Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
SEMEANDO SAÚDE: AGRICULTURA FAMILIAR NA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR
Ederlan Ribeiro de Assis, Ida Oliveira de Almeida, Márcio Santos Carvalho, Danielle Brandão de Melo, Ângela Amorim, Rosana Freitas de Assis, Daniele Santos Mangabeira, Thalita Marques da Silva

Última alteração: 2022-02-06

Resumo


INTRODUÇÃO

De acordo com a Lei nº 11.947, de 16 de junho de 2009, estabelece que no mínimo 30% do recurso repassado a estados, municípios e Distrito Federal através do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), deve ser adquiridos gêneros alimentícios da agricultura familiar, principalmente produtores de assentamentos da reforma agrária, das comunidades tradicionais indígenas e as comunidades quilombolas.

OBJETIVO

Discorrer sobre a importância dos alimentos oriundos da agricultura familiar na alimentação escolar.

METODOLOGIA

Revisão de literatura, pautada em artigos nacionais e internacionais, publicados de 2020 a 2021. Foram realizadas buscas nas bases de dados eletrônicas da Biblioteca Virtual em Saúde e Scientific Electronic Library Online, CAPES e PubMed. Para seleção, realizamos a leitura do título e resumo e posteriormente a leitura do artigo completo.

RESULTADOS

A aquisição de gêneros alimentícios da agricultura para a alimentação escolar, beneficia não somente quem produz, mas também quem consome, uma vez que é um alimento isento de agrotóxicos, saudáveis, seguro e que respeita o ciclo das plantas e da terra, ademais, promove justiça social, beneficia a natureza e o planeta e fortalece a biodiversidade.

CONCLUSÃO

Os 30% oriundos da agricultura familiar para a alimentação escolar, promove uma alimentação segura, saudável, que valoriza os pequenos agricultores locais, que respeita os hábitos, cultura e tradição, sendo suma importância para os escolares.