio de própria experiência do pesquisador, seja através das experimentações de outros profissionais trazidas ao longo do processo de trabalho e que estão presentes em depoimentos, sistematizações em diário de campo e relatórios.

Para o delineamento da Cartografia, utilizou-se como marco teórico-metodológico os autores Gilles Deleuze e Félix Guattari. Os dados foram sistematizados com o suporte do software NVIVO 11 e analisados por meio de análise temática. Estudo apresenta parecer favorável do Comitê de Ética em Pesquisas da Universidade Estadual Vale do Acaraú (Número do Parecer: 5.131.907).

 

Resultados

Em relação a estrutura para o cuidado, no que se refere ao funcionamento das Unidades Básicas de Saúde (UBS), o município ampliou o horário de atendimento até o turno noturno em 14 das 37 UBS. foram desenvolvidas estratégias para evitar as aglomerações e impedir possíveis contágios. A estrutura das UBS permite a organização em entradas diferentes para os usuários sintomáticos respiratórios e para as outras demandas. Além disso, foram montadas tendas na frente ou nos pátios das unidades para triagem dos usuários antes de acessar a UBS.

A reorganização práticas de cuidado na Estratégia Saúde da Família de Sobral – CE centraram-se em eixos de intervenção: desenvolvimento de ações de vigilância em saúde; a continuidade das ações próprias da dinâmica da UBS (promoção da saúde, prevenção de agravos e provisão de cuidados à população) e o compartilhamento do cuidado em rede.

Em relação a operacionalização de um sistema de vigilância em saúde a nível local, foi implantado o Plantão Epidemiológico 24h. O Plantão Epidemiológico constitui-se como um canal de diálogo com os usuários do SUS a partir de aplicativo de mensagens. Além disso, todos os casos confirmados passaram a ser monitorados por meio de aplicativos de mensagem, ligações e visitas domiciliares.

Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) atuaram diretamente no processo de monitoramento de sintomáticos respiratórios e contatos de casos positivos, por meio visitas domiciliares às famílias de seu território de abrangência. Nestas visitas, realizam orientações acerca do isolamento domiciliar, identificação precoce de sinais de gravidade, e medidas de prevenção. Os Agentes de Combates as Endemias (ACE) também permaneceram nos territórios na prevenção das arboviroses.

No geral, os profissionais das UBS precisaram adequar suas práticas, incorporando o atendimento remoto e a descentralização das ações, na perspectiva da abordagem familiar e comunitária.

Na reorganização da rede de atenção alguns serviços de da atenção especializada tiveram suas atividades suspensas. Deste modo, os profissionais de centros de especialidades médicas, centros de referência de reabilitação foram realocados para fortalecer a APS.

Em relação ao cuidado a saúde da mulher e da criança, manteve-se o acompanhamento às gestantes, puérperas e crianças por meio da estratégia “Trevo de quatro folhas”, que se constitui como uma política pública municipal onde “mães sociais” (mulheres da comunidade) acompanham todo o processo de gestação e puerpério, desde o território até a maternidade, dando suporte e orientação às famílias em situação de vulnerabilidade. Além disso, realiza cuidado domiciliar para os bebês prematuros com visitas diárias dos ACS e visitas semanais de uma equipe multiprofissional composta por enfermeira pediátrica, médica pediátrica e assistente social.

O acompanhamento pré-natal foi realizado com algumas limitações e maiores cuidados e foram incorporadas teleconsultas para ampliar o monitoramento das gestantes. As ultrassonografias obstétricas foram mantidas, todavia, potencializadas por meio da utilização de aparelho de ultrassom portátil. O pré-natal de alto risco foi mantido por meio do matriciamento do médico obstetra com o médico de família e comunidade.

A imunização e o monitoramento do calendário vacinal foram mantidos e a dispensação de medicamentos especiais, e de alto custo passou a ser entregue nos domicílios dos pacientes. Os medicamentos regulares foram entregues, em alguns casos e grupos específicos, nos domicílios e em outros casos foi desenhado um processo de agendamento para entrega de medicações nas UBS.

A Atenção aos usuários com condições crônicas, grupo de risco da COVID-19, foi amplificada por meio de teleatendimento via aplicativos de mensagens e visitas domiciliares, considerando que cada equipe tem os pacientes crônicos identificados, mapeados e estratificados por risco.

Os pacientes sintomáticos respiratórios eram avaliados nas UBS, local onde era possível realizar o teste para detecção da COVID-19, e orientados acercas das medidas de isolamento, sinais de alarme e fluxos de acesso aos serviços de saúde. Cada usuário com COVID-19 e seus contatos foram georreferenciados e passam a ser monitorados diariamente. O monitoramento contou com apoio de dentistas das UBS e da Atenção Especializada  e profissionais do NASF (que tiveram as atividades suspensas por alguns períodos)

Considerações Finais

A reorganização das práticas de cuidado, vividas em Sobral, revela a importância da Estratégia Saúde da Família, ancorada em um modelo assistencial de abordagem familiar, comunitária e territorial, no enfrentamento da pandemia da COVID-19.