Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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POTENCIAL DAS IMAGENS NO PROCESSO DE FORMAÇÃO EM SAÚDE: RELATO DE EXPERIÊNCIA.
Letícia do Nascimento Rodrigues, Samantha Moreira Felonta, Eduarda Sepulchro Barone, Isabela Seabra Baiôcco, Roseane Vargas Rohr, Welington Serra Lazarini

Última alteração: 2022-07-13

Resumo


A arte constitui um potente recurso pedagógico para o desenvolvimento de competências específicas na formação dos profissionais de saúde, permitindo a reflexão acerca das vulnerabilidades e do sofrimento humano, o que possibilita um olhar empático e um cuidado humanizado. Acreditando no potencial da arte para a formação em saúde, o Projeto Imagens da Vida: arte, saúde e história, está vinculado ao departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Espírito Santo desde 2007 e busca aproximar a arte e a ciência no processo de formação em saúde e no cuidado sensível. Para isso, trabalha com a estratégia educativa de Mostras Culturais Temáticas que promovem a articulação de ensino, pesquisa e extensão, utilizando o referencial teórico e metodológico de Paulo Freire. O processo de criação das mostras culturais obedece às seguintes etapas: 1. Escolha do tema gerador; 2. Exploração temática; 3. Seleção de Imagens; 4. Leitura de produções sobre o tema; 5. Organização da mostra e 6. Avaliação dos resultados.  Ao todo, foram realizadas 24 mostras desde a criação do projeto, todas elas apresentavam um livro de registro para os participantes deixarem suas percepções e os sentimentos evocados por meio das imagens apresentadas. Com isso, a partir da análise das percepções deixadas no livro de registro é possível observar que as imagens selecionadas para a criação das mostras culturais possibilitaram uma troca de experiência entre a comunidade, os profissionais de saúde e a equipe do projeto. Dessa forma, podemos concluir que a arte é um instrumento que auxilia no rompimento ao modelo educativo bancário, buscando uma educação dialógica, participativa e emancipatória que valorize os saberes adquiridos pelos educandos. A arte possibilita despertar uma visão holística e humana do indivíduo,  além de desenvolver competências de observação, percepção visual, sensibilidade artística e senso crítico, despertando o interesse dos participantes pelo assunto tratado nas mostras e também pela arte.