Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
Relação entre espaço/equipamento e prática de atividade física no contexto do Enfrentamento à Obesidade na região Metropolitana do Espírito Santo.
Maria del Carmen Bisi Molina, Erika Cardoso dos Reis, Letícia Batista de Azevedo, Carla Moronari de Oliveira Aprelini, Oscar Geovanny Enríquez-Martinez, Carolina Perim de Faria, Otávio Guimarães Tavares da Silva, Carlos Nazareno Ferreira Borges

Última alteração: 2022-02-03

Resumo


Apresentação Enfrentar a obesidade não é uma tarefa fácil, especialmente por ser uma doença de etiologia multifacetada, de complexo tratamento e desafiadora prevenção. Políticas públicas que garantam estratégias e condições para obtenção de uma alimentação saudável, quali e quantitativamente adequada, realização de atividades físicas, e acesso a serviços de saúde são importantes neste cenário. Este trabalho tem por objetivo identificar a relação entre espaço/equipamento e prática de atividade física no contexto de enfrentamento à obesidade na região Metropolitana do Espírito Santo (ES). Desenvolvimento do trabalho Trata-se de um estudo descritivo, realizado em 2 municípios da região urbana (Vitória e Serra) e 2 da região rural (Marechal Floriano e Ibatiba), utilizando técnicas de geolocalização para o mapeamento de espaços e equipamentos, utilizando ferramentas do Sistema de Informação Geográfica (SIG) e outros aplicativos, como softwares gratuitos e versão estudantil. A partir do mapeamento urbano/rural foi possível identificar os espaços públicos e particulares disponíveis para a prática de atividades físicas nos municípios integrantes da região Metropolitana do Espírito Santo. Resultados Comparando os 4 municípios, observou-se desigualdades quanto à distribuição de espaço/equipamentos comparado ao número de pessoas atendidas nesses locais. Em Serra, há 1.117 habitantes por espaço/equipamento. Em Vitória, este número é de 325,3. Quanto às áreas rurais, em Marechal Floriano, o número foi de 591 habitantes por espaço/equipamento e no município de Ibatiba este número foi de 1.242,5. Também são encontradas grandes desigualdades no atendimento dos diferentes bairros. Em Vitória, capital, a concentração de espaço/equipamento nos bairros de renda mais elevada é maior quando comparada à de menor renda.

Considerações finais É possível identificar grande desigualdade no acesso a espaço/equipamento para prática de atividade física na região metropolitana do ES entre os municípios estudados, bem como entre os bairros de Vitória. A estratégia para identificação da relação entre número de habitantes e espaços/equipamentos para a prática de atividades físicas e recreativas pode ser uma boa ferramenta para subsidiar o desenvolvimento de programas de promoção da saúde no ES, bem como de políticas públicas para o enfrentamento da obesidade.