Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
A importância da qualidade do Plano Odontológico de Contingência a COVID 19: relato de experiência em Linhares-ES
Elisa Prezotto Giordani, Itamar Francisco Teixeira, Saulo Rodrigues Meirelles

Última alteração: 2022-02-16

Resumo


INTRODUÇÃO:

A pandemia de COVID 19 trouxe inúmeros desafios às gestões municipais de todo o país. Desde seu início, em março de 2020, diferentes estratégias de atuação, diante do combate ao vírus, começaram a ser implementadas mundo afora. Porém, a utilização de estratégias que uniformizassem as ações dentro de uma mesma área, como a adoção de Planos Odontológicos de Contingência a COVID 19, mostraram-se bastante eficientes no cuidado com a população residente.

OBJETIVO:

O objetivo do presente trabalho é relatar a importância da qualidade da elaboração de um Plano Odontológico de Contingência a COVID 19, como aquele utilizado em Linhares-ES, quando o período de pandemia se estende por mais de 2 anos.

METODOLOGIA:

Este estudo foi realizado no município de Linhares- ES, em janeiro de 2022, a partir da iniciativa de atualização do Plano Odontológico de Contingência a COVID 19. Observou-se que a intenção de rever e atualizar o Plano de Contingência, adotado em 2020, surgiu a partir da constatação de que o período pandêmico havia se estendido além do inicialmente previsto. Assim, a gestão da Secretaria da Saúde julgou pertinente uma reavaliação e readaptação do plano inicial.

RESULTADOS:

Após detalhada avaliação por parte da área técnica odontológica envolvida, surpreendentemente, chegou-se à conclusão de que não haveria necessidade de atualizações. A versão original do Plano Odontológico de Contingência mostrou-se tão abrangente e bem desenvolvida que, mesmo após 2 anos, continuava plenamente atualizada e adequada às necessidades do momento.

CONCLUSÕES:

De acordo com os resultados, pode-se concluir que a partir do momento em que a gestão se empenha em priorizar a qualidade de vida de sua população, todo esforço vale a pena. Em especial no tocante à elaboração de normas e procedimentos, como o Plano Odontológico de Contingência a COVID 19 do município de Linhares-ES, que ao ser concebido com seriedade, permitiu sua utilização por muito tempo. Sem retrabalhos, a gestão pode voltar sua atenção para outros pontos de interesse de sua população, no enfrentamento a COVID 19 e suas consequências.