Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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Enfermagem na Educação em Saúde no Diabetes tipo 2: Integração ensino-serviço para melhor qualidade de vida de pacientes com DCNT
Flavine Evangelista Gonçalves, Roseneide dos Santos Tavares, Hilma Solange Lopes Souza, Douglas Tiago da Silva Monteiro, Joanny Emanoelly Campos do Nascimento, Clara Alice Monteiro Soranso, João Enivaldo Soares de Melo Junior

Última alteração: 2022-02-05

Resumo


Apresentação: As doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) representam um problema de saúde pública no Brasil e no mundo. A incidência e prevalência do diabetes mellitus tipo 2 (DM2) tendem a aumentar, alcançando níveis epidêmicos, e sua repercussão ultrapassa o viés biológico, permeando desde complicações como cegueira, neuropatia, até risco de morte prematura, além dos impactos sociais, familiares e altos custos de tratamento. Alinhado a essa problemática de âmbito mundial, o projeto de extensão “Conhecendo a Rede Social de Pessoas Portadoras de Doenças Crônicas” da Universidade Federal do Pará (UFPA) busca no desenvolvimento das atividades na Unidade Básica de Saúde do Guamá em Belém/PA, realizar medidas que estimulem a reduzir o acometimento das complicações pelas DCNT, através da educação em saúde. O enfoque em desenvolver um desempenho satisfatório e ativo da rede de apoio social dos adoecidos crônicos, é importante devido a coadjuvação desses para incentivo ao tratamento do usuário e garantia de apoio no nível biológico, emocional, social, financeiro e espiritual. Desenvolvimento: Foi realizado um encontro com os usuários cadastrados no programa HIPERDIA da UBS Guamá. A atividade foi mediada por acadêmicos de Enfermagem, mediante o projeto de extensão citado. O desenvolvimento desse encontro ocorreu em 4 momentos. Resultados: No primeiro momento, foi realizado o acolhimento dos usuários por meio da dinâmica do barbante, na qual um barbante é passado por cada um dos participantes.  Em posse do barbante o participante  fala sobre si e sobre a doença. Ao final da dinâmica, ocorreu a  formação de uma rede composta pelo  barbante, que interligou todos os participantes e profissionais, que seguravam os pontos de sustentação dessa rede, demonstrando assim o conceito de rede. Depois, foram apresentados conceitos chaves para o entendimento da DM2: conceito, fatores de risco, tratamento e complicações, mediante um painel interativo, o qual consiste em 4 espaços com os título de cada conceito trabalhado, de modo que os participantes interajam montando o painel em conjunto com os acadêmicos, por meio da anexação de imagens explicativas e relacionadas a cada um dos conceitos, no espaço correto, sincronizado com as apresentações, permitindo a discussão sobre os assuntos abordados. Por fim, foi construído um painel completo, de forma integrada. No terceiro momento, houve a dinâmica de avaliação, na qual cada participante respondia uma pergunta. As mesmas foram discutidas  e o encontro foi finalizado. O feedback recebido pelos participantes foi muito positivo e foram solicitados mais encontros. Houve a distribuição de cartilhas sobre diabetes. Posteriormente o lanche foi servido e o momento foi utilizado para  fortalecer o vínculo entre usuários e acadêmicos. Considerações finais: Ressalta-se a importância do projeto na educação desses pacientes, uma  vez que os mesmos se mostram dispostos a colaborar com a equipe, na tentativa de compreender e amenizar os efeitos causados pelas DCNT e por conseguinte se tem o feedback positivo da educação em saúde em prática com os usuários.