Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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TECNOLOGIA EDUCACIONAL UTILIZADA COMO SUPORTE NO PROCEDIMENTO DE CINEANGIOCORONARIOGRAFIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Rosana Moreira de Sant'Anna, Alessandra Conceição Leite Funchal Camacho, Josélia Braz dos Santos Ferreira, Jonas Lírio Gurgel, Bárbara Pompeu Christovam, Cassia Gonçalves Santos da Silveira, Geilsa Soraia Cavalcanti Valente, Jovíria Márcia Ferreira Oliveira Padilha

Última alteração: 2022-02-05

Resumo


Apresentação: No mundo inteiro, estima-se que mais de um milhão de intervenções coronarianas são realizadas, principalmente nos setores de alta complexidade nos serviços de hemodinâmica. As doenças cardiovasculares permanecem sendo nos países desenvolvidos e subdesenvolvidos as causas mais importantes  de morbidade e mortalidade. O laboratório de Hemodinâmica é um espaço dos serviços de saúde onde ocorrem procedimentos invasivos que possibilitam o estudo hemodinâmico cardíaco e arterial dos usuários. Esses exames têm por objetivo realizar diagnóstico e tratamento adequado de cardiopatias e arteriopatias. Os procedimentos mais realizados na hemodinâmica são a angiografia e angioplastia das artérias coronárias. A cineangiocoronariografia é um exame cardiológico invasivo, que se constitui na introdução de finos cateteres nas artérias através da punção ou dissecção de uma veia ou artéria periférica e da administração de contraste radiológico, possibilita-se o diagnóstico através da medição da pressão e gradientes de pressão, também o tratamento das estenoses das válvulas cardíacas, isquemias coronárias, por meio da desobstrução mecânica dos vasos ou da introdução de stents. Ainda propicia o tratamento não cirúrgico de alguns aneurismas da aorta. Consiste num procedimento de baixo risco com raras complicações (menos de 1%). Nos dias atuais percebe-se uma crescente inovação tecnológica, caracterizada por profundas e constantes mudanças, onde são colocadas à disposição dos profissionais e usuários os mais diversos tipos de tecnologia, tais como: tecnologias educacionais, tecnologias gerenciais e tecnologias assistenciais. Ao refletir sobre  tecnologia educacional que intervenha no processo de orientação dentro das unidades de hemodinâmicas, busca-se a possibilidade de introduzi-la dentro deste dentro desse universo, de maneira a contribuir para um maior esclarecimento e visibilidade dela. A assistência de enfermagem permeia as esferas gerencial e assistencial, perpassando entre o ensino e a pesquisa, que estão diretamente ligados às práticas do cuidado, fazendo com o enfermeiro se torne, um gerenciador do cuidado. Isto perpassa pela competência profissional. Ela é definida como a capacidade de articular valores, conhecimentos, habilidades e atitudes necessários para o desempenho eficaz de atividades requeridas pela natureza do trabalho, além do alcance dos objetivos estabelecidos. As competências são elementos indispensáveis para o gerenciamento do cuidado, principalmente em um contexto em que as mudanças tecnológicas incentivam  a aquisição cada vez maior de um conhecimento especializado, exigindo do profissional capacidade de pensar, agir, interagir e decidir em um sistema complexo de informações e comunicação, de forma que se use a tecnologia de modo inteligente. São ainda necessárias competências, tais como: tomada de decisões, comunicação, liderança, administração, gerenciamento e educação permanente. A orientação é papel do profissional enfermeiro.  Ele traz para o paciente e família a possibilidade de minimizar a ansiedade e o medo pré-existente ao exame.  Os materiais educativos impressos na área de saúde constituem uma prática comum utilizada pelo Sistema Único de Saúde. Usualmente são empregados manuais de cuidados em saúde, folhetos e cartilhas associados às formas de comunicação e diálogo que promovam uma relação dialógica Quando se oferece a orientação ao paciente quanto ao preparo, cuidados pré e pós - exame antes do procedimento ser realizado se possibilita a colaboração do paciente, bem como uma recuperação segura e eficaz. O gerenciamento das tecnologias em saúde é discutido pela ANVISA como conjunto de procedimentos planejados e colocados em prática a partir de embasamento técnico e científico, considerando normas e leis com o objetivo de garantir eficácia, eficiência, qualidade e, sobretudo, segurança aos usuários. Objetivo: Relatar a experiência sobre uma intervenção de educação em saúde para pacientes submetidos a cineangiocoronariografia. Desenvolvimento do trabalho: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência, realizado na sala de espera para exames de cineangiocoronariografia de um hospital federal universitário no Estado do Rio de Janeiro. Os participantes do estudo foram 20 usuários que procuraram o serviço de hemodinâmica para marcação e realização do exame de cineangiocoronariografia e que aceitaram participar do estudo, realizado no período de outubro a dezembro de 2013. Os critérios de inclusão dos participantes foram: usuários de ambos os sexos, idade maior ou igual a 18 anos, atendidos ambulatorialmente e ou internados, e que estivessem sob cuidados médicos. Os critérios de exclusão foram: usuários submetidos ao exame em caráter de urgência ou mentalmente comprometidos e crianças. A reflexão parte da produção dos dados constituídos por meio de entrevista semiestruturada durante a admissão do usuário nas unidades de atendimento ou de internação. Utilizou-se de três instrumentos para a coleta de dados, um contemplando o perfil sociodemográficos dos usuários atendidos no serviço de HD, o segundo que possibilitou a identificação dos conhecimentos e crenças relacionados ao exame realizado e o terceiro onde os usuários avaliaram a cartilha educativa construída a partir das evidências cientificas que emergiram do estudo. As entrevistas foram gravadas e transcritas na íntegra, para posterior análise. A saturação dos dados foi o critério para encerramento da amostra. Os dados foram analisados e interpretados a partir da triangulação dos achados, à luz da análise temática de conteúdo. Os aspectos éticos foram respeitados segundo a resolução 466/12, sob o número de parecer n 429.165. Resultados: A experiência vivenciada  na oferta de educação em saúde aos pacientes submetidos ao exame de cineangiocoronariografia proporcionou através da estratégia elegida a possibilidade de melhorar o estresse, a ansiedade e medo vivenciados por eles ante a realização do exame, proporcionando ainda  a criação do vínculo com o profissional educador. A participação  do enfermeiro neste processo é de fundamental importância,  pois ele encontra-se envolvido na prática educativa reforçando seu o papel de destaque na assistência à saúde. Considerações finais: As ações educativas representam ferramenta assistencial fundamental a corresponsabilidade do cuidado em saúde, possibilitando que se amplie e se compartilhe  conhecimentos. Possibilita ainda o esclarecimento de mitos e tabus acerca da temática. Em educação em saúde preza-se ir de encontro as dificuldades no tocante a compreensão do que seja o motivo de preocupação, gerador de estresse ou medo, para assim promover o encontro entre do saber e do ser. O processo dialógico proporciona ao enfermeiro  não o papel de professor ou sábio, mas aquele que pode junto ao cliente levá-lo a superar seus medos, através do conhecimento  do que seja realmente o exame a ser realizado e os capacitando na busca de um estilo de vida saudável.

Palavras-chave: Enfermagem, Educação em Saúde, Cateterismo Cardíaco.