Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
A utilização de metodologias ativas como ferramenta de ensino no processo de qualificação na Atenção Primária à Saúde: relato de experiência.
SABRENA CANI FAVARATO, ROSINEI MARIA BREMENKAMP, VIVIANE CUNHA CASTRO, GABRIELY FAVARATO SCOPEL, ANDERSON CLEYTON GASPARINI MILANEZI

Última alteração: 2022-02-04

Resumo


A necessidade de formação de um profissional critico-reflexivo, capaz de se adaptar as demandas de sua realidade e assim conseguir atuar de forma eficaz dentro do seu território, vem transformando o processo de ensino-aprendizagem na saúde. Nesse contexto, as metodologias ativas têm se destacado como importante ferramenta educacional e transformadora dos profissionais de saúde, favorecendo a qualificação dos mesmos. Tal ferramenta, estimula os alunos a desenvolver a capacidade de absorção de conteúdos de maneira independente e participativa, valorizando os conhecimentos prévios e estimulando a busca por novos saberes. O objetivo do presente trabalho é relatar o impacto da utilização das metodologias ativas na formação continuada de profissionais da saúde, vinculados ao Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPI) atuantes na Atenção Primária à Saúde no Estado do Espírito Santo. Método: trata-se de um relato de experiência acerca da formação continuada de cirurgiões-dentistas vinculados à Estratégia de Saúde da Família, dentro programa de Qualificação da Atenção Primária no período de junho à dezembro de 2021.Para isso, a metodologia ativa foi utilizada como base educacional, com encontros síncronos online de 8 horas realizados semanalmente. Dentre as estratégias utilizadas, destaca-se o uso da espiral construtivista, Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), estudo de histórias clínicas e o cine viagem. Resultados: Destaca-se o papel de convergência que as ferramentas das metodologias ativas influem no paradigma teoria-prática. Ao aproximar ambas, facilita o processo de aprendizagem, sedimentando os conhecimentos e suas aplicabilidades no cotidiano. Os alunos desenvolvem uma autoconsciência de suas habilidades e deficiências, favorecendo a busca por preenchimento das lacunas de conhecimentos existentes, melhorando a confiança em suas competências e permitindo tomar as melhores decisões. Conclusão: Portanto, destaca-se o papel transformador que as metodologias ativas podem desenvolver no processo de formação dos profissionais da saúde. Isso, desenvolvido em grupos de formação, favorece a construção coletiva de novos saberes, incrementando a qualidade e otimizando a assistência prestada à população.