Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
(RE)CONHECER A IMPORTÂNCIA DO ALEITAMENTO MATERNO EXCLUSIVO PARA O BINÔMIO MÃE E FILHO(A) E SOCIEDADE
Ângela Amorim, Ida Oliveira de Almeida, Márcio Santos Carvalho, Danielle Brandão de Melo, Thalita Marques da Silva, Rosana Freitas de Assis, Daniele Santos Mangabeira

Última alteração: 2022-02-06

Resumo


INTRODUÇÃO

O aleitamento materno exclusivo é padrão ouro para alimentação do bebê, pois é um alimento específico para ele(a), o qual, é rico em macronutrientes e micronutrientes, suprindo todas as necessidades, sem a necessidade de complementação de água, suco e chá nesse período, além disso, o aleitamento materno possui benefícios para a mãe e a sociedade.

OBJETIVO

Discorrer sobre os benefícios do aleitamento materno para o binômio mãe e filho e sociedade.

METODOLOGIA

Revisão de literatura, pautada em artigos nacionais e internacionais, publicados de 2020 a 2021. Foram realizadas buscas nas bases de dados eletrônicas da Biblioteca Virtual em Saúde e Scientific Electronic Library Online, CAPES e PubMed. Para seleção, realizamos a leitura do título e resumo e posteriormente a leitura do artigo completo.

RESULTADO

Os benefícios do aleitamento materno exclusivo nos primeiros 6 meses de vida, são inúmeros que contempla os seguintes aspectos: ser o melhor alimento para o bebê no que tange a composição nutricional, baixo custo, uma vez que a maioria das mulheres podem produzir leite de qualidade através do consumo de uma alimentação variada e saudável, o aleitamento ajuda no crescimento e desenvolvimento do bebê, no que concerne o aspecto físico e cognitivo, além disso,  auxilia no desenvolvimento imunológico, o ato de amamentar auxilia a mãe na perda de peso e ajuda a criança a não ficar doente, reduzindo assim, a ocupação de leito hospitalar, ademais a criação de vínculo entre mãe e bebê.

CONCLUSÃO

O aleitamento materno exclusivo nos primeiros 6 meses de vida é primordial para o bebê, e traz diversos benefícios em diferentes esferas, desse modo, é de suma importância o apoio e todas as condições necessárias para que a mãe tenha a oportunidade de amamentar seu bebê durante esse período.