Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida
v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Última alteração: 2022-02-01
Resumo
A utilização de vídeos constitui um recurso tecnológico que se mostra de grande importância para a construção do pensamento crítico e reflexivo, uma vez que eles permitem experimentar sensações do mundo e de nós mesmos, sendo assim instrumento no processo de produção de conhecimento. Criado em 2007, o Projeto de Extensão Imagens da Vida – Arte, Saúde e História é vinculado ao Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Espírito Santo e possui como objetivo central aproximar a arte da formação em saúde e do cuidado humano, através de imagens paradas, como é o exemplo da fotografia e imagens em movimento, como por exemplo, os vídeos. O projeto de extensão Imagens da Vida, apoia-se no referencial teórico e metodológico de Paulo Freire, dessa forma os integrantes do grupo desempenham um papel de protagonista no seu processo de aprendizagem e de produção. Com base nisso, o presente trabalho possui como objetivo relatar a experiência da produção de um vídeo como tecnologia estimuladora do pensamento reflexivo e difusora de conhecimento. A elaboração do vídeo cumpriu as seguintes etapas: 1- definição do tema gerador, 2- resgate de imagens, 3- revisão de literatura, 4- produção e edição do vídeo. Na primeira etapa da presente produção, o tema gerador surgiu através de uma demanda da Unidade de Saúde da Família (USF) de Consolação de criar um vídeo que versasse sobre a relação da USF com a comunidade. A metodologia proposta para elaboração do vídeo foi o método Photovoice, que se baseia na proposta educativa de Paulo Freire e estimula a construção coletiva e crítica do conhecimento, por ser um método que mescla a narrativa com utilização de imagens para empoderar os envolvidos, dando-lhes voz. Dessa forma, procedeu-se então com o resgate de imagens e vídeos e a revisão literária para construção do vídeo, material esse disponibilizado por funcionários e por alunos que realizaram o estágio na USF, todos com o termo de autorização de uso de imagens e voz assinados. Com as imagens e os textos a serem utilizados selecionados, iniciou-se a produção do vídeo e edição conjunta entre os integrantes do projeto, finalizando assim a produção do vídeo. Ao final, o vídeo era composto pela localização geográfica da USF, a divisão quanto ao número de equipes de saúde e microáreas, informações sobre a população assistida pela USF, os serviços oferecidos a comunidade e a relação entre os profissionais e os usuários do serviço, contando também com relatos de alunos e funcionários. Deste modo, o vídeo permitiu ao telespectador compreender a dinâmica existente na unidade e a relação que o serviço desemprenha com a comunidade e os usuários, além de possibilitar e incentivar o pensamento crítico e reflexivo a cerca das relações estabelecidas como a comunidade bem como a eficiência e efetividade dos serviços prestados.