Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida
v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Última alteração: 2022-02-14
Resumo
Apresentação: O estágio é um momento que possibilita ao acadêmico relacionar os conhecimentos teóricos e a prática em campo, de forma contextualizada, ademais, permitir a troca de conhecimentos entre professor, acadêmicos e profissionais da instituição. Objetivo: Relatar a experiência de acadêmicos do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Amazonas - UFAM durante a realização de Estágio Curricular Supervisionado I. Desenvolvimento do trabalho: Trata-se de um estudo descritivo, tipo relato de experiência de acadêmicos do curso de enfermagem durante a realização de Estágio Curricular Supervisionado I. O estágio foi realizado por alunos do 9º período do curso de enfermagem do Instituto de Saúde e Biotecnologia - ISB, no Hospital Regional de Coari – HRC, na cidade de Coari – AM, no período de 11 de outubro a 19 de novembro de 2021. Resultados: O estágio ocorreu em dias úteis da semana, com carga horária total de 204 horas. Durante o período que passaram no HRC, os acadêmicos atuaram nos setores de Alojamento Conjunto e Maternidade realizando diversas atividades de assistência ao paciente, tais como: avaliação do recém-nascido (sinais vitais, cuidados com o coto umbilical), parturiente (avaliação obstétrica, partograma, orientação sobre banho morno, agachamento) e puérpera (sangramentos, sinais vitais, orientações sobre a amamentação), inserção e retirada de sondas, monitorização da paciente e Sistematização da Assistência de Enfermagem. Ao término do estágio percebeu-se que os acadêmicos conseguiram aplicar os conteúdos obtidos durante as disciplinas teóricas, relacionando-os com a prática. Considerações Finais: A experiência adquirida durante a disciplina de Estágio Curricular Supervisionado I foi fundamental, visto que foi possível relacionar os conhecimentos adquiridos no decorrer da graduação de forma prática e contextualizada, contribuindo de forma significativa para a formação dos acadêmicos de enfermagem.