Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
Ensino remoto na pandemia e rede de apoio entre estudantes de pós-graduação: um relato de experiência
Bruna Vanti da Rocha, Juliberta Alves Macêdo, Marielly de Moraes

Última alteração: 2022-02-11

Resumo


Apresentação: A pandemia da COVID-19 vem apresentando-se como a mais séria crise socioeconômica e de saúde pública com impactos globais, com potencial de causar efeitos danosos a longo prazo. Em 2020, uma das medidas para contenção da pandemia foi o fechamento de Instituições de Ensino, atingindo milhões de estudantes em todo o mundo. Em 2021, estudantes continuaram enfrentando alguma interrupção em seus estudos e dificuldades de adaptação ao ensino remoto. Este trabalho objetiva relatar a experiência de apoio mútuo de pós-graduandas no ensino não-presencial de uma universidade pública. Desenvolvimento do trabalho: Trata-se de um relato que evidencia a rede de apoio formada por discentes, colegas em um programa de pós-graduação (PPG) em Saúde Coletiva que se conheceram à distância, a partir de seu ingresso no PPG, no final de 2020, e estabeleceram vínculo a partir de demandas de estudos trazidas pela Universidade. A persistência na educação a distância é influenciada por uma série de variáveis, e como mulheres, ao longo da vida assumimos uma multiplicidade de papéis, sendo o de estudante apenas mais um deles. Existem variações individuais em resposta ao estresse e às adversidades vivenciadas, sendo que, para alguns, esse enfrentamento será bem sucedido, já para outros, nem tanto. Assim, permanecer em uma pós-graduação de modo não-presencial apresenta-se como um desafio, que se torna ainda mais complexo sem o mínimo de apoio e acolhimento. O distanciamento físico dessa modalidade de ensino pode agir como um obstáculo à interação social e envolvimento emocional entre os estudantes. Os aplicativos de comunicação têm sido ferramentas importantes para a aproximação e criação de vínculos, estabelecendo a formação de redes de apoio. Esses instrumentos permitiram uma forma rápida e eficiente de interação, possibilitando a troca de informações e experiências de como lidar com os muitos desafios do meio acadêmico, problemas de relacionamento com colegas, professores e familiares, além de dificuldades pessoais como inseguranças, adoecimentos e perdas, intensificados pela pandemia. Esse espaço também promoveu acolhimento, pois proporcionou que estudantes em períodos mais avançados da pós-graduação compartilhassem o quanto é possível avançar no curso. Tudo isso, permitiu a formação de laços de parceria e amizade, imprescindíveis nessa caminhada acadêmica. Considerações Finais: As circunstâncias estabelecidas em decorrência da pandemia trouxeram à tona a utilização de tecnologias leves de cuidado (mesmo que a grandes distâncias), que tornaram as ferramentas virtuais um veículo para escuta, empatia e afecção (produção de modificações despertadas pelo encontro com o outro). Essa experiência evidenciou, a partir de relatos de sentimentos, dúvidas e dificuldades cotidianas compartilhadas, a construção de uma rede de apoio importante e sólida entre estudantes/profissionais da saúde, destacando habilidades e competências que vêm ao encontro da integralidade e da humanização do cuidado em saúde.