Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida
v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
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Enfermagem na Educação em Saúde no Diabetes tipo 2: Integração ensino-serviço para melhor qualidade de vida de pacientes com DCNT
Última alteração: 2022-02-05
Resumo
Apresentação: As doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) representam um problema de saúde pública no Brasil e no mundo. A incidência e prevalência do diabetes mellitus tipo 2 (DM2) tendem a aumentar, alcançando níveis epidêmicos, e sua repercussão ultrapassa o viés biológico, permeando desde complicações como cegueira, neuropatia, até risco de morte prematura, além dos impactos sociais, familiares e altos custos de tratamento. Alinhado a essa problemática de âmbito mundial, o projeto de extensão “Conhecendo a Rede Social de Pessoas Portadoras de Doenças Crônicas” da Universidade Federal do Pará (UFPA) busca no desenvolvimento das atividades na Unidade Básica de Saúde do Guamá em Belém/PA, realizar medidas que estimulem a reduzir o acometimento das complicações pelas DCNT, através da educação em saúde. O enfoque em desenvolver um desempenho satisfatório e ativo da rede de apoio social dos adoecidos crônicos, é importante devido a coadjuvação desses para incentivo ao tratamento do usuário e garantia de apoio no nível biológico, emocional, social, financeiro e espiritual. Desenvolvimento: Foi realizado um encontro com os usuários cadastrados no programa HIPERDIA da UBS Guamá. A atividade foi mediada por acadêmicos de Enfermagem, mediante o projeto de extensão citado. O desenvolvimento desse encontro ocorreu em 4 momentos. Resultados: No primeiro momento, foi realizado o acolhimento dos usuários por meio da dinâmica do barbante, na qual um barbante é passado por cada um dos participantes. Em posse do barbante o participante fala sobre si e sobre a doença. Ao final da dinâmica, ocorreu a formação de uma rede composta pelo barbante, que interligou todos os participantes e profissionais, que seguravam os pontos de sustentação dessa rede, demonstrando assim o conceito de rede. Depois, foram apresentados conceitos chaves para o entendimento da DM2: conceito, fatores de risco, tratamento e complicações, mediante um painel interativo, o qual consiste em 4 espaços com os título de cada conceito trabalhado, de modo que os participantes interajam montando o painel em conjunto com os acadêmicos, por meio da anexação de imagens explicativas e relacionadas a cada um dos conceitos, no espaço correto, sincronizado com as apresentações, permitindo a discussão sobre os assuntos abordados. Por fim, foi construído um painel completo, de forma integrada. No terceiro momento, houve a dinâmica de avaliação, na qual cada participante respondia uma pergunta. As mesmas foram discutidas e o encontro foi finalizado. O feedback recebido pelos participantes foi muito positivo e foram solicitados mais encontros. Houve a distribuição de cartilhas sobre diabetes. Posteriormente o lanche foi servido e o momento foi utilizado para fortalecer o vínculo entre usuários e acadêmicos. Considerações finais: Ressalta-se a importância do projeto na educação desses pacientes, uma vez que os mesmos se mostram dispostos a colaborar com a equipe, na tentativa de compreender e amenizar os efeitos causados pelas DCNT e por conseguinte se tem o feedback positivo da educação em saúde em prática com os usuários.