Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
Responsabilidade Social da Universidade no Apoio ao Processo de Orientação à Escolha Profissional de Alunos do Ensino Médio
MARCOS VIEIRA FERREIRA, MARCIA REGINA VIANA, ULLY MILITÃO CERQUEIRA, MARIA EDUARDA LIRA BUCAR, PEDRO ANTONIO NUNES VELLOSO, EDUARDO ÉRIC ALMEIDA DO CARMO

Última alteração: 2022-02-03

Resumo


Introdução: O Projeto de Extensão da UFRJ: “A RECEPÇÃO DE CALOUROS COMEÇA NA ESCOLA! Apresentação do Curso de Nutrição da UFRJ Macaé para alunos do Ensino Médio”, durante o ano de 2021, realizou encontros virtuais com alunos do Ensino Médio da rede pública e privada de Macaé e em municípios de estados vizinhos, a fim de aproximar  as duas categorias de estudantes e diminuir a distância entre o Ensino Médio e Superior. As intervenções levantaram questionamentos, desenvolvendo debates e rodas de conversa acerca de uma ampla gama de assuntos seguindo a demanda das escolas parceiras vinculadas ao projeto, trilhando os caminhos necessários no encurtamento das distâncias que separam o “jovem adulto” da mística e idílica vida acadêmica. Sob tal perspectiva, buscou-se levar a esses estudantes o conhecimento que é de direito deles, passando por temáticas provocativas sobre a importância das cotas, o sistema de ingresso para as universidades públicas e também levando a presença de alunos do ensino superior dos cursos de interesse demandados em cada turma. Com esse intento e de posse dos relatos de vivências apresentados pelos alunos durante as diversas intervenções, elabora-se o objetivo de apresentar o Ensino Superior como agente de apoio às escolas e corresponsável na orientação vocacional de alunos do Ensino Médio. Objetivos: Apresentar o Ensino Superior como agente de apoio às escolas e corresponsável na orientação vocacional de alunos do Ensino Médio. Métodos: Análise quantitativa e qualitativa dos dados coletados mediante intervenções realizadas no formato de rodas de conversa virtual através da plataforma Google Meet. Resultados Esperados: Espera-se que, sob a perspectiva das experiências adquiridas e relatos de vivências apresentados pelos alunos durante as diversas rodas de conversa virtuais, possamos  apresentar o Ensino Superior como agente de apoio às escolas e corresponsável na orientação vocacional de alunos do Ensino Médio. Considerações Finais: ​​​​A acolhida aos calouros com atividades francamente voltadas à sua pronta adaptação à instituição e à cidade pode representar boa forma de proporcionar integração deles com estas instâncias e com os demais membros da comunidade acadêmica e propiciar, ainda que indiretamente, melhor qualidade de vida tanto acadêmica quanto pessoal, evitando a evasão estudantil.