Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO NA PRODUÇÃO DE VÍDEO SOBRE TERRITÓRIO DE SAÚDE EM VITÓRIA, ESPÍRITO SANTO
Letícia do Nascimento Rodrigues, Nilds de Souza Bandeira Frota, Carolina Maia Martins Sales, Welington Serra Lazarini, Roseane Vargas Rohr

Última alteração: 2022-02-01

Resumo


A utilização de vídeos constitui um recurso tecnológico que se mostra de grande importância para a construção do pensamento crítico e reflexivo, uma vez que eles permitem experimentar sensações do mundo e de nós mesmos, sendo assim instrumento no processo de produção de conhecimento. Criado em 2007, o Projeto de Extensão Imagens da Vida – Arte, Saúde e História é vinculado ao Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Espírito Santo e possui como objetivo central aproximar a arte da formação em saúde e do cuidado humano, através de imagens paradas, como é o exemplo da fotografia e imagens em movimento, como por exemplo, os vídeos. O projeto de extensão Imagens da Vida, apoia-se no referencial teórico e metodológico de Paulo Freire, dessa forma os integrantes do grupo desempenham um papel de protagonista no seu processo de aprendizagem e de produção. Com base nisso, o presente trabalho possui como objetivo relatar a experiência da produção de um vídeo como tecnologia estimuladora do pensamento reflexivo e difusora de conhecimento. A elaboração do vídeo cumpriu as seguintes etapas: 1- definição do tema gerador, 2- resgate de imagens, 3- revisão de literatura, 4- produção e edição do vídeo. Na primeira etapa da presente produção, o tema gerador surgiu através de uma demanda da Unidade de Saúde da Família (USF) de Consolação de criar um vídeo que versasse sobre a relação da USF com a comunidade. A metodologia proposta para elaboração do vídeo foi o método Photovoice, que se baseia na proposta educativa de Paulo Freire e estimula a construção coletiva e crítica do conhecimento, por ser um método que mescla a narrativa com utilização de imagens para empoderar os envolvidos, dando-lhes voz. Dessa forma, procedeu-se então com o resgate de imagens e vídeos e a revisão literária para construção do vídeo, material esse disponibilizado por funcionários e por alunos que realizaram o estágio na USF, todos com o termo de autorização de uso de imagens e voz assinados. Com as imagens e os textos a serem utilizados selecionados, iniciou-se a produção do vídeo e edição conjunta entre os integrantes do projeto, finalizando assim a produção do vídeo. Ao final, o vídeo era composto pela localização geográfica da USF, a divisão quanto ao número de equipes de saúde e microáreas, informações sobre a população assistida pela USF, os serviços oferecidos a comunidade e a relação entre os profissionais e os usuários do serviço, contando também com relatos de alunos e funcionários. Deste modo, o vídeo permitiu ao telespectador compreender a dinâmica existente na unidade e a relação que o serviço desemprenha com a comunidade e os usuários, além de possibilitar e incentivar o pensamento crítico e reflexivo a cerca das relações estabelecidas como a comunidade bem como a eficiência e efetividade dos serviços prestados.