Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
Defenda o SUS: A importância do SUS na pandemia de Covid-19
Ângela Amorim, Ida Oliveira de Almeida, Márcio Santos Carvalho, Danielle Brandão de Melo, Thalita Marques da Silva, Rosana Freitas de Assis, Daniele Santos Mangabeira

Última alteração: 2022-02-06

Resumo


INTRODUÇÃO

O Sistema Único de Saúde (SUS), exerceu e tem exercido um papel de suma importância na pandemia da Covid-19, através de um SUS de qualidade e gratuito para todas as pessoas, tem sido um grande aliado para o enfretamento dessa crise sanitária que o país vive e convive.

OBJETIVO

Discorrer sobre a importância do SUS na pandemia da Covid-19.

METODOLOGIA

Revisão de literatura, pautada em artigos nacionais e internacionais, publicados de 2020 a 2021. Foram realizadas buscas nas bases de dados eletrônicas da Biblioteca Virtual em Saúde e Scientific Electronic Library Online, CAPES e PubMed. Para seleção, realizamos a leitura do título e resumo e posteriormente a leitura do artigo completo.

RESULTADOS

Com o SUS, foi possível durante a pandemia de COVID 19 desempenhar diversos papéis para o seu enfretamento, dentre eles: o diagnóstico laboral de PCR, fornecimento de medicamentos, testes rápidos, vigilância laboratorial, telemedicina, a rede hospitalar com os leitos de enfermaria e terapia intensiva para o tratamento de pessoas infectadas, além disso, o programa de imunização, através da compra de vacinas, ações primordiais para o combate dessa pandemia que se faz presente até hoje no Brasil e no mundo.

CONCLUSÃO

O SUS desempenhou e tem desempenhado papéis fundamentais na pandemia de COVID 19, o que demonstra sua importância para a saúde pública no país, no entanto, para manutenção e ampliação desse sistema, demanda recursos e investimentos em diferentes esferas, desde recursos financeiros a recursos humanos, desta forma, torna-se necessário defender o SUS e combater no que tange aos desmontes que estão sendo realizados atualmente.