Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
Ações de educação continuada e adequação do fluxo do serviço com aumento em 486% das inserções de DIU em uma UBS
Sanni Silvino Parente, Henrique Baretti Geaquino, Natividade das Graças Silva, Ivete Gonçalves Carnaúba, Camila Cezario Coutinho, Priscila Abe Ferreira, Juliana dos Santos Gomes

Última alteração: 2022-02-03

Resumo


Apresentação: O presente resumo tem por objetivo relatar a experiência vivenciada por profissionais da atenção básica de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) situada em uma região vulnerável da cidade de São Paulo que, através de apoio institucional conseguiu implementar um fluxo de trabalho capaz de aumentar em 486% as inserções de DIU de cobre em 2021, em comparação ao ano de 2020.

Desenvolvimento: Durante o segundo semestre do ano de 2020 foi ofertado aos médicos das cinco equipes de saúde da família (EqSF) a oportunidade de realização de curso prático e teórico com carga-horária de 16 horas e oportunidade de treinamento com pacientes sob supervisão de profissionais habilitados. Dois médicos foram contemplados com a formação e receberam apoio institucional para tal (carga-horária de estudo protegida, gratuidade da inscrição no curso e oportunidade de aplicação do conhecimento adquirido na UBS) e concluíram o treinamento em novembro de 2020. Na ocasião, a UBS recebeu dois kits de materiais reutilizáveis para as inserções, somando sete kits completos. Após a conclusão do treinamento as EqSF tiveram as agendas reestruturadas para a possibilidade de reserva de 1 hora semanal para agendamento de pacientes interessadas. As enfermeiras de todas as equipes, bem como a gerência da UBS, equipe da farmácia e técnicos de enfermagem tiveram papel crucial para possibilitar a logística (esterilização de materiais, solicitação de DIU’s à supervisão, apoio à educação em saúde das pacientes e auxílio na organização de agenda). Os objetivos dessa experiência foram ampliar o acesso à contracepção, melhoria da qualidade de assistência às mulheres e diminuição da quantidade de gestações indesejadas.

Impactos: Durante o ano de 2020 foram inseridos 22 DIU’s de cobre, sendo seis (27%) procedimentos realizados pela ginecologista da equipe multiprofissional e dezesseis (72%) por médicos da ESF. No ano de 2021 foram 107 DIU’s inseridos com sucesso, sendo 42 (39,5%) pela ginecologista e 65 (69,5%) pela ESF. Em números absolutos representando um aumento de 486% em relação de um ano para outro. Analisando apenas os procedimentos realizados pelos médicos das EqSF o aumento foi de 406%.  Apesar de não apresentar dados respaldados por estudos epidemiológicos locais, percebe-se engajamento de toda a equipe e ampliação do conhecimento desses métodos pelos profissionais de nível superior e médio, não apenas nos médicos que receberam treinamento.

Considerações finais: Apesar de resultados positivos em termos absolutos, faz-se necessário avaliar o impacto por indicadores a fim de se confirmar o alcance dos objetivos. Entretanto, a equipe considera como positiva a experiência em termos que vão além da oferta de LARCS, como a melhoria da integração entre os profissionais, ampliação do conhecimento, engajamento em objetivos específicos destinados ao território e melhora da experiência de cuidado às mulheres. Fatores internos das equipes (motivações intrínsecas, oferta de cuidado longitudinal e engajamento em atividades coletivas) podem ser fatores que influenciaram positivamente a experiência