Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
AS MEMÓRIAS ALIMENTARES PARA AS PRÁTICAS DE CUIDADO EM SAÚDE
Ederlan Ribeiro de Assis, Ida Oliveira de Almeida, Márcio Santos Carvalho, Danielle Brandão de Melo, Ângela Amorim, Rosana Freitas de Assis, Daniele Santos Mangabeira, Thalita Marques da Silva

Última alteração: 2022-02-06

Resumo


INTRODUÇÃO

As memórias alimentares são formadas ao longo da vida, e são constituídas de lugares, personagens e acontecimentos. As memórias alimentares se interligam com as práticas alimentares, e, no que tange o cuidado em saúde, as memórias alimentares podem ser um importante aspecto a ser levado em consideração.

OBJETIVO

Explanar sobre a importância das memórias alimentares para as práticas de cuidado em saúde.

METODOLOGIA

Revisão de literatura, pautada em artigos nacionais e internacionais, publicados de 2017 a 2021. Foram realizadas buscas nas bases de dados eletrônicas da Biblioteca Virtual em Saúde e Scientific Electronic Library Online, CAPES e PubMed. Para seleção, realizamos a leitura do título e resumo e posteriormente a leitura do artigo completo.

RESULTADO

Os sujeitos ao longo de suas trajetórias de vida, constroem suas memórias alimentares, elas também se relacionam com os hábitos alimentares que também fazem parte dessa construção e reconstrução e a materialização, através das práticas alimentares. No cuidado em saúde, muitas vezes essas memórias não são levadas em consideração no que tange a orientação no âmbito da nutrição, é comum a prescrição romper com as memórias e os hábitos do sujeito, no entanto, o ser humano se constitui também de suas memórias e afetos, sendo importante esse aspecto também ser levado em consideração no cuidado nutricional.

CONCLUSÃO

As práticas de cuidado em saúde, precisa avançar no tange alguns aspectos mais subjetivos que também fazem parte do sujeito, dentre eles, as memórias alimentares, uma vez que a dimensão biomédica é importante, mas não o suficiente para abarcar todas as dimensões que fazem parte do sujeito e que também precisa fazer parte do cuidado.