Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida
v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Tamanho da fonte:
Responsabilidade Social da Universidade no Apoio ao Processo de Orientação à Escolha Profissional de Alunos do Ensino Médio
Última alteração: 2022-02-03
Resumo
Introdução: O Projeto de Extensão da UFRJ: “A RECEPÇÃO DE CALOUROS COMEÇA NA ESCOLA! Apresentação do Curso de Nutrição da UFRJ Macaé para alunos do Ensino Médio”, durante o ano de 2021, realizou encontros virtuais com alunos do Ensino Médio da rede pública e privada de Macaé e em municípios de estados vizinhos, a fim de aproximar as duas categorias de estudantes e diminuir a distância entre o Ensino Médio e Superior. As intervenções levantaram questionamentos, desenvolvendo debates e rodas de conversa acerca de uma ampla gama de assuntos seguindo a demanda das escolas parceiras vinculadas ao projeto, trilhando os caminhos necessários no encurtamento das distâncias que separam o “jovem adulto” da mística e idílica vida acadêmica. Sob tal perspectiva, buscou-se levar a esses estudantes o conhecimento que é de direito deles, passando por temáticas provocativas sobre a importância das cotas, o sistema de ingresso para as universidades públicas e também levando a presença de alunos do ensino superior dos cursos de interesse demandados em cada turma. Com esse intento e de posse dos relatos de vivências apresentados pelos alunos durante as diversas intervenções, elabora-se o objetivo de apresentar o Ensino Superior como agente de apoio às escolas e corresponsável na orientação vocacional de alunos do Ensino Médio. Objetivos: Apresentar o Ensino Superior como agente de apoio às escolas e corresponsável na orientação vocacional de alunos do Ensino Médio. Métodos: Análise quantitativa e qualitativa dos dados coletados mediante intervenções realizadas no formato de rodas de conversa virtual através da plataforma Google Meet. Resultados Esperados: Espera-se que, sob a perspectiva das experiências adquiridas e relatos de vivências apresentados pelos alunos durante as diversas rodas de conversa virtuais, possamos apresentar o Ensino Superior como agente de apoio às escolas e corresponsável na orientação vocacional de alunos do Ensino Médio. Considerações Finais: A acolhida aos calouros com atividades francamente voltadas à sua pronta adaptação à instituição e à cidade pode representar boa forma de proporcionar integração deles com estas instâncias e com os demais membros da comunidade acadêmica e propiciar, ainda que indiretamente, melhor qualidade de vida tanto acadêmica quanto pessoal, evitando a evasão estudantil.