Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO POR PAIS E/OU RESPONSÁVEIS ACERCA DA TRIAGEM NEONATAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.
Nilton Lucas Telis de Sousa, wanne Letícia Santos Freitas, Lucas Bittencourt Dantas, Monique Pantoja Fonseca

Última alteração: 2022-02-04

Resumo


Introdução: o teste do pezinho (TP) é um exame laboratorial que faz parte do programa de triagem neonatal (PNTN), realizado a partir da coleta de amostras sanguíneas do calcanhar do recém-nascido, preferencialmente entre o terceiro e quinto dia de vida. Essa testagem possibilita a detecção de doenças infecciosas, genéticas e metabólicas, permitindo o diagnóstico precoce e o início de medidas terapêuticas prevenindo o aparecimento de sequelas neurológicas. Desse modo, nota-se a importância do entendimento, por parte de pais e/ou responsáveis do recém-nascido (RN), acerca das informações a respeito da realização do TP. Diante disso, o estudo teve como objetivo relatar a experiência da prática vivenciada em uma Unidade básica de Saúde, sobre a importância do conhecimento de pais e/ou responsáveis acerca da triagem neonatal. Metodologia: trata-se de uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa, do tipo relato de experiência, desenvolvida por acadêmicos do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Pará durante o estágio obrigatório em uma Unidade Municipal de Saúde do Guamá - Belém/PA. A experiencia ocorreu em dois momentos, o primeiro consistiu em entrevistas abertas ,durantes as consultas de realização dos testes, o qual foi avaliado o nível de conhecimento de pais ou responsáveis sobre a triagem neonatal e posteriormente foi realizado uma ação de educação em saúde sobre o tema para esclarecer as dúvidas e orientar os responsáveis    Resultado: na vivência prática foi possível observar algumas situações nas quais ficaram evidentes a carência de informações pelos pais e/ou responsáveis dos recém-nascidos que foram realizar o TP. Durante a vivência, por exemplo, uma das mães abordadas na sala do TP foi questionada a respeito das doenças que são detectadas pelo TP, no entanto, ela não soube responder á pergunta realizada. Outrossim, alguns responsáveis chegaram ao local de coleta para a realização do teste sem nenhum tipo de documento que pudesse identificar o recém-nascido. Assim, torna-se evidente a carência de informações acerca do TP, principalmente no que diz respeito ao período ideal para realizar a coleta da amostra de sangue para o teste, as doenças que podem ser detectadas, a importância de fazer o teste e de receber o resultado, bem como a explicação de como o teste é realizado. Considerações finais: Verifica-se, portanto, que a participação dos acadêmicos de enfermagem na vivência prática, no âmbito da triagem neonatal, é de fundamental importância para o desenvolvimento das habilidades e competências necessárias à profissão, atuando em diferentes problemáticas no que tange a promoção de saúde por meio da educação popular em sua assistência.