Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
Redes de apoio a saúde de pacientes em lista de espera para transplante: Revisão de Literatura
Thiago Nogueira Silva, Marcelle Ignácio Rebello, Márcia Cristina Moccellin, Fabiana Ramos Vargas, Victória Ribeiro Teles, Marilei de Melo Tavares, Cláudia Mara de Melo Tavares

Última alteração: 2022-02-03

Resumo


Apresentação: O transplante de órgãos é uma das principais terapias de saúde ao tratamento de pacientes com falência grave de órgãos. Para que o paciente chegue ao transplante, torna-se necessário o engajamento da rede de apoio formal, além de ampla adesão da rede de apoio informal. A rede de apoio formal pode ser definida como cuidados à saúde que precisam ser adotados, havendo necessidade de informações e de suporte da rede formada pelos serviços de saúde e equipes multiprofissionais responsáveis pela manutenção da saúde do paciente em fila de espera. Já a rede informal é composta pela família e pela comunidade. Com isso, o presente estudo tem por objetivo identificar as redes de apoio a saúde disponíveis a pacientes em fila de espera para transplante, a partir da literatura existente.

Desenvolvimento do trabalho: Trata-se de uma revisão de literatura com buscas no Portal Regional da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), na Scientific Eletronic Library Online (Scielo), Medical Literature Analysis and Retrievel System Online (Medline) e Pubmed que é um serviço da U. S. National Library of Medicine (NLM), nos meses de novembro a dezembro de 2021. Os filtros utilizados foram: textos completos dos últimos cinco anos, nos idiomas português e inglês, com os descritores: Delivery of Health Care, Patients, Waiting Lists, Transplants. Obteve-se os seguintes resultados: dos 149 buscados na Pubmed, 3 foram selecionados; dos 135 buscados na Medline, foram selecionados 3; dos 33 buscados na Scielo, selecionou-se 1; dos 15 buscados na BVS 1 foi selecionado. Totalizou-se a seleção, então, de oito artigos.

Resultados e/ou impactos: A rede de apoio informal se refere às relações estabelecidas pelos pacientes, as quais compreendem a família, os amigos, organizações religiosas, entre outros. Já na rede de apoio formal encontrada nos serviços de saúde, foram vistas algumas pesquisas que continham maneiras inovadoras de proporcionar suporte aos pacientes, como: Modelo de rede “hub-and-spoke”; Rede de Aquisição e Transplante de Órgãos do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA; Rede Integrada de Atenção em Transplantes de Portugal e Sistema Nacional de Transplantes (SNT) do Brasil, entre outras. Identificou-se que as redes formais são eficazes em oferecer resultados promotores de satisfação do paciente, além de ajudar a eliminar a disparidade geográfica nas taxas de mortalidade em pacientes em fila de espera para transplante. Já com relação as redes de apoio informal, os pacientes enfatizavam alguns temas principais em que tendem a receber maior tensão nesse âmbito: gerenciar expectativas, receber suporte de educação emocional, suporte as suas necessidades singulares.

Considerações finais: Diante da literatura encontrada, tanto a rede de apoio formal quanto a informal demonstram serem fundamentais para evitar complicações, dadas às fragilidades dos pacientes em decorrência do processo de entrada em fila de espera até a efetividade do transplante.